Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Seminário debate culturas afro e indígenas

Publicado

em

O papel das culturas afro e indígena na construção do conceito de África é tema do III Seminário de Cultura Afro-Brasileira e Indígena, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto de 2010 em Araguatins. Organizado pela Diretoria Regional de Ensino de Araguatins, o III SCABI conta com a participação de professores da rede Estadual e Municipal, diretores de Escola, Secretários Municipais de Educação estudantes da FAIARA (Faculdade Integrada de Araguatins) e com palestrantes de nível nacional como a Profª Drª Maria Aparecida de Oliveira que abrilhantou a manhã do dia 26 de agosto com uma palestra acerca da “Desconstrução do preconceito étnico racial e construção do conceito de cidadania aos afro- decendentes” A palestrante é Professora do curso de História da Universidade Federal do Tocantins. Coordenadora da pós em história e cultura africana e do negro no Brasil. Coordenadora do NEAB. Mestre em história pela PUC/SP “Beleza e ascensão social na imprensa negra paulistana”. Doutora em história pela UNESP História e Memória do negro em São Paulo: efemérides, símbolos e identidade, 1945-1978.

Na manhã da quarta feira dia 26 de agosto o público presente no evento prestigiou ainda a apresentação do Grupo HIS’POART de Praia Norte-TO com a dança Cacuriá.

Durante toda a tarde a programação continuará em torno de oficinas, as quais abordarão os seguintes temas:

– Um olhar étnico-racial sobre as metodologias para o Ensino Fundamental- Profª Eniciene Nunes de Sousa e a Profª Marina Resplandes;

– Resistência feminina negra no período Colonial- profª Sonia Conceição;

– Lendas e Mitos africanos- Professora Eunice Mendes;

– Dança Afro: Maculelê- alunos da Escola Estadual Genésio Gomes de Praia Norte.

A Programação do dia 27 de agosto iniciará com um momento cultural- Dança do Lili- Apresentada pelos alunos da Escola Estadual São Miguel de São Miguel-TO.

Dentre as várias palestras que acontecerão durante o dia pode-se destacar a palestra do professor Fábio José dos Santos (UFMA) Graduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo. Pós-Graduado em Lingüística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo. Possui artigos publicados e autor de livros como Jogo krikapé e os povos timbiras, Cultura indígena – Festas – Maranhão, Krikapé e os povos do grupo timbira e traduziu a obra francesa Um projeto urbano no município de São Luís. O mesmo discorrerá a respeito da “Desconstrução do Preconceito Étnico Racial e Construção do Conceito de Cidadania às Comunidades Indígenas”

O evento contará ainda com a apresentação do Projeto: Histórias contadas no Bico- da Professora Fábrica Ferreira- Assessora do Currículo de Língua Portuguesa-DRE/Araguatins. O projeto foi desenvolvido com base no Livro: Histórias que nos Contaram em Luanda do escritor Rogério Andrade de Barbosa da FTD, o qual também realizará uma palestra acerca de seu livro.

O Evento tem como objetivo promover a discussão e orientar a desconstrução do preconceito étnico- racial que atinge duas culturas de nossas raízes: Negros e Índios. (Lucidalva Germano- Assessora do Currículo de Língua Inglesa- DRE- Araguatins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
7 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze