Connect with us

Pará

Atividade extrativista está proibida em assentamento de Jacareacanga-PA

Publicado

em

O Ministério Público Federal (MPF) recomenda a paralisação da todas as atividades exploratórias no interior do projeto de assentamento extrativista Montanha e Mangabal, em Jacareacanga, no sudoeste do Pará. Uma equipe da Polícia Federal fixou o aviso do MPF em estabelecimentos ao logo da rodovia Transamazônica, no trecho entre Itaituba e Jacareacanga.

De acordo com o MPF, A comunidade de beiradeiros está atualmente fazendo uma atividade de autodemarcação, com mapeamento de todo o território tradicionalmente ocupado no assentamento Montanha e Mangabal. Porém, no final do mês de setembro, garimpeiros abordaram os assentados com armas e fizeram ameaças exigindo a paralisação da autodemarcação.

A Justiça Federal decidiu anular matrículas irregulares apresentadas por madeireiros e fazendeiros como prova de propriedade de lotes que na verdade pertencem à comunidade. A comunidade Montanha e Mangabal foi reconhecida em 2006 como tradicional e tornada um Projeto de Assentamento Agroextrativista em 2013.

Segundo o MPF, o aviso resume uma recomendação que vale para qualquer atividade desenvolvida por pessoas não pertencentes à comunidade tradicional de beiradeiros, ribeirinhos do Tapajós, que vive na região.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

MARABÁ: Integrantes do MST obstruem BR-155

Publicado

em

Por volta das 7, deste segunda-feira, 29, integrante no Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST), bloquearam passagem na rodovia BR-155, em frente à Fazenda Cedro, em Marabá, na região de Carajás, Pará.

Às 9 horas os manifestantes iniciaram um movimento de liberação parcial, deixando passar uma parcela dos carros, para diminuir a fila de carros, mas prometem seguir com o bloqueio ao longo do dia.

Segundo Welington Saraiva, coordenação estadual do MST, foi a única forma que o grupo encontrou de chamar a atenção das autoridades e tentar cancelar o que chama de “despejo”. Ele afirma que são 150 famílias naquele acampamento na fazenda. “Entendemos que despejo no período de pandemia é crime e violação aos direitos humanos”, defende.

Continue lendo

Pará

Assista o Conexão Rural deste final de semana – Dias 27 e 28

Publicado

em

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: 13ª da Prefeitura será pago dia 7 de dezembro

Publicado

em

O secretário de administração de Parauapebas, município da região de Carajás, Pará, Cássio André Flausino, anunciou as datas de pagamento do 13ª Salário e os meses de novembro e dezembro.

O 13ª Salário será pago dia 7 de dezembro. O pagamento do mês de novembro será nesta sexta, dia 26 e o mês de dezembro, dia 17 do mesmo mês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze