Após a Rede Municipal de Ensino de Araguatins ultrapassar as metas estabelecidas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, a secretária de Educação, Ulissevânia Sales, concedeu uma entrevista exclusiva para discutir os fatores que contribuíram para esse resultado expressivo.
Durante a conversa, a secretária destacou o papel fundamental dos servidores da educação e das famílias no sucesso das escolas do município. Ela detalhou as estratégias que foram implementadas para elevar a qualidade do ensino, como a adoção da Educação em Tempo Integral e investimentos em material estruturado e formação continuada.
Ulissevânia também abordou como Araguatins tem contribuído para a posição de destaque do estado do Tocantins no cenário educacional nacional, reforçando a importância da parceria entre escola e família como pilar para a melhoria dos indicadores educacionais. A entrevista oferece uma visão aprofundada das ações e próximos passos da Secretaria de Educação para manter e superar os avanços conquistados.
Entrevista
FOLHA DO BICO – Como a senhora avalia o papel dos servidores da educação e das famílias no alcance e superação das metas do IDEB em Araguatins?
ULISSEVÂNIA SALES – Os servidores foram de extrema importância para esse resultado pois são comprometidos com o que fazem e suas entregas foram eficientes e agora colhem os frutos, mas preciso destacar o trabalho dos professores, que estão ali mais pertinho dos estudantes observando seus avanços e suas dificuldades, e buscando meios de minimiza-las. As famílias também são nossas grandes aliadas nos resultados obtidos, alem do acompanhamento, asseguram a presença dos estudante na sala de aula onde acontece de fato o aprendizado. Nosso município tem uma vasta extensão territorial, temos realidades muito diferentes umas das outras, mas consigo observar o comprometimento, a responsabilidade e o desejo de fazer o melhor em todos os atores da educação. Família e Escola é sucesso garantido, o resultado de Araguatins é fruto dessa parceria.
FOLHA DO BICO – Quais foram as principais estratégias e iniciativas adotadas pela Rede Municipal de Ensino para melhorar a qualidade do ensino e elevar os índices do IDEB?
ULISSEVÂNIA SALES – Uma das principais estratégias, foi adesão da Educação em Tempo Integral e a jornada ampliada em todas as escolas da rede municipal, ampliando o tempo e a permanecia do estudante na escola, mas investimos também em aquisição de material estruturado preparativo para SAEB (Acerta Brasil), formação Continuada e específica, dentre outros investimentos
FOLHA DO BICO – Dentre as escolas que se destacaram, houve algum projeto ou metodologia específica que possa ter sido o diferencial para esses resultados?
ULISSEVÂNIA SALES – Foram utilizadas como metodologias nas escolas o alinhamento nas turmas com acompanhamento nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, utilização de materiais de apoio (Acerta Brasil), aplicação de simulados de edições anteriores do SAEB para deixar os estudantes familiarizados com as avaliações fazendo análises comparativos dos resultados obtidos, projetos de recuperação das aprendizagens com atividades especificas e direcionadas, lotação de professores com perfil para turmas de 5⁰ anos, aulas no contra turno que a jornada ampliada favoreceu e outras estratégicas que cada unidade escolar busca para melhoria do ensino e da aprendizagem.
FOLHA DO BICO – Considerando que o Tocantins alcançou o 1º lugar nos anos finais do Ensino Fundamental na Região Norte, como a senhora vê a contribuição de Araguatins para essa conquista estadual?
ULISSEVÂNIA SALES – Araguatins, está entre os maiores municípios do estado e contribuiu para o resultado estadual. Nossas escolas alcançaram boas notas. E duas, não só alcançaram a meta, mas ultrapassaram o que era esperado. (Escola Mul. São Vicente- meta 4,7 e ETI Nair Duarte- meta 4,9), ambas alcançaram a nota 5,7. Os nossos números são relevantes. Estamos orgulhosos não só por Araguatins, mas por toda a regional do Bico do Papagaio, região norte e todo estado do Tocantins. A SEDUC tem feito um trabalho sensacional, e nós, SEMED Araguatins, estamos juntos. Os objetivos são os mesmos: oferecer educação de qualidade nas escolas públicas e fazer com que crianças sejam alfabetizados nas idades certas.
FOLHA DO BICO – Quais são os próximos passos e metas da Secretaria de Educação para continuar avançando e superando os desafios na busca por uma educação de qualidade em Araguatins?
ULISSEVÂNIA SALES – A educação é um processo contínuo, ainda temos muito a evoluir, estamos no caminho. Precisamos fortalecer as políticas públicas e realizar mais investimentos na educação da rede municipal, com aquisição de materiais e equipamentos, destinar mais tempo na carga horária dos professores de Língua Portuguesa e Matemática para que eles possam realizar o Acompanhamento da Aprendizagem dos estudantes, desenvolver projetos de recomposição das aprendizagens, continuar investindo em Formação Continuada, investir em políticas de incentivo a melhorias de condições do trabalho do professor e no atendimento ao estudante, tecnologias e mais políticas de educação inclusiva.