- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 20 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária estão sendo capacitados para o programa Travessia Bico

Mais Lidas

Sem título

Termina no próximo dia 16 o último módulo de capacitação dos técnicos em Agropecuária que irão trabalhar no Programa Travessia Bico, aprovados nas etapas da seletiva realizada em julho deste ano. O programa foi lançado pela senadora Kátia Abreu, presidente do Sistema CNA/FAET, no mês de junho, e é um conjunto de ações que pretende atender quatro mil famílias na região do Bico do Papagaio. A capacitação para os 26 técnicos que fazem parte deste módulo está acontecendo em Araguatins e teve início na última segunda, 7.

A senadora Kátia Abreu explica que o programa é mais uma ação para retirar, definitivamente, os 25 municípios que compõem o Bico do Papagaio do programa do Governo Federal Territórios da Cidadania, oferecendo oportunidades de desenvolvimento econômico e social. “O objetivo do Travessia Bico é contribuir na melhoria da qualidade de vida dos produtores e seus familiares, com assistência técnica nas atividades praticadas ou implantação de novos negócios na propriedade, proporcionando geração de renda e promovendo o desenvolvimento econômico e social da região”, destacou Kátia Abreu.

Durante o treinamento, os instrutores do SENAR oferecem aos participantes métodos em formação e capacitação, divididos em quatro módulos, abordando assuntos de Gerenciamento de Propriedade (48h); Implantação de Novas Tecnologias (96h); Software (40h) e Metodologia (24h), em um total de 208 horas de palestras com zootecnistas e agrônomos.

Segundo o instrutor do último módulo da capacitação, o zootecnista Marcelo Carvalho de Souza, ao final do curso os técnicos estarão aptos a prestar uma consultoria qualificada aos produtores rurais. “Este último capítulo aborda o comportamento e o comprometimento dos técnicos com o projeto em campo, a forma como eles irão atender ao produtor rural a buscar novas tecnologias para aumentar e melhorar os resultados na propriedade”, conclui o instrutor.

A capacitação tem como objetivo proporcionar conhecimento aos novos instrutores da entidade, consultoria gerencial e tecnológica do Programa Travessia Bico, orientando os produtores rurais no gerenciamento das atividades relacionadas às cadeias produtivas de apicultura, fruticultura, piscicultura e pecuária de leite, segmentos que estão em crescimento na região do Bico do Papagaio.

Travessia Leite

Além do Programa Travessia Bico, a senadora Kátia Abreu também lançou, em junho deste ano, o Programa Travessia Leite, que visa aumentar a competitividade dos produtores de leite do Estado, melhorando a qualidade e reduzindo custos da produção. O programa já possui 44 turmas atendendo cerca de mil produtores rurais em 25 municípios do Tocantins. A previsão de investimentos é de R$ 16 milhões em dois anos e a meta é atender cinco mil produtores no Tocantins. (ASCOM SENAR)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

2 Comentários

  1. Esse programa vem no momento muito importante, apesar de encontrar os assentados endividados, seria o momento de aproveitar esse apoio técnico para melhorar a qualidade de vida dos assentado. Vejo essa qualificação dos técnicos como uma ferramenta que vai ajudar os produtores melhorar a produtividade de suas propriedades. Tem que haver interesses de ambas as partes, havendo esse interesse o crescimento e visível. Parabéns a todas as pessoas envolvidas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias