Connect with us

Bico do Papagaio

Associação Regional das Mulheres Rurais do Bico do Papagaio participa de encontro sobre sociobioversidade no Cantão

Publicado

em

Por meio de parceria desenvolvida entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e Ministério do Meio Ambiente (MMA), integrantes da Associação da Reserva Extrativista do Extremo Norte (Arent), Associação Regional das Mulheres Rurais do Bico do Papagaio, Memorial Raimunda Gomes da Silva (Mercoscip), participam nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5, no Parque Estadual do Cantão, em Caseara, reunião ordinária da Câmara Técnica da Sociobiodiversidade do Tocantins.

O encontro tem como objetivo além de reunir os integrantes da Câmara, abordar temas relativos ao Plano Nacional de Sociobiodiversidade e a Política de Garantia de Preço Mínimo para os produtores da Sociobiodiversidade (PGPM-BIO).

Durante a reunião haverá “Mesa de Diálogos”, que contará com a presença do gerente de Agroextrativismo do Ministério do Meio Ambiente, Gabriel Domingues, representantes do Grupo de Trabalho da inclusão produtiva das quebradeiras de coco babaçu, incluindo as mulheres agroextrativistas da Área de Proteção Ambiental (APA – Cantão), Associação de Mulheres Agroextrativistas do Jalapão e demais associações de trabalhadores extrativistas do Estado.

Segundo a educadora ambiental do Naturatins, Nelma de Souza Mota, a parceria entre os órgãos será de grande importância, visto que serão apresentados temas ligados da agricultura familiar e o modelo de sistema agroflorestal, a Sintropia ou Agricultura Sintrópica. “A discussão do plantio conjunto de espécies, inclusive frutíferas, aliada a preservação ambiental é muito importante no contexto das atividades produtivas do Tocantins”, esclareceu.

Participam da reunião, a sociedade civil organizada e instituições governamentais como o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Tocantins (FETAET), Instituto Mangaba, Associação do Povoado Mumbuca – Jalapão, dentre outras.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

BURITI: Saúde oficializa 5ª morte por Covid

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que neste domingo, 11 de abril, foi oficializada mais uma morte por Covid-19, no município de Buriti, no Bico do Papagaio. A morte ocorreu no dia 29 de março e sobe para cinco o número de vítimas pela doença.

O óbito é de um homem de 78 anos, sem comorbidades relatadas. Ele estava internado no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ANGICO: Acidente na TO-134 perto do povoado Mato Redondo deixa dois mortos

Publicado

em

Um acidente na TO-134, no Bico do Papagaio, deixou duas pessoas mortas na noite deste sábado (10). A colisão foi perto do povoado Mato Redondo, em Angico. A motocicleta em que Almecides Alves Wanderley e Cláudia Bezerra Damasceno estavam bateu de frente com um carro. O motorista do carro disse para a Polícia Militar que a moto teria invadido a contramão.

Almecides e Cláudia caíram na pista após o impado. Aegundo o motorista do carro informou no depoimento, após a queda Almecides foi atropelado por um caminhão que passava pelo local. O motorista do carro disse que o caminhoneiro não parou para ajudar e que não foi possível identificar o veículo.

A perícia científica foi chamada para avaliar o local e averiguar as informações prestadas pelo motorista do carro. Como a documentação dele estava em dia, o veículo foi liberado após o trabalho. A motocicleta estava com a documentação irregular e por isso foi apreendida e levada ao pelotão da PM em Ananás. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: Marginal furta dinheiro, joias e pistola na casa de militar, usa a arma contra PM’s e termina aventura morto

Publicado

em

A Polícia Militar (PM) apreendeu no sábado, 10, joias, cerca de R$ 600,00 em espécie e uma pistola .380, furtadas da residência de um policial militar, na cidade de Buriti, no Bico do Papagaio. O indivíduo, 29 anos, suspeito de praticar o crime, acabou trocando tiros com a guarnição de policiais militares do 9° Batalhão da PM (9° BPM). 

Durante diligência na tentativa de prender o acusado, o homem acabou efetuando três disparos contra a guarnição da PM, usando a própria arma de fogo furtada da residência do policial. Os militares revidaram e mataram o individuo.

A PM informou que o homem já é conhecido pela prática de crimes de furto e roubo em cidades da região, havia sido visto rondando a residência do policial.

O policial militar, vítima do furto, juntamente com a guarnição do Pelotão da PM em Buriti foi até o endereço onde o autor estava escondido. Ao perceber a chegada da PM, o autor ainda tentou fugir rumo aos fundos do imóvel, sendo acompanhado pelos militares que faziam o cerco. O indivíduo, sabendo que seria preso após tentar e não conseguir pular uma cerca de arames, atirou contra os policiais.

O local foi isolado e preservado até a chegada da equipe da perícia e do Instituto Médico Legal (IML). Através do sistema, a guarnição da PM constatou que o autor possuía um mandado de prisão expedido pela justiça do Estado do Maranhão. Os objetos recuperados pela PM foram recolhidos pela perícia para os procedimentos legais.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze