Connect with us

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos do Ruraltins discutem ações do contrato com o CESTE

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira, 15, técnicos do Ruraltins de Araguatins envolvidos no contrato entre o órgão e o Consórcio Estreito de Energia – CESTE estiveram participando de uma reunião para avaliação das atividades previstas no contrato, que beneficiam mais de 400 famílias impactadas com a construção da usina hidrelétrica no município. A reunião aconteceu no escritório do CESTE em Estreito – MA, contando ainda com a participação do presidente do Ruraltins Olímpio Mascarenhas do Reis, da gerente de projetos social do CESTE Lorena Durão e da responsável pelo setor de assistência técnica Lucia Helena Santos.

Durante a reunião, a coordenadora de projetos sociais do CESTE, Lorena Durão fez uma avaliação da assistência técnica junto às famílias reassentadas, enfatizando acordos previstos no contrato firmado em junho de 2010 que estende até 2013, envolvendo mais de R$ 2 milhões. Outros aspectos destacados pela coordenadora estão relacionados com a aquisição de veículos apropriados para a região, nesse caso veículos traçados e permanecia de todos os coordenadores regionais e estaduais envolvidos no processo. “É importante que as ações continuem sendo executadas por profissionais capacitados e que já conheçam os objetivos e as atividades planejadas, pois precisamos agilizar e atender da melhor forma possível as demandas dos agricultores”, comentou Durão, enfatizando que as demandas não são poucas e que os agricultores têm pressa.

Para o presidente do Ruraltins Olímpio Mascarenhas dos Reis, que também participou da reunião, tudo o que está previsto no contrato será cumprido. “Estamos fazendo um diagnóstico da situação atual do Ruraltins para que possamos agilizar as ações no estado, valorizando os contratos e convênios firmados. Todos os compromissos serão cumpridos e estaremos fortalecendo e valorizando o trabalho dos extensionistas rurais”, afirmou Mascarenhas, informando ainda que, os veículos serão providenciados, os servidores que atuam no contrato, como coordenadores serão mantidos e que a participação dos mesmos nas reuniões está confirmada.

Para dar continuidade ao processo de assistência às famílias, confirmação de matas para 2011 e avaliação das ações executadas pelo Ruraltins, ficou acertado que as reuniões para avaliação das atividades e atendimento às reivindicações dos reassentados terão períodos definidos. Assim, as futuras reuniões ficaram marcadas para os dias 01 de março, às 10h, no Ruraltins de Araguaína e no dia 23 às 13h30 na sede do CESTE em Estreito – MA. As demais acontecerão toda quarta semana do mês, sendo uma com os coordenadores regionais e outra com toda a equipe envolvida.

Como metas para 2011, ficaram definidas algumas ações como a realização do Plano de Desenvolvimento dos Reassentamentos (PDR), capacitação profissional das famílias e busca por indicadores de resultados das ações.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze