Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: TO terá em 2018 eleição mais surpreendente da história, diz Márlon Reis

Publicado

em

Ao abordar o processo eleitoral de 2018 no Tocantins, o ex-juiz de Direito e advogado Márlon Reis, 47, defendeu que o Estado terá no próximo ano o pleito mais surpreendente de sua história. “Temos um cenário todo diferente para 2018. Primeiro que será um processo vigiado. As doações deverão ser discriminadas online em até 72 horas após o recebimento. Segundo, não haverá doação empresarial, ou seja, o dinheiro de empreiteiras como a Odebrecht e de empresas, por exemplo, Friboi não existirá mais. Com isso, não haverá mais gastos astronômicos. Isso sem contar a rejeição a esses políticos tradicionais”, disse.

Ao justificar os argumentos, o ex-juiz que nasceu em Pedro Afonso (TO) e foi idealizador e relator do projeto da Lei da Ficha Limpa comentou que cada vez mais a compra de voto será reduzida, como também diminuirá os gastos das campanhas mais ricas. “Na eleição de 2016 já aconteceu uma redução proporcional de gastos. Em 2018, por toda essa vigilância e o fato de não havermos mais todo esse dinheiro de caixa dois, a redução será ainda maior”, afirmou.

As declarações foram dadas durante palestra na Câmara Municipal de Araguatins, no Bico do Papagaio. O encontro foi promovido pelo “Movimento Mais Bico”, que une jovens e demais membros da sociedade no extremo norte do Estado. Ele abordou, entre outros temas, a Lei da Ficha Limpa e a tecnologia a serviço da democracia. Márlon Reis teve a oportunidade de detalhar os bastidores da lei, que impede em nível nacional posse de políticos condenados por colegiados, o aplicativo Mudamos, que permite assinatura online para projetos de iniciativa popular e outras ações do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MMCE), que ele foi um dos criadores quando era juiz no Maranhão.

Para o magistrado, que é pré-candidato ao governo do Tocantins pelo Rede Sustentabilidade, todo o movimento de combate à corrupção eleitoral tem participação decisiva da sociedade. “Quando a sociedade quer uma coisa isso acontece”, disse, ao comentar a aprovação da Lei da Ficha Limpa, no Congresso. Na sua opinião, esse foi um exemplo da força e poder de mobilização da população. “Única maneira de transformar a sociedade é a mobilização popular. E a mudança nasce de baixo para cima. Não cabe mais no país as mudanças de cima para baixo”, disse. “Política é algo que temos de pensar o “nós”, ou seja, o bem para todos, para quem está ao nosso lado, a amigos, colegas de trabalho, vizinhos, etc…”, finalizou.

Em Augustinópolis

Nesta sexta-feira, 29, Márlon Reis fará outra palestra na região do Bico do Papagaio. Será em Augustinópolis, no auditório da Fabic (Faculdade do Bico do Papagaio), a partir das 19h30. E, no sábado, 30, tem encontro com a comunidade em São Miguel do Tocantins. (Cristiano Machado)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÃO BENTO: Acusado de estuprar crianças usava revólver para intimidar vítimas

Publicado

em

Em ação realizada no âmbito da operação Nacional “Resguardo”, de combate à violência doméstica praticada, sobretudo, contra mulheres que foi deflagrada nesta terça-feira, 8, em todo o território nacional, em alusão as comemorações do dia internacional da mulher, a Polícia Civil do Estado Tocantins, por intermédio da 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e Vulneráveis de Araguatins, efetuou a prisão de um indivíduo de 62 anos de idade, o qual é suspeito pela prática de duplo estupro de vulnerável contra uma criança de 10 anos e uma adolescente de 13 anos. As duas são irmãs e eram vizinhas do suposto autor.

Segundo apontaram as investigações da DEAM-V, às vítimas eram vizinhas do investigado e, em virtude de não haver muro dividindo os lotes, quando as crianças estavam brincando no quintal de casa eram abordadas pelo investigado sob ameaça de arma de fogo e obrigadas a entrar na residência do indivíduo. Sob ameaças de morte, as irmãs eram conduzidas para o quarto onde era consumido o estupro.

“O investigado se aproveitava da proximidade das residências e no momento em que avistava as crianças brincando, sacava seu revólver calibre 38 e fazia com que as vítimas entrassem em sua casa, onde as estuprava”, ressalta o delegado Eduardo Morais Artiaga, responsável pelo caso. Os crimes teriam ocorrido no fim do ano de 2020, sendo que, assim que foram informados sobre os fatos, os policiais civis da DEAMV deram início às investigações e obtiveram fortes indícios de autoria e materialidade dos crimes, fazendo que o delegado Eduardo Artiaga representasse junto ao Poder Judiciário pela prisão do indivíduo, fato que foi deferido pela Vara Criminal da Comarca de Araguatins.

De posse da ordem judicial, os policiais civis foram até a fazenda em que o suspeito residia na zona rural de São Bento do Tocantins e o prenderam. Na ocasião da prisão do investigado foi localizado um revólver calibre 38, possivelmente a arma que foi usada para coagir as vítimas do estupro.  Além disso, os policiais também localizaram e apreenderam no interior do imóvel, três espingardas, sendo duas de fabricação artesanal, e uma espingarda calibre 32, além de munições calibre 38 e 28.  

Após ser preso, o homem foi conduzido até a sede da 1ª DEAMV, onde a autoridade policial deu cumprimento a ordem judicial. Após os procedimentos legais cabíveis, o homem foi encaminhado à carceragem da Cadeia Pública de Araguatins, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

Continue lendo

Bico do Papagaio

CARRASCO BONITO: Traficante é preso no centro da cidade

Publicado

em

A Polícia Militar (PM) prendeu na noite deste sábado, 06, um homem de 24 anos, acusado de tráfico de drogas na cidade de Carrasco Bonito, no Bico do Papagaio. Em poder do autor foram apreendidas 08 porções de substâncias análogas à maconha, 17 pedras de crack e R $217,00 reais em espécie. Parte dos objetos foram encontrados na residência do acusado.

Os policiais militares receberam denúncia que o autor estaria vendendo droga no centro de Carrasco Bonito, e deu início a diligência no intuito de prender o suspeito. A ação contou com o apoio da equipe da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º BPM.

O autor foi preso nas proximidades de sua residência também usada como ponto de venda de drogas. Com a chegada da PM, o autor ainda tentou dispersar parte da droga, mas acabou sendo preso e tendo parte dos objetos apreendidos pelos policiais militares. Os materiais ilícitos apreendidos em poder do autor foram localizados dentro de um tênis.

O homem, juntamente com os objetos apreendidos, foram apresentados na Central de Flagrantes para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Município tem novo Decreto contra Covid e toque de recolher às 22h

Publicado

em

Em novo Decreto publicado nesta segunda, dia 8, a Prefeitura limitou o funcionamento de estabelecimento essenciais e não essenciais e tomou outras providências para o enfrentamento á Covid-19, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio.

Os efeitos do decreto são até dia 30 de março.

Entre os atos estão estabelecidos toque de recolher das 22h às 5h; uso de máscaras em qualquer local do município; proibição de eventos público ou particulares com mais de 20 pessoas; entre outras medidas que podem ser conferidas na integra clicando AQUI.

Continue lendo
publicidade Bronze