- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 20 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AUGUSTINÓPOLIS: Acadêmicos de Direito participam de audiência pública sobre transparência

PARCERIA TRE

Mais Lidas

Acadêmicos de Direito de Universidade Estadual do Tocantins, Câmpus Bico do Papagaio, de Augustinópolis participaram na última terça-feira, 19, de audiência pública sobre a lei nº 12.527/11 denominada lei de acesso à informação e ao exercício da cidadania que trata da transparência e controle social da gestão pública. A lei entrou em vigor desde 2012, mas ainda desconhecida da grande maioria população, por isso a necessidade de divulgação. O evento foi organizado pelo Curso de Direito em parceria com a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A audiência aconteceu no auditório da Unitins e contou com a presença do Juiz Ouvidor do TRE, Agenor Alexandre da Silva; com o assistente da Ouvidoria Henrique Romero e o técnico judiciário Denílson Mariano de Brito que explanaram sobre a importância da lei para o exercício da cidadania. Participaram da reunião, acadêmicos de direito, professores e servidores da Unitins. O Juiz de Direito da Comarca de Augustinópolis e professor da Unitins Jeferson David Asevedo Ramos e o Promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida prestigiaram o evento.

Os palestrantes aproveitaram a oportunidade para divulgar o concurso público do TRE que será realizado ainda este ano e incentivaram os estudantes a aproveitar bem a fase de formação para se qualificaram para os concursos públicos com vagas para a magistratura. Os palestrantes informaram que os livros usados nestes concursos são os mesmos adotados pelo curso de Direito da Unitins e por outras faculdades de Direito em todo o país.

Para o coordenador do curso de Direito Irineu Vagner Junior Valoes o evento foi um sucesso, tendo atingido seu objetivo de forma satisfatória, “no sentido de trazer ao câmpus a importante função social da Universidade”, ressalta o coordenador. Segundo ele a audiência teve como fim de expor o papel da Ouvidoria do TRE, destacando ainda as diretrizes da Lei de Acesso à Informação, por isso considera que foi de grande importância para a comunidade em geral, em especial aos acadêmicos.

Lei de Acesso à Informação

A Lei de Acesso à Informação regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

A Lei vale para os três poderes da União, estados, Distrito Federal e municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos. (Ruy Buca)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias