Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Após aplicação de laser, menina com corpo coberto de pelos será avaliada nesta segunda-feira

Publicado

em

A menina Kemilly Vitória Pereira de Souza, de 2 anos e 8 meses, que tem o corpo coberto de pelos, voltará ao Hospital Materno Infantil (HMI), nesta segunda-feira, 9, para uma consulta médica. O objetivo, segundo o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, é avaliar se houve reação após a primeira sessão de laserterapia. “Quero ver como a área em que os pelos foram removidos está, se houve alguma alteração na pele”, disse o médico.

O procedimento foi realizado na última quinta-feira, 5, e durou cerca de 40 minutos. Após Kemilly ser sedada, a equipe médica retirou o excesso de pelos com uma máquina e, em seguida, disparou raio laser sobre pontos determinados. “Se tudo der certo, no próximo dia 19 já queremos realizar a segunda sessão. Daí pra frente, ela virá uma vez por mês”, explicou.

O pai da menina, o eletricista Antônio de Souza, relatou que ela está bem e que não se sentiu mal após o início do tratamento. “A pele dela só está descascando um pouco, mas acho que isso é normal. No geral, ela está ótima e estamos na torcida para que consigamos fazer mais uma sessão antes de voltar para casa”, afirmou.

Emoção

Após a primeira sessão de laseterapia, a mãe de Kemilly, a dona de casa Patrícia Batista Pereira, 22 anos, se emocionou ao lembrar dos momentos de preconceito e as dificuldades enfrentadas desde o nascimento da filha, mas garantiu: “Não estou chorando de tristeza, estou chorando de felicidade, porque a gente já lutou muito, sofreu muito mesmo para chegar aqui”, disse, se referindo ao tratamento.

“A gente sabe que será uma dificuldade vir todo mês, porque não temos condições de nos manter aqui. Também será um sofrimento para ela ficar de jejum nos dias de aplicação, mas estamos fazendo o melhor para a nossa filha e um dia ela vai nos agradecer”, diz Patrícia.

A mãe conta que desde o nascimento da menina a família percebeu que os pelos cobriam todo o corpo da criança, mas que eles foram escurecendo ao longo do tempo. “Felizmente, ela é saudável e se desenvolve como uma criança normal. O problema mesmo é o excesso de pelos em todo o corpo. Só os pés e as mãos delas não têm”, destacou.

Segundo a mãe, a aparência de Kemilly causa espanto em muitas pessoas e a família já foi hostilizada várias vezes. Com isso, evita sair de casa. “Muitas crianças não querem brincar com ela”, relata.

Diagnóstico

Antes de iniciar o tratamento, o médico Zacharias Calil avaliou Kemilly e confirmou o diagnóstico de hipertricose lanuginosa, um problema genético de característica hereditária. A má formação também é conhecida como “síndrome do lobisomem” e o único tratamento disponível é a aplicação de laser.

Calil prefere não opinar sobre o resultado final. Diz apenas que o laser é eficaz. “Nós não temos nenhum paciente com esse tipo de patologia e não sabemos como ela vai evoluir. Podemos ter um resultado espetacular ou regular”, explicou.

Com a terapia, o laser atinge uma profundidade de 5 milímetros na pele. Calil acredita que, a princípio, a lanugem (como são chamados os pelos) voltará a crescer, mas com menor intensidade. A longo prazo, o objetivo é destruir a raiz dos pelos. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Guerra jurídica entre Rocha e Cláudio continua. Aquiles agradece

Publicado

em

A campanha eleitoral já caminha para o final, e a ficha ainda não caiu para os candidatos a prefeito Rocha Miranda (PTB), da Coligação “De Volta ao Progresso” e Cláudio Santana (PMDB), da Coligação “Justos Por Araguatins”, que seguem igual “gato e rato”, brigando na Justiça, um para indeferir o outro. Aquiles da Areia (PP), da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, assiste de camarote a contenda, e vai consolidando sua campanha.

Nesta terça, 27, chegamos a marca de faltarem apenas 18 dias para a eleição, que será em 15 de novembro. Mesmo, há menos de três semana da votação, Rocha Miranda que esperava a liberação de sua candidatura e teve o ânimo frustrado nesta segunda, 26, com a protelação da votação pelo Plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), alimenta com Santana uma disputa jurídica, que tem sacrificado ambos.

Vale lembrar, que os indeferimentos de Cláudio e Rocha, na primeira decisão do juiz José Carlos Tajra Reis Junior, foram provocadas pelos dois, um pedindo o indeferimento do outro.

Enquanto isso, Aquiles pede voto e faz campanha.

Achando pouco, as contendas até aqui, Rocha e Cláudio acabaram se envolvendo em outro conflito eleitoral. É que Miranda entrou com recurso, contra a decisão do juiz eleitoral, José Carlos Tajra Reis Junior, que reformou o indeferimento de Cláudio Santana.

O Recurso Eleitoral manejado pela Coligação “De Volta Ao Progresso”, em face da Sentença que acolheu Embargos de Declaração com efeitos infringentes no Registro de Candidatura de Claudio Carneiro Santana, teve sua notificação feita nesta segunda, 26 e Santana passa a ter três dias para apresentação de contrarrazões. Após esse prazo, a 10ª Zona Eleitoral remeterá os autos ao TRE para julgamento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Polícia impede furto de sacas de soja em trem

Publicado

em

No início da noite desta segunda-feira, 26, por voltas das 18h45, policias militares da 5ª Companhia Independente em Aguiarnópolis, impediram o furto de 17 sacas de sojas de 50 kg cada, que estavam acondicionadas no compartimento de cargas de um trem estacionado no pátio da ferrovia norte/sul, naquele município. Os suspeitos já haviam retirado a carga dos vagões do trem, quando foram surpreendidos com a aproximação dos patrulheiros.

Os militares faziam patrulhamento e se aproximaram, juntamente com os inspetores de segurança da área em que os trens ficam parados, quando perceberam que três elementos empreenderam fuga do local e adentraram em um matagal próximo, deixando para trás todas as sacas de sojas que haviam sido retiradas dos vagões do trem. Os militares realizaram diversas incursões na tentativa de capturar os suspeitos, que conseguiram fugir.

Diante da situação, os responsáveis foram orientados a procurar a delegacia de plantão, para registrar o fato.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Qualiquanti Gauss mostra disputa acirrada pela Prefeitura. Alberto tem 45,38% contra 40,77% de Elisângela

Publicado

em

Pesquisa Qualiquanti Gauss, realizada no dia 15 de outubro, aponta disputa acirrada pela Prefeitura Municipal de São Miguel, no Bico do Papagaio. O candidato do SD, Alberto Moreira, lidera com 45,38% das intenções de votos. A prefeita e candidata à reeleição, Elisângela (PP), aparece na segunda colocação com 40,77%.

Ronaldo Barbalho (PATRIOTA) e João da Farmácia (PT), vem respectivamente com 3,08% e 2,31%.

Não sabe ou não opinou são 7,69%; Branco e nulo 0,77%; Nenhum 0%.

Espontânea

Na espontânea, a prefeita Elisângela lidera, com 39,23%. Alberto Moreira vem com 37,69%; Ronaldo Barbalho 3,08%; João da Farmácia 1,54%; Não Sabe/Não Opinou 18,46%.

Rejeição

Elisângela é a candidata mais rejeitada, com 27,69%. Em segundo lugar na rejeição vem João da Farmácia com 21,54%, seguido por Alberto Moreira com 13,08% e o menos rejeitado é Ronaldo Barbalho 6,15%. Não sabe/Não opinou 30% e 1,54% não rejeita nenhum dos candidatos.

Dados

O Instituto Qualiquanti Gauss ouviu 130 eleitores. Margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Nível de confiança: 95%. Registro no TRE: TO-05800/2020.

Continue lendo
publicidade Bronze