Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Seminário discute o uso da língua e da linguagem no contexto atual

Publicado

em

O curso de Letras do Câmpus Araguatins, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizou, no último dia 5 de novembro, I Seminário de Língua e Linguagem, que teve como objetivo discutir com os acadêmicos e docentes o uso da língua e linguagem no contexto atual.

 No seminário, os acadêmicos e docentes participaram de quatro oficinas ministradas pelos egressos do curso nas áreas de letramento literário, leitura, literatura, ensino de língua e gramática, gênero textuais, aquisição de segunda língua, variação linguística e preconceito linguístico.   Ainda no seminário, foi realizado o lançamento do e-book Língua e Linguagem: As suas multifaces para o ensino, de autoria de docentes e egressos do curso de Letras.

A obra foi organizada pela Profa. Dra. Denyse Mota da Silva, o Prof. Me. Rodrigo Vieira do Nascimento e o coordenador do curso, Prof. Me. Victor Fernandes Borges. 

Segundo a professora Denyse Mota, “o e-book apresenta reflexões e resultados de pesquisas acerca das diferentes concepções de língua (gem) e da formação inicial de professores numa relação dialógica, enquanto sujeitos ativos do contexto educacional, (re)significando ou construindo esse  contexto, sobretudo ao seu objeto de ensino e intervindo por mudanças éticas, pragmáticas e significativas a todos”.

Conforme o coordenador do curso, o livro é reflexo de oito meses de trabalho e algumas parcerias. “A capa do livro foi produzida pelo acadêmico Antônio Marcos Silva e o comitê científico é fruto da parceria estabelecida com a pró-reitora de extensão, Kildes Batista, no qual estabeleceu convites a professores de outras instituições nacionais e internacionais”.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Paulinho lidera disputa pela Prefeitura com 61,6%

Publicado

em

Segundo pesquisa Instituto Skala divulgada nesta sexta, 23, aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o cargo de prefeito de Tocantinópolis, segundo maior Colégio Eleitoral do Bico do Papagaio, nas Eleições 2020.

Na pergunta direcionada, onde aparece o nome dos candidatos a prefeito, o resultado foi o seguinte:

Paulinho (PSD) – 61,6%

Salomão Barros (SD) – 19,2%

Não sabe – 11,2%

Nenhum – 8%

Na espontânea, onde o nome dos candidatos a prefeito não é lembrado ao entrevistado, o resultado ficou assim:

Paulinho (PSD) – 54,4%

Salomão Barros (SD) – 14,8%

Não opinaram – 30,8%

Perguntado aos eleitores, em qual dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum, ficou assim:

Salomão Barros (SD) – 18,8%

Paulinho (PSD) – 9,6%

Não rejeitam nenhum – 63,2

Não opinaram – 8,4%

Sobre a pesquisa

Período de realização: de 15 a 16 de outubro de 2020

Margem de erro: 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos em um intervalo de confiança de 95%.

Número de entrevistas: 250

Número do registro: TO-00900/2020

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rocha Miranda diz que vai fazer pista de caminhada da Avenida Castelo Branco

Publicado

em

Quem se aventura fazer caminhada pelas avenidas de Araguatins, sem dúvidas já correu algum risco. Na principal pista, Avenida Castelo Branco, as pessoas disputam espaço com carros e motos. O candidato a prefeito Rocha Miranda (PTB), disse estar comprometido a mudar essa realidade, construindo uma via segura para todos e uma academia popular, caso seja eleito.

O candidato disse ainda que pretende dar início das obras já no primeiro dia de mandato.

A estudante Layse Almeida, ressalta a importância de um governo democratizar o acesso a exercícios, principalmente quando todos precisam de saúde. “Estamos vivendo um momento onde todos precisam se cuidar, ter mais saúde e qualidade de vida. A caminhada é um exercício que todo mundo pode fazer. É muito importante termos um lugar para fazer isso. Na br e nas ruas é perigoso estarmos caminhando”, explica ela.

Para o candidato Rocha, as pessoas não precisarão mais se submeter a situações de risco, tal como a citada por Layse. A meta é clara: “desenvolver a cidade e proporcionar melhor qualidade de vida para o povo”, afirma ele.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Rosirene Abreu testa positivo para Covid-19

Publicado

em

A candidata a prefeita de Axixá, Rosirene Abreu (PSL), pela Coligação Esperança e Renovação, testou positivo para Covid-19. A própria política comunicou o fato, assista:

Continue lendo
publicidade Bronze