Connect with us

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Webinário Prosa e Poesia estimula motivação de estudantes

Publicado

em

O 2° Webinário Prosa e Poesia – Entre olhares e reflexões, realizado nesta terça-feira, 1° de junho, pelo Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, com a participação da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, destacou a história de superação do jovem médico Dowglas de Oliveira, ex-estudante da rede estadual de ensino.

O evento busca trabalhar temas multidisciplinares, com a proposta de contribuir com a formação dos estudantes da unidade escolar. Construindo a Própria História foi o tema da palestra de Dowglas de Oliveira, que cursou o ensino médio no Centro de Ensino Médio Bom Jesus, em Gurupi.


Nascido e criado na cidade de Gurupi, Dowglas de Oliveira é filho de empregada doméstica e formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Tocantins. Durante o evento on-line, ele lembrou que sempre teve o sonho de cursar Medicina e que a sua história é um resultado de um esforço individual e das pessoas que o ajudaram, sobretudo dos professores.

“Tenho orgulho de falar onde nasci, as minhas origens e da gratidão pelas conquistas. Desde criança, sempre sonhei ser médico. Quando você descobre uma grande ferramenta chamada educação, você entende que existe uma realidade melhor da qual você nasceu e você pode se tornar um grande profissional, ser referência para a sua família e sua comunidade. Foi a partir da educação que eu pude ver que eu poderia ir além da minha realidade”, destacou Dowglas de Oliveira.

O jovem médico incentivou os estudantes a não desistirem dos sonhos, apesar das adversidades. “Todos nós temos nossas dificuldades. A diferença é não se vitimizar para não se paralisar. Eu não tinha acesso a cursinho, nem internet em casa. Mas busquei ajuda, seja em biblioteca pública ou apoio dos professores além da sala de aula. E após muita persistência, os resultados foram aparecendo. Todo o esforço valeu a pena, hoje vivo uma realidade que sempre sonhei. É possível mudar a história da sua vida e a forma mais fácil é por meio da educação”, ressaltou.

A secretária Adriana Aguiar, que participou ativamente da vida escolar de Dowglas de Oliveira, elogiou a ação da unidade escolar. “Essa é uma história viva do acreditar na educação, no potencial das pessoas. Tenho certeza de que a história do Dowglas está inspirando outros alunos, e a iniciativa da unidade também inspira outros profissionais da educação. Nós precisamos desenvolver a educação junto com o desenvolvimento social. O resultado dessa ação implicará positivamente na vida dos nossos estudantes”, destacou.

A titular da Pasta ainda lembrou que, na rede estadual de ensino, existem muitos exemplos como do jovem médico, ao citar o jovem Rhenan Cauê Barbosa, ex-aluno do Colégio Estadual Osvaldo Franco, que ficou conhecido internacionalmente por desenvolver ações voltadas à conservação do meio ambiente com o projeto de revitalização do córrego Brejinho, em Araguatins. “São histórias que nos motivam e nos inspiram”, citou a gestora.

Segundo o professor Alex Montel, um dos organizadores do evento e mediador da live, o evento tem sequência neste mês, com a realização de mais duas palestras, sendo uma com a professora mestranda Patrícia Morais e a outra com o professor doutorando Éber Sousa. “Estamos abordando temas variados, tentando trabalhar a educação como motivadora, diversificando o modelo de ensino, nesse momento tão desafiador que estamos vivendo com a pandemia”, frisou.

Ao final de cada evento, os estudantes têm a oportunidade de compartilhar experiências e interagir com perguntas, por meio do chat.  (Alcione Luz)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Vice-prefeita critica postura de Aquiles e se solidariza com vítimas da Covid

Publicado

em

Ainda na tarde desta terça, 15, a vice-prefeita de Araguatins, Professora Elizabete (PSD), foi a única autoridade a se manifestar e reprovar as declarações do prefeito, Aquiles da areia (PP), que ironizou as mortes por Covid-19 no município.

O prefeito disse que não impedirá ninguém de frequentar as praias na cidade, e disse frases como: “Quem morreu, morreu. Quem escapou, escapou”, se referindo as possíveis mortes. Araguatins já acumula 57 óbitos.

Elizabete considerou falta de sensibilidade e cuidado do prefeito Aquiles com os araguatinenses, principalmente com as famílias que perderam seus entes queridos. Ela classificou como atitude “estarrecedora”.


“O prefeito é o líder maior do município, deve guiar seu povo pelos caminhos do bem e da vida. Não se trata apenas de fazer ou não lockdown. Trata-se de cuidar do povo araguatinense, de fiscalizar o cumprimento do decreto, de amparar as pessoas que não estão conseguindo trabalhar”, afirmou a vice-prefeita.

Elizabete também afirmou que há necessidade do município investir mais em saúde, mais leitos, mais remédios, mais médicos e salários em dia. “Trata-se de não abandonar o povo a própria sorte, fazendo escolhas que poderão levá-los a morte”, finalizou.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÍTIO NOVO: Secretária Dora Farias comenta sobre compra de Iphone 11

Publicado

em

Na tarde desta terça, 15, a secretária municipal de Saúde de Sítio Novo, Bico do Papagaio, Maria das Dores Abreu Farias, apresentou sua versão, sobre a compra de um aparelho celular Iphone 11, 128GB, para a Secretaria de Saúde, que segundo o Ministério Público, teria sido adquirido por meio do Fundo Municipal de Saúde, sem licitação, levando a gestora a fazer uma acordo para devolução do dinheiro e doação de cesta básica.

Com a palavra a secretária:

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Salomão se filia no Podemos e mira disputa à Câmara dos Deputados

Publicado

em

Filho do histórico ex-deputado federal, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Tocantinópolis Alziro Gomes, o agropecuarista Salomão Barros de Souza, 58 anos, se filiou ao Podemos, partido presidido por Ronaldo Dimas no Tocantins.

O evento de filiação, que contou com a presença de Dimas, ocorreu na Câmara Municipal de Tocantinópolis na manhã desta terça-feira, 15 de junho.

Salomão, que foi candidato a prefeito da cidade em 2020 e conseguiu quase 37% dos votos válidos, mira os passos do pai e já trabalha para disputar o cargo de deputado federal no ano que vem.

Para ele, o Bico do Papagaio precisa voltar a ter um representante no Congresso Nacional. “Tivemos meu pai, o Oswaldo Reis, o doutor Júlio Resplande, Darci Coelho e o Homero Barreto representando o Bico do Papagaio. Todos fizeram um bom trabalho e ajudaram, mas há muito tempo não temos ninguém daqui”, destacou Salomão.

O novo filiado no Podemos destacou, também, a necessidade de o Tocantins lutar por uma mudança completa na forma de gerir o governo estadual, que possa induzir o desenvolvimento e não ficar só cuidando da folha de pagamento.

“Eu vim para o Podemos por que acredito na garra do Ronaldo Dimas para mudar o Estado e fazer um bom trabalho no Tocantins. Vim para somar ao projeto político e de gestão dele”, ressaltou Salomão, ao destacar que as boas gestões de Dimas à frente da Prefeitura de Araguaína (2013-2020) o credenciam para comandar uma administração transformadora no Tocantins.

O evento contou com a presença do vice-prefeito de Araguaína, Marcus Marcelo, do ex-vereador de Araguaína e ex-presidente da Câmara Municipal Gipão, do vereador Luciano Santana, do suplente de vereador Jarbinhas e do ex-prefeito de Babaçulândia Alcides Filho Rodrigues. Os vereadores de Tocantinópolis Roberlam Cokim, Professor Lamarck e Enison Nunes também estiveram no ato político e apoiam o projeto de Salomão de se candidatar.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze