Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Webinário Prosa e Poesia estimula motivação de estudantes

Publicado

em

O 2° Webinário Prosa e Poesia – Entre olhares e reflexões, realizado nesta terça-feira, 1° de junho, pelo Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, com a participação da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou a história de superação do jovem médico Dowglas de Oliveira, ex-estudante da rede estadual de ensino.

O evento busca trabalhar temas multidisciplinares, com a proposta de contribuir com a formação dos estudantes da unidade escolar. Construindo a Própria História foi o tema da palestra de Dowglas de Oliveira, que cursou o ensino médio no Centro de Ensino Médio Bom Jesus, em Gurupi.


Nascido e criado na cidade de Gurupi, Dowglas de Oliveira é filho de empregada doméstica e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Tocantins. Durante o evento on-line, ele lembrou que sempre teve o sonho de cursar Medicina e que a sua história é um resultado de um esforço individual e das pessoas que o ajudaram, sobretudo dos professores.

“Tenho orgulho de falar onde nasci, as minhas origens e da gratidão pelas conquistas. Desde criança, sempre sonhei ser médico. Quando você descobre uma grande ferramenta chamada educação, você entende que existe uma realidade melhor da qual você nasceu e você pode se tornar um grande profissional, ser referência para a sua família e sua comunidade. Foi a partir da educação que eu pude ver que eu poderia ir além da minha realidade”, destacou Dowglas de Oliveira.

O jovem médico incentivou os estudantes a não desistirem dos sonhos, apesar das adversidades. “Todos nós temos nossas dificuldades. A diferença é não se vitimizar para não se paralisar. Eu não tinha acesso a cursinho, nem internet em casa. Mas busquei ajuda, seja em biblioteca pública ou apoio dos professores além da sala de aula. E após muita persistência, os resultados foram aparecendo. Todo o esforço valeu a pena, hoje vivo uma realidade que sempre sonhei. É possível mudar a história da sua vida e a forma mais fácil é por meio da educação”, ressaltou.

A secretária Adriana Aguiar, que participou ativamente da vida escolar de Dowglas de Oliveira, elogiou a ação da unidade escolar. “Essa é uma história viva do acreditar na educação, no potencial das pessoas. Tenho certeza de que a história do Dowglas está inspirando outros alunos, e a iniciativa da unidade também inspira outros profissionais da educação. Nós precisamos desenvolver a educação junto com o desenvolvimento social. O resultado dessa ação implicará positivamente na vida dos nossos estudantes”, destacou.

A titular da Pasta ainda lembrou que, na rede estadual de ensino, existem muitos exemplos como do jovem médico, ao citar o jovem Rhenan Cauê Barbosa, ex-aluno do Colégio Estadual Osvaldo Franco, que ficou conhecido internacionalmente por desenvolver ações voltadas à conservação do meio ambiente com o projeto de revitalização do córrego Brejinho, em Araguatins. “São histórias que nos motivam e nos inspiram”, citou a gestora.

Segundo o professor Alex Montel, um dos organizadores do evento e mediador da live, o evento tem sequência neste mês, com a realização de mais duas palestras, sendo uma com a professora mestranda Patrícia Morais e a outra com o professor doutorando Éber Sousa. “Estamos abordando temas variados, tentando trabalhar a educação como motivadora, diversificando o modelo de ensino, nesse momento tão desafiador que estamos vivendo com a pandemia”, frisou.

Ao final de cada evento, os estudantes têm a oportunidade de compartilhar experiências e interagir com perguntas, por meio do chat.  (Alcione Luz)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Pasta base de cocaína avaliada em R$ 10 milhões é incinerada

Publicado

em

Um carregamento de pasta base de cocaína foi incinerado durante ação da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), na tarde desta quarta-feira, dia 15, no município de Tocantinópolis. A destruição do entorpecente foi coordenada pela 21ª Delegacia de Polícia Civil e contou com o apoio da Polícia Militar de Tocantinópolis. 

Avaliada em mais de 10 milhões de reais, a carga foi apreendida durante ação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nas imediações do município de Palmeiras do Tocantins, na última sexta-feira, dia 10. Na ocasião, a droga estava sendo transportada em um veículo, que era ocupado por um casal e que seguia do Mato Grosso para a cidade de Imperatriz, estado do Maranhão.

Coordenada pelo delegado-chefe da 21ª DP, Tiago Daniel de Moraes, a ação que resultou na destruição do entorpecente foi realizada em uma cerâmica da cidade e ocorreu com o apoio do Núcleo de Perícias de Tocantinópolis. O ato também foi acompanhado por um representante do Ministério Público e o chefe da Vigilância Sanitária de Tocantinópolis


Em razão do alto valor do entorpecente, foi montado um grande esquema de segurança que contou com a participação de policiais civis e policiais militares de Tocantinópolis. O ato de destruição da droga foi visto como bastante significativo, uma vez que a carga estava avaliada em cerca de R $10 milhões de reais.

“A incineração da droga se fez necessária, pois trata-se de um entorpecente de alta pureza e de grande valor, que não poderia ficar armazenado nas dependências da Polícia Civil de Tocantinópolis. Sendo assim, após a autorização do Poder Judiciário, realizamos a ação de destruição da pasta base que não mais chegará às mãos de traficantes e usuários na região norte do Tocantins e sul do Maranhão”, frisou a autoridade policial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Idosa de 92 anos é a 48ª vítima da Covid

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 15, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou a morte de uma mulher de 92 anos, residente em Tocantinópolis, no Bico do Papagaio, como sendo por Covid-19.

Ela faleceu no dia 31 de agosto, no Hospital Regional de Augustinópolis. A idosa tinha hipertensão.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Programa leva próteses dentárias a mais de 440 moradores

Publicado

em

O município de Xambioá, no Bico do Papagaio, vem desenvolvendo um programa que fornece próteses dentárias a população carente. Na atual fase, cerca de 440 pessoas já foram atendidas, desde o início do projeto em agosto de 2020.

A reposição dentária é considerada questão prioritária de saúde geral. A perda dos dentes ocasiona complicações na saúde do paciente, podendo gerar problemas estomacais pela ineficiência do sistema mastigatório, como o refluxo.

O uso de prótese dentária é uma das soluções mais comuns para a perda dos dentes e traz benefícios para a saúde, como melhora da fala, da mastigação, da estética e elevação da autoestima.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze