Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: TO é o único estado com estatísticas sobre Violência Doméstica em dia

Publicado

em

Participando da 9ª edição do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid) que ocorre em Natal-RN, até sábado, 11, a juíza Nely Alves da Cruz, coordenadora estadual da mulher em situação de violência doméstica e familiar do Poder Judiciário do Tocantins, recebe nesta quarta-feira, 9, da juíza Andremara, auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a noticia que o Tocantins é o estado brasileiro em situação mais avançada nos trabalho de atualização e digitalização dos dados sobre a violência domestica.

Os referidos dados são peça fundamental na luta e combate contra esse tipo de truculência.

O Fonavid reúne anualmente, magistrados de todo o país que atuam em processos que tratam da violência contra a mulher no âmbito das relações domésticas, afetivas ou familiares. Desses encontros resultam os Enuciados Fonavid, que visam orientar os procedimentos dos operadores do Direito, subsidiar decisões e entendimentos de juízes de varas especializadas e, especialmente, de juízes criminais que não lidam exclusivamente com o tema.

O impacto prático da portaria que definiu diretrizes e ações do Judiciário em relação à violência de gênero contra as mulheres, assim como a forma de atuação dos juízes a partir de sua entrada em vigor é destaque no Fórum.

“Na abertura do Fórum, a juíza Andremara, auxiliar do CNJ, representando a ministra Carmen Lúcia, perguntou se tinha representante do Tocantins. Levantei, me apresentei e ela nos parabenizou. Disse que é o único estado que a estatística sobre Violência Doméstica, está “redondinha ” e 100% digital. Apesar que o mérito não é meu, fiquei muito feliz com o reconhecimento público”, comentou Nely com nossa reportagem.

 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wanderley do Cocalin é nomeado secretário de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude

Publicado

em

O prefeito Aquiles da Areia (PP), nomeou nesta segunda, 1º, Wanderley Ribeiro da Silva, para exercer o Cargo Comissionado de secretário Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude. Conhecido popularmente como Wanderley do Cocalin é também suplente de vereador e teve 420 votos na eleição de 2020.

Junto com Cocalin para a Secretaria, Aquiles também nomeou como diretor de Turismo, Cultura e Juventude, José de Alencar Milhomem Carvalho Júnior.

Agora sobe para nove, o número de Secretarias Municipais já nomeadas por Aquiles, são elas:

Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Cultura e Juventude – Wanderley Ribeiro Da Silva
Gabinete do Prefeito – FRANCISCO SILVA MARTINS
Secretaria Municipal de Infraestrutura – JESSÉ LIMA DA SILVA
Secretaria Municipal de Administração – WENDEL MIRANDA
Secretaria Municipal de Educação – ULISSEVÂNIA SALES DA SILVA
Secretaria Municipal de Saúde – SIMYDARKUIA ARAÚJO DA SILVA
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Habitação – IVONETE MONTEIRO
Serviço Municipal de Saneamento de Araguatins (SEMUSA) – RAFAEL DE ASSUNÇÃO OLIVEIRA
Fundo de Previdência dos Servidores de Araguatins (FUNPREV) – JACQUELINE ADRIANE MACÊDO COSTA

Restam serem preenchidas as seguintes pastas:

Secretaria Municipal de Governo e de Relações Institucionais
Secretaria Municipal de Finanças
Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Dupla com arma de fogo e celulares roubados é presa

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na sexta, 26, a prisão de dois homens, 18 e 23 anos, e apreendeu uma arma de fogo de fabricação artesanal que estava de posse da dupla, também acusados de praticarem roubo de aparelhos celulares de duas pessoas, ambas de 47 anos na cidade de Buriti do Tocantins, no Bico do Papagaio.

Militares  dos destacamentos de Buriti e Esperantina, pertencentes ao 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), intensificaram diligências após serem comunicados do roubo praticado pelos criminosos. E acabaram prendendo a dupla, onde além da arma, a PM também apreendeu, dois aparelhos celulares e uma motocicleta CG 160, usada no roubo.

Os autores juntamente com os objetos apreendidos foram apresentados na Central de Flagrantes para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Presidiário que pegou “Saidão do Dia das Criança” e não retornou é preso curtindo em bar

Publicado

em

Na noite de sábado, 27, no Bairro Boa Vista, na cidade de Augustinópolis, no Bico do Papagaio, um homem de 35 anos, que não teve seu nome revelado, foi abordado pela guarnição da Polícia Militar e não apresentou os documentos alegando que havia perdido os registros e ainda forneceu nome falso aos policiais.

Diante consulta ao banco de dados, a PM constatou que o autor se tratava de um foragido do sistema prisional de São Luís, no estado do Maranhão, onde cumpria pena por homicídio e roubo.

De acordo com informações obtidas, entre elas, cópia da decisão judicial determinando a prisão, o indivíduo havia sido beneficiado com uma saída temporária do Dia das Crianças em outubro de 2020, mas não retornou.

Ele foi levado para a Central de Flagrantes.

Continue lendo
publicidade Bronze