Connect with us

Pará

Ativistas participam de encontro Xingu+23

Publicado

em

Mais de 500 ativistas vão se reunir em Altamira, de quarta-feira, 13, a domingo, 17, para protestar contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Recentemente, as entidades contrárias às obras ganharam um apoio importante: o cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, que cedeu uma de suas canções para ser o hino da reunião intitulada Xingu+23. Nas últimas semanas, o encontro recebeu também o apoio da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, do cantor e compositor Arnaldo Antunes e do filósofo Leonardo Boff. O evento reunirá centenas de impactados pela usina, entre pescadores, ribeirinhos, agricultores, indígenas, moradores das cidades e ativistas.

Além da manifestação de solidariedade com as populações do Xingu, Gil também cedeu a música ‘Um sonho’ (Parabolicamará, 1992) para que fosse transformada no clipe do encontro. ‘Gilberto Gil já havia declarado apoio ao Xingu+23 quando, há duas semanas, a canção começou a circular no twitter. Sua poesia irônica e melancólica se encaixa como uma luva no discurso desenvolvimentista em torno de Belo Monte. De repente surgiu uma campanha para que a canção se tornasse o hino do encontro. Ele topou, e criamos o clipe com as imagens do Xingu, dos atingidos e das lutas contra a usina’, explicam os organizadores do evento.

Com apoio crescente principalmente nas mídias sociais, o Xingu +23 deverá contar também com a participação de ativistas de vários Estados brasileiros e de outros países. ‘O ator Sergio Marone deverá participar de uma delegação de mais de 20 ativistas vindos de São Paulo, outra de Belém e outra de São Luís (MA). Tem gente vindo dos Estados Unidos e até da Turquia’, informam os organizadores.

O evento acontecerá na comunidade de Santo Antônio, entre os dias 13 e 17, no município de Vitória do Xingu. Situada às margens da Transamazônica, a menos de 100 metros dos canteiros de obras da hidrelétrica de Belo Monte (e a cerca de 50 km de Altamira). ‘O Xingu+23 é uma ação política e também um encontro. E também é uma festa’, explica a coordenadora do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, Antônia Melo. (O Liberal)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Pará

PARAUAPEBAS: Zacarias Marques é nome do PP para disputa de estadual

Publicado

em

O vereador parauapebense, Zacarias Marques, vem ganhando força na conjuntura política regional, para disputar uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), representando a região de Carajás.

Zacarias já não esconde a vontade de disputar a eleição do ano que vem, e aproveitar o espaço eleitoral que a região oferece.

O PP conta apenas com um deputado estadual na ALEPA, e trabalha para formação de uma chapa, com intenções de ampliar o número de cadeiras no Parlamento.

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Fiscalização de trânsito é intensificada no final de semana

Publicado

em

A fim de reduzir os índices de imprudência no trânsito, que vêm ocasionando diversos acidentes, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), está intensificando as operações de fiscalização de trânsito no município.

Durante o último fim de semana, foram realizadas mais de 200 abordagens e registradas 128 infrações de trânsito, além da remoção de 44 veículos irregulares. Uma das operações desencadeadas, foi a Operação Kadron, fundamentada no artigo 230, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que fiscaliza a utilização de escapamentos irregulares. A fiscalização também foi estendida para a zona rural, e nas entradas e saídas da cidade.

No último dia 5, foi publicado pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) o convênio de nº 064/2021 com o DMTT que tem como objeto a delegação recíproca de competências entre os participantes, como órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, para fins de autuação, retenção, recolhimento de documentos vencidos, remoção, julgamento e processamento dos autos de infração lavrados por agentes de trânsito do Detran Pará e DMTT.

A fiscalização segue durante a semana com blitze em vários pontos da cidade com o apoio da Guarda Municipal, além da fiscalização por meio do sistema de videomonitoramento realizada pelo Centro de Controle e Operações (CCO). (Édila Nunes / Fotos: Irisvelton Silva)

Continue lendo

Pará

PARAUAPEBAS: Diário Oficial do município agora é 100% on-line

Publicado

em

A partir de agora a população ficará por dentro de todas as ações da gestão no Diário Oficial Eletrônico do Município de Parauapebas (E-Domp).

Para isso, basta acessar o novo portal da Prefeitura, que foi totalmente reformulado, proporcionando maior navegabilidade ao cidadão.

A Prefeitura informou que visa dar a gestão pública mais rapidez e inovação.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze