Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: SENAR está realizando o Curso Trabalhador na Doma Racional de Equídeos e Muares

Publicado

em

O curso Doma Racional de Equídeos e Muares será finalizado nessa sexta-feira, 29, no município de Araguatins, no Parque de Exposição Agropecuário da cidade. Estão participando do treinamento 10 alunos, a capacitação é realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), instituição coordenada pela presidente do Sistema FAET/SENAR, Senadora Kátia Abreu, em parceria com o Sindicato Rural de Araguatins.

Os praticantes aprendem técnicas da doma correta dos animais, características do cavalo, diferenças e habilidades entre doma racional, manejo da higienização, escolha dos arreios e montaria. O processo de doma racional prevê aulas de montaria já no terceiro dia de capacitação. Vale lembrar que os animais cedidos pela fazenda onde acontecem os treinos não são adestrados.

Doma é o processo pelo qual o cavalo passa antes de aceitar ser montado pelo cavaleiro. Existe a doma de baixo, que consiste em aceitar a colocação do cabresto e respeitá-lo, permitir que se erga os membros e que se faça a higiene normal como rasquear e escovar o pelo. No decorrer do curso também é abordado a fase em que se ensina os comandos de rédeas, a doma de cima que é aquela que consiste em encilhar o animal e montá-lo, ensinando os comandos para direcionar o animal, realizar transições e controle da velocidade.

Segundo o instrutor Victor Borgneth de Araújo, ele destaca a importância do curso, essas aulas práticas oferecem melhor oportunidade para o aluno vivenciar de perto como lidar com tais situações. “Estou muito orgulhoso dessa turma, todos estão muito entusiasmados com as aulas e participativos, vejo que daqui sairão bons profissionais aptos a desempenhar com melhor qualidade o seu trabalho. ” Destaca o instrutor Victor.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Dupla faz consumação em bar e tenta pagar conta com dinheiro falso

Publicado

em

Na noite de sábado, 06, por volta das 20h30, a Polícia Militar prendeu um homem de 21 anos de idade e apreendeu um menor de 17 anos, por uso de moeda falsa. A dupla passou o dia consumindo bebida alcoólica em determinado estabelecimento comercial da cidade de Tocantinópolis, no Bico do Papagaio e na hora de acertar a conta, resolveu pagar usando uma nota de R$ 50,00 falsa.

A Polícia Militar foi acionada e informada pelo dono do estabelecimento sobre a situação, os polícias militares foram até o local constataram a situação irregular e prenderam os envolvidos. Eles foram conduzidos, juntamente com a nota de dinheiro falsificado, e apresentados na delegacia de plantão, onde vão responder pelos seus atos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC se reabilita e vence por 3 a 0

Publicado

em

Com gols de Guly, Jheimy e Marinho o Tocantinópolis Esporte Clube (TEC)m venceu o NC Paraíso, no estádio Pereirão, na noite deste sábado, 6. Com a vitória a equipe foi aos sete pontos na classificação geral e assumiu a vice-liderança da competição com sete pontos.

O NC Paraíso caiu para a terceira colocação.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Novas medidas para enfrentamento à Covid devem ser anunciadas

Publicado

em

Diante do contexto atual da pandemia do Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram na sexta, 5, uma reunião com os profissionais da saúde, membros do Conselho de Saúde, além de representantes de diversas entidades do município.

O encontro, realizado no auditório do CAPS, teve como objetivo debater assuntos pertinentes ao atual cenário da pandemia do Covid19. Foram abordados temas como dados atuais do Coronavírus, as novas medidas que serão adotadas, além de um debate de novas estratégias, ações a serem executadas diante do crítico cenário atual.

Estivaram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, membros do conselho de saúde, Aciat, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Sebrae, Vigilância Sanitária, além dos secretários de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social.

Ainda não foram anunciadas as medidas que serão adotadas. (Com informações da Ascom)

Continue lendo
publicidade Bronze