Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: SENAR realiza aula inaugural para alunos de cursos do PRONATEC Rural

Publicado

em

Aula inaugural Araguatins 2014

Duzentos alunos, de nove cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC Rural), participaram da aula inaugural realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) do Tocantins, na última terça-feira, 11, na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Milhomem Fernandes, em Araguatins. Para este ano, a senadora Kátia Abreu, presidente do SENAR, já anunciou a criação de 28 mil vagas para o PRONATEC Rural para atender todos os municípios do Tocantins.

Os cursos oferecidos são nas áreas de Apicultor; Bovinocultura de Corte; Avicultor; Piscicultor; Horticultor Orgânico; Operador de Sistema de Irrigação; Bovinocultura de Leite; Auxiliar Administrativo e Condutor Ambiental Local. Além da capacitação específica em cada área de atuação, também fazem parte da grade curricular de todos os cursos o Módulo de Empreendedorismo, que visa à orientação de administração e gestão das atividades referentes a cada cultura em aprendizagem.

Os participantes de cada curso recebem materiais didáticos completos para aula teórica (cartilhas, cadernos, estojos com caneta e lápis), materiais e assessórios para aulas práticas, além de assistência estudantil para transporte e alimentação, bem como o certificado de conclusão de curso.

Para a médica veterinária Klézia Rodrigues Ávila, educadora do SENAR em Bovinocultura de Leite, os cursos do PRONATEC são uma porta aberta para o mercado de trabalho: “A maioria dos alunos que tive a oportunidade de ser instrutora estão no mercado de trabalho”, destacou.

Os cursos são ministrados na Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Milhomem Fernandes e Escola Estadual Leônidas Gonçalves Duarte no município de Araguatins.

Os cursos

Apicultor – Onde os alunos aprendem a executar o manejo de apiário para beneficiamento e comercialização de mel e cera; com carga horária de 160 horas/aula.

Bovinocultura de Corte – São ministradas orientações de gerenciamento das atividades produtivas de bovinos de corte, seleção e produção de insumos, normas sanitárias e os procedimentos de segurança no trabalho, orientações quanto à legislação convencional e orgânica para produção e comercialização de carne; o curso é ministrado em 200 horas/aula.

Avicultor – O aluno é capacitado em 200 horas/aula para gerenciar o empreendimento; manejar a criação extensiva e confinada de aves; controlar a condição sanitária dos animais, a alimentação, produção e qualidade dos produtos derivados; programar logística e transporte necessário; aplicar a legislação para produção e bem-estar animal; preservar o meio ambiente e observar a legislação sanitária e ambiental.

Piscicultor – São identificadas aos participantes as várias espécies de peixes cultivados e as características de cada cultivo; são realizados cálculos e estudos de fornecimento alimentar adequado ao sustento dos peixes; monitoramento e intervenção nos níveis e parâmetros da água, assim como executar a captura dos peixes. O curso tem a duração de 160 horas/aula.

Horticultor Orgânico – O aluno aprende em 160 horas/aula a executar tratamento de solo, produção de mudas, transplante, tratos culturais e colheitas; comercialização de talos, folha e flores; planejar a logística; comercializar e produzir legumes, talos, folhas, raízes bulbos, tubérculos e preparar o lugar para o plantio de mudas e sementes, bem como controlar e efetuar tratos culturais sustentáveis.

Operador de Sistema de Irrigação – É ministrado conhecimentos quanto ao desenvolvimento das práticas de irrigação junto ao cultivo, reconhecendo diversos métodos e técnicas de irrigação. A carga horária é de 160 horas/aula.

Bovinocultura de Leite – São 200 horas/aula de curso apresentando sobre o gerenciamento da atividade produtiva leiteira, operação de máquinas e equipamentos, manejo de vacas secas e em lactação, manejo de ordenha, orientações quanto à legislação convencional e orgânica para produção e comercialização de leite.

Auxiliar Administrativo – Os participantes aprendem a atuar nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e venda, observando procedimentos operacionais e a legislação. O curso é promovido em 160 horas/aula.

Condutor Ambiental Local – São 200 horas/aula de ensino a conduzir com segurança visitantes e turistas em espaços naturais e áreas legalmente protegidas, orientando e interpretando aspectos ambientais e socioculturais dos atrativos turísticos existentes no localmente; contribuir com a proteção ambiental e auxiliar no monitoramento dos impactos ambientais da visitação; elaborar e negociar roteiros de visitação em ambientes naturais de forma articulada aos demais agentes envolvidos nas atividades turísticas.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

UNITINS lança edital para Vestibular 2022/1 com 680 vagas

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta quinta-feira, 21, o edital do Vestibular 2022/1 com 680 vagas divididas entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição em seus cinco câmpus, sendo 40 vagas para cada curso. As inscrições estarão abertas no período de 26 de outubro a 11 de novembro e a taxa custa R$120,00. O edital e cronograma completos podem ser acessados aqui.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 19 de dezembro nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, municípios onde a Unitins tem câmpus, e em Araguaína exclusivamente para o curso de Medicina.


O edital estabelece que os candidatos ao curso de Medicina poderão optar por fazer a prova em Palmas, Araguaína ou Augustinópolis, podendo haver realocação de candidatos de Augustinópolis para Araguaína, conforme ordem de inscrição. Já os candidatos aos demais cursos poderão optar por fazer as provas em qualquer uma das cidades onde a Unitins possui câmpus.

Confira a seguir a relação de cursos que a Unitins oferece em cada câmpus e para os quais os candidatos podem se inscrever neste Vestibular:

• Câmpus Palmas
– Direito                                        
– Engenharia Agronômica
– Pedagogia
– Serviço Social                       
– Sistemas de Informação       

• Câmpus Araguatins
– Letras                                   
– Pedagogia                            

• Câmpus Augustinópolis
– Ciências Contábeis                
– Direito                           
– Enfermagem                   
– Medicina

• Câmpus Dianópolis
– Administração                     
– Ciências Contábeis           
– Direito                                      

• Câmpus Paraíso
– Ciências Contábeis           
– Direito      
– Tecnologia em Gestão do Agronegócio  

As aulas do semestre letivo 2022/1 estão previstas para começar em 14 de fevereiro de 2022 de forma presencial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça orienta Wanderlei fazer mudanças no Governo

Publicado

em

O governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), disse na manhã desta quinta, 21, que não fará mudanças bruscas no Governo do Tocantins, nesse primeiro momento, porém, deixou claro, que a Justiça o orientou, que alguns seguimentos da gestão precisam ser modificados. Wanderlei não informou quais seriam esses seguimentos. Assista as declarações no vídeo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze