- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 29 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Seminário debate culturas afro e indígenas

Mais Lidas

O papel das culturas afro e indígena na construção do conceito de África é tema do III Seminário de Cultura Afro-Brasileira e Indígena, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto de 2010 em Araguatins. Organizado pela Diretoria Regional de Ensino de Araguatins, o III SCABI conta com a participação de professores da rede Estadual e Municipal, diretores de Escola, Secretários Municipais de Educação estudantes da FAIARA (Faculdade Integrada de Araguatins) e com palestrantes de nível nacional como a Profª Drª Maria Aparecida de Oliveira que abrilhantou a manhã do dia 26 de agosto com uma palestra acerca da “Desconstrução do preconceito étnico racial e construção do conceito de cidadania aos afro- decendentes” A palestrante é Professora do curso de História da Universidade Federal do Tocantins. Coordenadora da pós em história e cultura africana e do negro no Brasil. Coordenadora do NEAB. Mestre em história pela PUC/SP “Beleza e ascensão social na imprensa negra paulistana”. Doutora em história pela UNESP História e Memória do negro em São Paulo: efemérides, símbolos e identidade, 1945-1978.

Na manhã da quarta feira dia 26 de agosto o público presente no evento prestigiou ainda a apresentação do Grupo HIS’POART de Praia Norte-TO com a dança Cacuriá.

Durante toda a tarde a programação continuará em torno de oficinas, as quais abordarão os seguintes temas:

– Um olhar étnico-racial sobre as metodologias para o Ensino Fundamental- Profª Eniciene Nunes de Sousa e a Profª Marina Resplandes;

– Resistência feminina negra no período Colonial- profª Sonia Conceição;

– Lendas e Mitos africanos- Professora Eunice Mendes;

– Dança Afro: Maculelê- alunos da Escola Estadual Genésio Gomes de Praia Norte.

A Programação do dia 27 de agosto iniciará com um momento cultural- Dança do Lili- Apresentada pelos alunos da Escola Estadual São Miguel de São Miguel-TO.

Dentre as várias palestras que acontecerão durante o dia pode-se destacar a palestra do professor Fábio José dos Santos (UFMA) Graduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo. Pós-Graduado em Lingüística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo. Possui artigos publicados e autor de livros como Jogo krikapé e os povos timbiras, Cultura indígena – Festas – Maranhão, Krikapé e os povos do grupo timbira e traduziu a obra francesa Um projeto urbano no município de São Luís. O mesmo discorrerá a respeito da “Desconstrução do Preconceito Étnico Racial e Construção do Conceito de Cidadania às Comunidades Indígenas”

O evento contará ainda com a apresentação do Projeto: Histórias contadas no Bico- da Professora Fábrica Ferreira- Assessora do Currículo de Língua Portuguesa-DRE/Araguatins. O projeto foi desenvolvido com base no Livro: Histórias que nos Contaram em Luanda do escritor Rogério Andrade de Barbosa da FTD, o qual também realizará uma palestra acerca de seu livro.

O Evento tem como objetivo promover a discussão e orientar a desconstrução do preconceito étnico- racial que atinge duas culturas de nossas raízes: Negros e Índios. (Lucidalva Germano- Assessora do Currículo de Língua Inglesa- DRE- Araguatins)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

7 Comentários

  1. Parabéns à professora Maria Josinete que já começou seu trabalho frente a DRE mobilizando juntamente com as coordenações tão excelente trabalho. Não devemos esquecer também o professor Wemerson que tem ai sua parcela de contribuição neste seminário. Professor Wemerson é uma pena que o Srº não teve maturidade para lidar com o poder. Parabéns também à Bernadete e à Lucidalva que pelo que percebemos foram elementos fundamentais para este acontecimento.

  2. A nova fase que se inicia na DREA com a professora Josinete parece que vai dar muito certo, pois neste seminário percebemos o envolvimento e sintonia dos funcionários durante toda a programação. Aqui aparece muita gente para criticar, mas estou aqui externando os meus parabéns à equipe do seminário. Parabéns também ao grupo da dança do lili foi lindo.

  3. Bem, a capacidade do Wemerson e seu cabedal de conhecimentos não devem ser julgados através de concurso público (há analfabetos que são aprovados em concursos públicos). Conheço-o, como também conheço o Valdemari e o Dhiogo, dentre outros grandes professores de História do Bico.
    Em relação à priorização do tema do seminário, em prejuízo de temas políticos (como a atual eleição), acredito que não teria nada a ver uma coisa com a outra, não fosse o fato de que a DRE não tem cumprido ultimamente com o seu papel de instituição formadora no que diz respeito à formação do eleitor. Aliás, sua postura tem sido, através de sua direção, a de servir de cabo eleitoral de alguns políticos, atitude que repercute nas escolas e corrobora a idéia de que a escola funciona mais como AIE do que como uma instituição em favor da democracia e da igualdade.
    É como vejo.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias