Connect with us

Tocantins

Ataídes tenta garantir exportação de carne bovina do TO para a China

Publicado

em

O Tocantins pode passar a exportar carne bovina para a China, o segundo maior importador mundial. Essa é a expectativa do senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO), que negociou com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a inclusão de plantas frigoríficas do Estado no roteiro de visitas que serão feitas por uma missão de técnicos do país asiático neste mês de novembro.

“Nossa carne é de excelente qualidade, temos tudo para entrar na China, que é o mercado que mais cresce no mundo. Será um passo importantíssimo para alavancar ainda mais nossas plantas frigoríficas, gerando mais empregos e renda para os tocantinenses”, ponderou Ataídes.

O senador fez questão de lembrar que, neste ano de 2017, Tocantins completou duas décadas sem qualquer registro de foco de doença aftosa e que a carne tocantinense é amplamente aceita no mercado nacional e internacional. Entre os principais destinos de exportação da carne bovina do Tocantins estão a Rússia, o Egito, o Iraque, os Emirados Árabes e a Venezuela.

Hoje a China já importa carne bovina de 16 plantas frigoríficas do Brasil, que é o maior exportador mundial, com um rebanho de 215 milhões de cabeças de gado. O número de frigoríficos brasileiros habilitados a abastecer o país asiático deve ser ampliado com a visita técnica em novembro.  Ataídes acredita que a Cooperfrigu, de Gurupi, e a Minerva, de Araguaína, têm grandes chances de conseguir a habilitação.

Valor agregado

O presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival, também está otimista, destacando o rigoroso controle de qualidade do rebanho bovino no frigorífico. Além do tamanho estupendo do mercado consumidor, outra  grande vantagem da exportação para a China, segundo ele, é o preço que o produto alcança no mercado.

“Os preços na China são de 10% a 25% mais altos do que em outros mercados. Temos um valor agregado enorme com a solicitação de cortes mais nobres, como contrafilé e filé mignon”, explicou.

De acordo com pesquisa do IBGE, o Tocantins possui hoje 8 milhões 652 mil cabeças de gado, o terceiro maior rebanho da região Norte. No ano passado, o Estado exportou cerca de 51 mil toneladas de carne bovina, o que somou mais de US$ 162,2 milhões

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

ARAGUAÍNA: Trinca é presa por roubo de moto do Setor Brasil

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite dessa quarta-feira, 03, no Setor Brasil em Araguaína, dois homens, 19 e 23 anos, e uma mulher, 19 anos, por roubo de veículo automotor. Com os suspeitos os policiais localizaram uma motocicleta Honda Biz 125 de cor vermelha, um aparelho celular de cor branca, documentos de identificação pessoal e uma quantia pecuniária em espécie.

Após acionados via Sistema Integrado de Operações Policiais – SIOP, a equipe de Força Tática Motos deslocou ao endereço informado, onde três indivíduos, sendo dois homens, 19 e 23 anos e uma mulher, 19 anos, anunciaram o roubo e subtraíram da vítima, uma mulher, 28 anos, um smartphone de cor branca, uma moto Honda Biz 125 de cor vermelha e  os documentos de identificação pessoal.

Diante dos fatos, a guarnição iniciou patrulhamento tático nas imediações, momento em que os envolvidos foram localizados e após busca pessoal, os objetos roubados juntamente com cinquenta reais e quarenta e cinco centavos em espécie foram encontrados de posse do homem, 19 anos. Ao serem questionados os suspeitos assumiram a autoria do crime. 

“Os indivíduos já estavam na prática recorrente de roubos na região. Graças ao tirocínio apurado e ação imediata dos policiais militares foi possível recuperar os objetos, o veículo e efetuar a detenção dos acusados”, destacou o comandante da unidade, Valdeonne Dias da Silva.

Com apoio de uma viatura os homens, a mulher, o veículo e objetos recuperados foram conduzidos à Central de Flagrantes de Araguaína, para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo

Tocantins

PALMAS: Homem é preso após transitar em terminal de ônibus com pistola

Publicado

em

Na quarta-feira, 03, por volta de 14h, em Palmas, policiais do serviço ostensivo e de inteligência do 6° Batalhão da Polícia Militar prenderam um infrator, de 38 anos, que transitava nas imediações de estação de coletivo, portando arma de fogo. 

Os policiais obtiveram informações de que um homem estaria armado, próximo da estação de coletivo Javaé, em Taquaralto, região sul de Palmas, e iniciaram diligências a sua procura. Após patrulhamento pela região, as guarnições localizaram o homem, que dirigia um veículo GM/Celta, pelo setor Santa Fé, e realizaram a abordagem. O infrator foi detido e no automóvel encontrada uma arma de fogo, tipo pistola, calibre 7,65, com carregador contendo 13 munições intactas.

O material apreendido foi encaminhado à delegacia, juntamente com o autor, que foi preso em flagrante pela prática do crime de porte ilegal de arma de fogo.

Continue lendo

Tocantins

Governo do Tocantins anuncia novo concurso da Segurança Pública

Publicado

em

Conforme o secretário Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos.

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou na manhã desta quarta-feira, 3, a formação da comissão que irá preparar o novo concurso público da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O anúncio, feito em solenidade restrita no Palácio Araguaia.

Conforme o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e à iminente aposentadoria de diversos outros policiais. 

Continue lendo
publicidade Bronze