- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Secretário entrega Certificação da Comunidade Quilombola Ilha de São Vicente

Mais Lidas

 O secretário de Segurança, Justiça e Cidadania, João Costa, entregou a certificação como remanescente de quilombo, pela FCP – Fundação Cultural Palmares, ao representante da Comunidades Quilombolas da Ilha de São Vicente, Salvador Batista Barros.

“Esse documento nos dá segurança e força para continuar lutando por nossos direitos. Fomos despejados o ano passado. Nunca perdi a esperança. Hoje voltei e estou trabalhando na terra para sustentar meus filhos”, disse o morador mais velho da comunidade quilombola Ilha de São Vicente, Salvador Batista Barros, de 74 anos.

As certificações, pela FCP, das Comunidades Ilha de São Vicente foi publicada no Diário Oficial da União n° 228, de 27 de dezembro de 2010, Cadastro Geral 013, registro 1.420, de folha 36 e registro 1.419 de folha 35.

Para o secretário João Costa, a entrega da certificação como remanescente de quilombo aos representantes das comunidades é um momento histórico e extremamente importante por ser o primeiro passo para que as comunidades consigam a titularização das suas terras. “É muito triste que no século 21 ainda haja pessoas que cometam injustiças como a que fizeram com a comunidade da Ilha de São Vicente”, ressaltou.

Também estiveram presentes na solenidade o subsecretário de Justiça e Cidadania, Djalma Leandro; o superintendente de Promoção dos Direitos Humanos, Crimério Pacheco; o coordenador de Afrodescendentes e Quilombolas, Luiz Carlos Benedito; a reponsável pelo levantamento e diagnóstico situacional das comunidades, a historiadora Leonídia Batista Coelho, entre outras autoridades. (Deydjane da Luz)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

15 Comentários

  1. Estão de parabens os moradores da ilha São Vicente, seu Salvador, Zé de ferro e outros, pois não deixarão ser intimidados, lutarão ate conseguir o reconhecimento de Comunidade Quilombola.
    Por ser um terra publica da União, como um majestrado pode conceder um parecer de posse da terra a um fazendeiro qualquer…ate parece piada.
    Mas enfim a Justiça foi feita de forma correta, so falta fazer a retirada do fazendeiro da area.

  2. MAIOR CONQUISTA QUE TIVEMOS NOS ÚLTIMOS TEMPOS E DE MAIOR RELEVÂNCIA PARA A CULTURA DO BRASIL, DO TOCANTINS, DO BICO E PRINCIPALMENTE PARA ARAGUATINS.

    O SENHOR SALVADOR, VULGO (ZÉ DE FERRO), É UM LENDA VIDA. CONHECEDOR DE ESTÓRIAS E CAUSO NA NOSSA REGIÃO.

    DEVEMOS SIM, VALORIZAR SENHOR ZÉ DE FERRO, ZÉCA, QUINTINO, PEDRO DUARTE, FLORIANO E OUTROS MAIS, QUE SÃO HISTÓRIAS VIVAS DA NOSSA QUERIDA ARAGUATINS, PESSOAS HONESTAS INTEGRAS E HONRADAS, QUE NO PASSADO PRESTARAM OS MAIS IMPORTANTES SERVIÇOS NA NAÇÃO, COMO POR EXEMPLO OS SOLDADOS DA BORRACHA E GUERRILHA DO ARAGUAIA, SENDO SOLDADOS E PILOTOS DE EMBARCAÇÕES.

  3. Parabéns pelo meio de comunicação POR EDITAR ESSA MATÉRIA e parabéns Zé de Ferro, Salvador e outros, parabenizo tb a Justiça que reconheceu o que realmente é verdadeiro, vamos dar a césar o que de césar, chega de injustiças, de mandar quem pode e obedece quem não pode….Chega!!!!Fico Orgulhoso com a justiça Brasileira e faz com que nós possamos acreditar que ainda neste Brasil existem “JUSTIÇA” !!!!Muito bom este resultado….Valeu !!!!à todos que lutaram direto e indiretamente por esta causa….PARABÉNS!!!!!

  4. De parabens a sociedade Araguatinense, pois sabendo das provas que deveriam servir de espelho da verdade, para servir de nexo que liga o direito à justiça, não estavam bem vistas para produzirem um juizo de justo valor, razão pela qual foi buscar uma reparação, pois também reconhce que a “Justiça” é feita pelos homens, simples criaturas humanas, sem o dom da infalibilidade, tendo como resultado o que agora presenciamos.

  5. Pelo que sei e todo mundo sabe, O Salvador é um verdadeiro grilheiro de terras alheia, tira um de coitadinho, mas ele e outros que estão p/ detraz disso, vão pagar, Deus não dormer,o fazendeiro, é um porçeiro legal, tem seus devidos DIREITOS documentos passados em cartorio, comprado p/ porceiros tambem,ELE NÃO INVADIU TERRA DE NINGUEM, e ele qual o doc. que prova que ele é dono? a gora vem c/ essa de KILOMBOLOS!NASCI EM ARAGUATINS SAI C/ 18 ANOS DE IDADE P/ ESTUDAR TENHO HOJE 66 ANOS, NUNCA VI FALAR EM KILOMBOLOS NESTA TERRA, ESSAS PESSOAS QUE ESTÃO ENVOLVIDAS NISSO, SERIA BOM QUE CUIDASSEM DE SUAS VIDAS E DEIXASSEM A VIDA DESSA FAMILIA QUE SÃO PESSOAS MUITO LEGAL.UM RECADO ” INVEJA É UMA COISA MUITO FEIA.

  6. É triste em pleno século XXI AINDA PRESENCIARMOS COMENTÁRIOS E IDEIAS DE GIRICO E ESCRAVISTA E IGNORANTE DO PASSADO COMO UM COMENTÁRIO DESTE VULGO JULIO É DE UMA ESTUPIDEZ LASTIMAVEL E COM TOM DE AMEAÇAS AINDA, ACORDA!!!! que vc e suas idéias não representam mais neste país mais do que 5% por cento da população de DONTES MENTAIS é lamentanvel e que este fazendeiro que você aborda é UM GRILEIRO DE TERRAS ESTE SIM, ceifou muitas vidas no passados procure o seu Lugar, porque gente desta estirpe o lugar hoje é CADEIA Porque a TERRA é da MARINHA DO BRASIL e Pertence a UNIÃO E Muito cuidado pois o PAÍS ESTÁ ATENTO A estas ameças pois quem tem o titulo da TERRA É A MARINHA e não uma Familia abastada PRESA ao PASSADO. PARABÉNS AOS QUIILOMBOLAS AO SENHOR SALVADOR não se entimide não pois estamos todos com o senhor e o zé de ferro.

  7. Meu DEuuuuus!!!Santa ignorância Julio (vulgo), ÉS UMA MULHER, ALÉM DE BURRA VC É UMA PESSOA QUE NÃO ENTENDE DE DIREITOS!!!É lamentável SABERMOS QUE EXISTE PESSOAS DE MENTES MEDÍOCRES COMO VC, SERÁ MAIS UMAS DESSAS IDIOTAS QUE QUER CONSEGUIR TUDO NA MARRA ou nunca ouviu falar em “QUILOMBOLAS”, ALIÁS, TENHO CERTEZA QUE NÃO, POIS NÃO SABE NEM ESCREVER….RSRSRSR,E AINDA DIZ QUE FOI ESTUDAR, SÓ SE ESTUDOU A BURRICE E A IGNORÂNCIA, QUALQUER UM SABE QUAIS OS MEIOS QUE A ILUSTRE FAMÍLIA CONSEGUIA AS COISAS QUE ALMEJAVAS NA ÉPOCA, ENCIMA DE AMEAÇAS….DEVES SER UMA TREMENDA DE UMA PUXA SACO….

  8. é isso ai, gostei Dagoberto,esse tal de Julio deve ser um filho de papaizinho ou um otório babão, que numca sofreu na vida,e que não entende de leis, o seu Salvador é um cidadão batalhador, honesto, que vive do seu próprio sustento. Parabéns homens da terra a justiça foi feita, tardou mas não falhou…

  9. A Justiça tarda, mas não falha! Parabéns ao Srº Salvador e toda a comunicade quilombola. Conheço o Salvador desde criança e comprei bastante peixe dele e do Zé de Ferro. Aquela Ilha é habitada há bastante tempo por eles. Quanto os invasores da Ilha, lamentável, mas invadir área da União e de outras comunidades, é crime! É o recolhecimento da JUSTIÇA, o verdadeiro VERIDITO. parabéns!

  10. O Júlio estudou sim, mas foi há bastante tempo, talvez seja algum Senhor Feudal que ainda pensa que hoje em dia as comunidades estão sem proteção, sem falar nas várias comunidades indigena que foram massacradas pelos Senhores de Engenho, ou senhores de escravos. Fica aqui o meu protesto por toda ditadura implantada por esses senhores que se acham ainda donos das Leis, este tipo de opressão ficou para trás. Os direitos constitucionas teem que existir, pois então, não deveria ter razão de existir. Aos verdadeiros POSSEIROS da Ilha São vicente, aos INVASORES, que tirem todos aquelas tralhas trazidas pelos invasores, bois, vacas, mulas, lixos e muita sujeira e devolvam a Terra aos verdadeiros donos.

  11. Sr.Dagoberto e alguém. Será q essa “ilustre família” á mesma q no passado mandou queimar as casas do Km 16? deixando várias famílias desoladas sem saber o q fazer? invadindo terras em são do cipó? será essa a mesma que quer se apossar de terras q ñ lhe pertence? quer dar continuidade aos feitos do passado? Tá no sangue. Conhecemos a fundo essa família que assim procedem. Que tristeza!

  12. Há Famílias em Araguatins que são tão materialistas que foram capazes de colocar na cadeia senhores decentes em outras épocas, de olho em quintais e até em esposas de seus conterrâneos. Quando o “SENHOR DE ESCRAVOS” morreu deixou uma herança maldita para que seus descedentes usufruissem de coisas que não eram suas E que nunca foram, muitas terras foram invadidas na sua gestão e hoje seus familiares vivem em pé de guerra uns com os outros, por ganância, que para eles é genética, apesar de terem dinheiro vivem todos infelizes e achando que são donos do mundo. Eles se esquecem que terão seus sete palmas de terras aqui no planeta e que não adiantam ficarem brigando por coisas que não vos pertencem. E o pior é que todos que ASSINAM aquele sobrenome são GANANCIOSOS E INFELIZES. O que importa na vida é conseguir nossos bens conforme a LEI e usufruir do que o dinheiro proporciona. Ser escravo da GANÂNCIA é algo triste e decadente. A felicidadwe naquela casa vive escondida nos bens roubados e surrupiados dos outros. Que Carma que eles carregam, muito triste saber que existem pessoas assim tão mesquinhas e desequilibradas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias