Connect with us

Bico do Papagaio

ARTIGO: Importância da participação da juventude na política araguatinense

Publicado

em

Por: Rafael Rodrigues Santana

O papel da nossa juventude na política atual é de extrema importância para o alcance da renovação da sociedade. Converter o presente cenário político para uma referencia ética, será possível através dos ideais renovadores dos jovens independentes e formadores de opinião.

É importante que os próprios jovens comecem, desde a escola, a se interessarem pela política atuando diretamente, cobrando responsabilidades de governantes, propondo ações e participando de fóruns, audiências públicas, conselhos e eleições.

Se olharmos para traz, a história do Brasil nos relembrará que todas as importantes mudanças e conquistas contaram com a participação decisiva da juventude. A campanha “Petróleo é Nosso” na década de 50; a ditadura militar no período compreendido entre as décadas de 60 e 80; Diretas-Já; o movimento dos “Caras Pintas” em 1992 em busca do impeachment do Presidente Collor, todas essas fundamentais conquistas para nosso povo, foram desenvolvidas por entidades estudantis e juvenis que sempre estiveram à frente das principais conquistas democráticas deste país.

Pude observar em Araguatins, que os partidos políticos só têm interesse na força jovem em anos eleitorais, pela sua capacidade de mobilização eleitoral, o que não deve mais ser tolerado, devemos nos espelhar nas ideias renovadoras dos jovens, capacitados hoje, cada vez mais cedo, são esses os lideres capazes de renovar o panorama político.

Como se sabe, Araguatins se encontra hoje, com sérios problemas, quais sejam: saúde pública, segurança pública, geração de emprego e renda, entre outros.

Sendo a juventude a maior faixa etária de brasileiros, necessário se faz sua presença em todos os seguimentos sociais, criticando, e apontando soluções para as deficiências locais, pois se trata dos que mais possuem energia, força e condições para lutar contra os desafios da corrupção.

Araguatins é uma cidade linda, com um grande potencial turístico. Não basta esperar que da noite para o dia, nossos governantes passem a se preocupar com os anseios e demandas da juventude. Nesse desiderato, menos ainda, com a inclusão do jovem no meio político.

É chegada a hora, em que araguatins, através da participação efetiva de jovens pensadores, conquiste políticas públicas confortáveis para nossa sociedade. Chega de descaso com o cidadão. Nossa cidade deve e pode mudar para melhor.

Com o potencial que “nossa Araguatins” possui, vejo a juventude como solução para essa necessária mudança.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
6 Comments

Bico do Papagaio

UNITINS lança edital para Vestibular 2022/1 com 680 vagas

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta quinta-feira, 21, o edital do Vestibular 2022/1 com 680 vagas divididas entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição em seus cinco câmpus, sendo 40 vagas para cada curso. As inscrições estarão abertas no período de 26 de outubro a 11 de novembro e a taxa custa R$120,00. O edital e cronograma completos podem ser acessados aqui.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 19 de dezembro nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, municípios onde a Unitins tem câmpus, e em Araguaína exclusivamente para o curso de Medicina.


O edital estabelece que os candidatos ao curso de Medicina poderão optar por fazer a prova em Palmas, Araguaína ou Augustinópolis, podendo haver realocação de candidatos de Augustinópolis para Araguaína, conforme ordem de inscrição. Já os candidatos aos demais cursos poderão optar por fazer as provas em qualquer uma das cidades onde a Unitins possui câmpus.

Confira a seguir a relação de cursos que a Unitins oferece em cada câmpus e para os quais os candidatos podem se inscrever neste Vestibular:

• Câmpus Palmas
– Direito                                        
– Engenharia Agronômica
– Pedagogia
– Serviço Social                       
– Sistemas de Informação       

• Câmpus Araguatins
– Letras                                   
– Pedagogia                            

• Câmpus Augustinópolis
– Ciências Contábeis                
– Direito                           
– Enfermagem                   
– Medicina

• Câmpus Dianópolis
– Administração                     
– Ciências Contábeis           
– Direito                                      

• Câmpus Paraíso
– Ciências Contábeis           
– Direito      
– Tecnologia em Gestão do Agronegócio  

As aulas do semestre letivo 2022/1 estão previstas para começar em 14 de fevereiro de 2022 de forma presencial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça orienta Wanderlei fazer mudanças no Governo

Publicado

em

O governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), disse na manhã desta quinta, 21, que não fará mudanças bruscas no Governo do Tocantins, nesse primeiro momento, porém, deixou claro, que a Justiça o orientou, que alguns seguimentos da gestão precisam ser modificados. Wanderlei não informou quais seriam esses seguimentos. Assista as declarações no vídeo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze