Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Acadêmicos de Direito participam de audiência pública sobre transparência

Publicado

em

Acadêmicos de Direito de Universidade Estadual do Tocantins, Câmpus Bico do Papagaio, de Augustinópolis participaram na última terça-feira, 19, de audiência pública sobre a lei nº 12.527/11 denominada lei de acesso à informação e ao exercício da cidadania que trata da transparência e controle social da gestão pública. A lei entrou em vigor desde 2012, mas ainda desconhecida da grande maioria população, por isso a necessidade de divulgação. O evento foi organizado pelo Curso de Direito em parceria com a Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A audiência aconteceu no auditório da Unitins e contou com a presença do Juiz Ouvidor do TRE, Agenor Alexandre da Silva; com o assistente da Ouvidoria Henrique Romero e o técnico judiciário Denílson Mariano de Brito que explanaram sobre a importância da lei para o exercício da cidadania. Participaram da reunião, acadêmicos de direito, professores e servidores da Unitins. O Juiz de Direito da Comarca de Augustinópolis e professor da Unitins Jeferson David Asevedo Ramos e o Promotor de Justiça Paulo Sérgio Ferreira de Almeida prestigiaram o evento.

Os palestrantes aproveitaram a oportunidade para divulgar o concurso público do TRE que será realizado ainda este ano e incentivaram os estudantes a aproveitar bem a fase de formação para se qualificaram para os concursos públicos com vagas para a magistratura. Os palestrantes informaram que os livros usados nestes concursos são os mesmos adotados pelo curso de Direito da Unitins e por outras faculdades de Direito em todo o país.

Para o coordenador do curso de Direito Irineu Vagner Junior Valoes o evento foi um sucesso, tendo atingido seu objetivo de forma satisfatória, “no sentido de trazer ao câmpus a importante função social da Universidade”, ressalta o coordenador. Segundo ele a audiência teve como fim de expor o papel da Ouvidoria do TRE, destacando ainda as diretrizes da Lei de Acesso à Informação, por isso considera que foi de grande importância para a comunidade em geral, em especial aos acadêmicos.

Lei de Acesso à Informação

A Lei de Acesso à Informação regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

A Lei vale para os três poderes da União, estados, Distrito Federal e municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos. (Ruy Buca)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Leitos Covid no Bico tem ocupação de 60% na UTI e 79% clínico

Publicado

em

Os dois Hospitais Regionais da região do Bico do Papagaio, habilitados para tratamento de pacientes com Covid-19, estão com suas ocupações relativamente altas, apesar de melhorar, principalmente nas vagas para UTI, que no domingo anteriro, dia 21, tinha 80% de ocupação e neste dia 28, está com 60%.

No Hospital Regional de Augustinópolis, único que oferece UTI Covid na região, dos 10 leitos disponíveis, 6 estão ocupados. Na área clínica, dos 12 leitos, 8 estão ocupados.

Xambioá não oferece UTI Covid, apenas leitos clínicos que estão com sua capacidade ocupada em 92%. Dos 12 leitos, 11 estão ativos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC pega o Capital neste domingo, às 16h, no Nilton Santos

Publicado

em

A segunda rodada do Tocantinense 2021 será realizada neste fim de semana. No sábado (27), o Interporto recebe o Araguacema, no estádio General Sampaio. No domingo (28), jogam: Tocantins x Palmas, Capital x TEC e Gurupi x NC/Paraíso.

O TEC, representante do Bico do Papagaio, tem duas dúvidas para a partida: Gil Macena e Jheimy. Gil volta de lesão, já Jheimy teve um problema de estômago e ainda não sabe se terá condição de atuar. Karu e Tety devem ser as opções. O TEC estreou com vitória, por 4 a 1, contra o Tocantins e busca o segundo triunfo neste domingo.

O Capital joga em casa e deve ir a campo com o que tem de melhor. O técnico Leandro Mehlich ganhou seis reforços no BID, entre esta quinta-feira (25) e sexta-feira (26). Em contato com o ge, o treinador informou que deve fazer algumas mudanças para este jogo. A expectativa é que o time tenha um desempenho melhor em relação a estreia contra o NC, quando foi derrotado por 2 a 0. (Com informações do GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

PRAIA NORTE: Morte é confirmada por Covid-19

Publicado

em

Neste sábado, 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de seu Boletim Epidemiológico, confirmou mais um óbito por Covid-19, no município de Praia Norte, no Bico do Papagaio. Agora sobe para 4 o número de vítimas da doença.

O óbito oficializado neste sábado, é de um homem de 65 anos, obeso, de morreu dia 20 de janeiro, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Continue lendo
publicidade Bronze