Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Unitins recebe Caravana do PDI e Reitoria Itinerante

Publicado

em

O Câmpus de Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) recebeu nesta terça-feira, 03, duas ações promovidas pela Gestão da instituição: Reitoria Itinerante e Caravana do PDI. Na primeira o corpo diretivo da Universidade se instala na unidade para atendimentos e despachos, concentrando as atividades da Reitoria naquela localidade. Participaram a reitora, professora Suely Quixabeira; a vice-reitora, Simone Brito; a pró-reitora de Graduação, Munique Maia; a pró-reitora de Extensão, Arely Soares; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Eduardo Ribeiro; e o pró-reitor de Administração e Finanças, Senivan Almeida de Arruda. Durante todo o dia eles prestaram atendimento a todos da comunidade acadêmica que quiseram repassar alguma demanda, elogio ou apresentar projetos.

Já a Caravana do PDI é uma ação que leva membros de algumas comissões do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para outras unidades da instituição com o objetivo de trocar experiências e ideias, além de auxiliar os trabalhos da Audiência Participativa de elaboração do Plano, que foi realiza no mesmo dia no período noturno, com o auxílio do consultor educacional, Antônio Pimentel.

Cerca de 200 pessoas compareceram à Audiência, entre acadêmicos, professores, servidores técnico-administrativos, moradores da cidade e de município vizinhos, autoridades e representantes de entidades e instituições. Todos puderem dar sua opinião sobre o projeto da Unitins para os próximos dez anos.

Reitoria Itinerante: “não apenas ouvir, mas considerar de fato”

Para a reitora da Universidade, a Reitoria Itinerante é uma reafirmação do modo de trabalho dessa gestão, que busca eliminar as barreiras para o contato mais próximo e direto com a comunidade acadêmica em todas as suas unidades no Tocantins. “Nós buscamos aproximar a Gestão. O que temos de distância é apenas a questão geográfica, mas estamos sempre em contato com nossas equipes e comunidade acadêmica, e a Reitoria Itinerante é o momento de nos aproximar fisicamente”, destaca.

Com os atendimentos prestados durante a ação da Reitoria Itinerante, o corpo diretivo da Unitins faz os encaminhamentos necessários e possíveis para atender efetivamente os pedidos recebidos ou apresentar as justificativas para os demandantes. “Nossa intenção é garantir uma participação de fato, levando em consideração o que as pessoas nos apresentam de demandas e sugestões para nossa Universidade. E assim nós estamos cumprindo nosso papel, afinal a Universidade está a serviço da sociedade. Por isso as pessoas têm reconhecido e parabenizado essa forma de trabalho. Então eu acredito que nós estamos no caminho certo para a construção de uma Unitins cada vez melhor”, completa Suely Quixabeira.

Outros serviços

Além da Reitoria Itinerante, a direção da Universidade também levou ao Câmpus o serviço personificado da Ouvidoria, com a presença do ouvidor da Unitins, Fernando Gontijo. Outro atendimento oferecido durante a instalação da Reitoria no Câmpus de Araguatins foi da Coordenação de Assuntos Estudantis, com a presença da chefe do setor, Bárbara Xavier. (Charlyne Sueste/Fotos: Ademir dos Anjos)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com baixa vacinação, Saúde diz que falta adesão da população

Publicado

em

Sobre a baixa porcentagem de imunização da população contra Covid-19, no município de Araguatins, estando entre os oito piores do Tocantins, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, disponíveis no vacinômetro que pode ser acesso AQUI, a Secretaria Municipal de Saúde, disse nesta quarta-feira, 1º, que realiza rotineiramente campanhas de conscientização, com vacinação em massa, mídias sociais, carros de som, participação em rádios e busca ativas com intuito de que a população esteja imunizada contra a Covid-19.

A Secretaria de Saúde disse que o município conta com 32.550 doses aplicadas, dessas, 19.169 é referente a primeira dose e 12.478 de vacinados já com a segunda dose e dose única, constando ainda 903 individuo com a dose de reforço. Os dados são da plataforma https://localizasus.saude.gov.br/ atualizado até o último dia 24/11 que no momento encontra se em manutenção. A Secretaria ressaltou que os dados são alimentados diariamente direto ao Sistema SI-PNI do Ministério da Saúde, podendo haver delongamento na Plataforma Estadual.

O órgão municipal também lamentou a falta de adesão da população na imunização da Covid-19, e acredita que questões como Fake News, por causa ideologias políticas e/ou religiosas, tem atrapalhado.

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Cadáver é encontrado boiando no Rio Tocantins nas proximidades do povoado Camarão

Publicado

em

O corpo de um homem de 26 anos, foi localizado por pescadores no Rio Tocantins, próximo ao povoado Camarão, no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio, nesta terça, 29. Moradores acionaram a Central de Operações da Polícia Militar (COPOM), dando conta do fato, por volta das 17h30.

O corpo já estava em estado de decomposição.

Os pescadores que encontraram o cadáver, amarraram o mesmo e o arrastaram até às margens do rio, lado do Tocantins.

A Polícia Científica e o Instituto Médico Legal (IML), foram acionados para remanejamento do corpo para as devidas providências.

As primeiras informações são que o corpo seja de um dos assaltantes que tombaram em confronto com as Polícias Civil e Militar na última quarta-feira, 24 de novembro, no povoado de Bela Vista, em São Miguel, também no Bico do Papagaio, após os criminosos atirarem nos policiais que realizam a operação no intuito de prender os autores acusados de crimes de roubo e furto.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Moradores reclamam de falta de iluminação pública em bairros

Publicado

em

A falta de iluminação em alguns bairros da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, tem provocado reclamação. De acordo com moradores ouvidos nos bairros Conjunto Vitória e também em pontos da Nova Araguatins, a situação tem causado insegurança.

Eles também reclamam que já pediram por diversas vezes, para que a Prefeitura faça a manutenção do serviço, mas tem sido ignorados.

“O prefeito tem de entender que não adianta colocar luminária bonita em ruas do centro, e deixar os bairros dessa maneira. Ele tem de ter consciência da necessidade e parar de ficar empurrando as coisas sem resolver ou dar resposta”, disse a moradora Maria Rosana.

Já o pedreiro Moisés Amorim, considera que o descaso da Prefeitura prejudica a segurança dos bairros. “A iluminação é importante demais, pois nos dá segurança, tanto para nós que moramos aqui, quanto para quem passa por aqui. Pedimos que o prefeito Aquiles olhe com mais carinho e mais atenção”, afirmou.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze