No período de 5 a 8 de junho a unidade Araguatins do IFTO promoveu diversas atividades, durante a programação da Semana do Meio Ambiente, todas voltadas para sensibilização com relação à preservação ambiental. O evento teve o apoio da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e Prefeitura de Araguatins.

No dia 5, quarta-feira, foi realizada a abertura oficial do evento e ministrada a palestra: “Os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. No dia 6, quinta-feira, foram oferecidos os minicursos: Reciclagem na confecção de materiais decorativos; Confecção de hortas verticais: uma alternativa simples e sustentável de produzir; Manejo de horta e prevenção de pragas com defensivos naturais para agricultura familiar; Cultivo de hortaliças no sistema hidropônico: uso sustentável da água; construção de móveis com materiais alternativos; Aplicações da fitossociologia para a conservação vegetal e ministrada a palestra : As competências e atuação do Instituto Natureza do Tocantins – (NATURATINS).

Além dos minicursos, a programação da quinta-feira, 6, contou com uma campanha de combate ao desperdício de alimentos realizada no refeitório da unidade Araguatins, a partir das 11h, tendo encenações, exposição de painéis e música ao vivo.

Já no dia 7, sexta-feira, os estudantes da instituição de ensino foram às ruas e, durante o desfile cívico alusivo aos 151 anos do município de Araguatins, mostraram a importância da agricultura sustentável, por meio de ilustrações das atividades que são desenvolvidas na unidade Araguatins.

Nos dias 03, 06 e 07 de junho foram realizados plantios de mudas como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, respectivamente, nas escolas estaduais Leonidas Gonçalves Duarte, Denise Amui e Colégio da Policia Militar.

No sábado, 8, ocorreu o encerramento da programação da Semana do Meio Ambiente, com a exibição de filmes relacionado às temáticas ambientais e exposição de fotos.

De acordo com a coordenadora da Semana do Meio Ambiente, Maria Josinete Araújo Costa, o evento envolveu alunos do técnico integrado, subsequente e da graduação   diversificadas, que estavam voltadas para o público interno do Campus Araguatins e comunidade em geral. “O objetivo principal foi atingido, suscitar a reflexão sobre as questões ambientais, chamar a atenção para os objetivos do desenvolvimento sustentável, com ênfase na produção e consumo sustentável, para que cada cidadão repense as suas atitudes, e decida por adotar atitudes sustentáveis, sempre”, enfatizou Josinete.

A ideia é que no próximo ano, a Semana do Meio Ambiente tenha uma programação ainda maior e envolva mais participantes.

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.