Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Aprovada aquisição de imóvel rural para reforma agrária

Publicado

em

Audiência pública realizada na Câmara Municipal de Augustinópolis, dia 25 de julho, aprovou a aquisição de imóvel rural no município para a implantação de novo projeto de assentamento a fim de atender trabalhadores rurais sem terra.

O evento foi promovido pelo INCRA para consultar a sociedade e o poder público sobre a necessidade e a viabilidade da aquisição da Fazenda Baixa Verde por meio da modalidade de compra e venda.

O imóvel com área de 965 hectares é uma média propriedade e não poderia ser desapropriada para fins de reforma agrária, já que somente a grande propriedade, que não cumprir sua função social, é passível de ser desapropriada por interesse social.

A aquisição do imóvel beneficiará as famílias do acampamento Bom Jesus em Augustinópolis, que aguardam há três anos e sete meses a destinação de uma área para a criação de um assentamento. O imóvel foi avaliado pelo INCRA em R$ 2.016.978,56. O valor proposto pela autarquia foi aceito pelo proprietário e a aquisição foi aprovada durante a audiência pública.

Maria Janeide de Oliveira, representante do Acampamento Bom Jesus, disse que as famílias aguardavam com muita esperança a aquisição da área. Ela destacou as dificuldades enfrentadas no acampamento e que o acesso à terra será a maior conquista das famílias. “Sou filha de agricultores, mãe de quatro filhos e pela primeira vez vou ter um pedaço de terra. A terra é minha vida e agora podemos comemorar essa conquista.”

O Superintendente Regional Substituto do INCRA, Luiz Amado Pereira Júnior, destacou que a aprovação da sociedade sobre a aquisição do imóvel foi importante para tornar transparente a aplicação dos recursos públicos e assegurar a legitimidade das ações da autarquia.

Com a aprovação da aquisição, o processo será enviado a Brasília (DF) para liberação de recursos por parte da Secretaria do Tesouro Nacional. Após o registro do imóvel em nome da autarquia e o pagamento da indenização ao proprietário, o INCRA providenciará a criação do projeto e o assentamento das famílias acampadas aprovadas no processo de seleção.

Presenças

A audiência pública contou com a presença de representantes da Prefeitura, Câmara Municipal de Vereadores, Defensoria Pública, Promotoria Pública e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Augustinópolis. Também compareceram representantes do Ministério Público Federal, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Polícia Federal, Naturatins, Ruraltins e Comissão Pastoral da Terra.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Kátia entrega perfuratrizes para Consórcio Intermunicipal do Bico na próxima segunda, dia 25

Publicado

em

A senadora Kátia Abreu (PP) realizará na próxima  segunda-feira, 25, cerimônia de entrega de duas perfuratrizes ao Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Bico do Papagaio (COINBIPA).   

Foram convidados os 25 prefeitos que compõem o consórcio.

Também serão abordados os programas Tocantins Catarata Zero, e Tocantins Cirurgia Fila Zero, ambos idealizados pela parlamentar.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: 9º Batalhão realiza inspeção médica anual de policiais

Publicado

em

Iniciou na manhã desta sexta-feira, 22, a inspeção de saúde anual dos policiais militares do 9º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Tocantins, conforme a Portaria nº 006/2021-Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS). A apresentação obrigatória dos exames de saúde e laudos médicos está sendo realizada na sede do quartel da PM em Araguatins, no Bico do Papagaio.

A inspeção de saúde acontece sob a responsabilidade da DSPS da Polícia Militar por meio do Núcleo de Saúde de Araguatins.

O médico responsável pela inspeção é o 3º sargento Cleston Paiva Ferreira do 2º BPM em Araguaína, médico clínico geral com especialização em andamento na área de ortopedia, auxiliado pelo enfermeiro do 9º BPM, 2º sargento Denis Gonçalves Novais e das técnicas de enfermagem do município de Araguatins, Amanda Araújo Pereira e Arlete dos Santos Silva.

De acordo com a agenda de atendimento elaborada pelo representante Regional da Fundação Pró-Tocantins (FPTO) na área do 9º BPM, major Antônio Alberto Lemos Sodré, a apresentação dos exames acontece das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, e vai até amanhã, sábado, dia 23.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Saiba mais detalhes sobre Juliano Ribeiro, que será secretário de Saúde

Publicado

em

O prefeito Aquiles da Areia (PP), vem protelando o anúncio do nome de Juliano Ribeiro de Souza, como secretário municipal de Saúde, em lugar da médica araguatinense, Simydarkuia Araújo da Silva, que entregou o cargo no último dia 11, para não ter de usar recursos destinados à Atenção Básica, em outras áreas, como pagamento de funcionários e fornecedores atrasados, por determinação do prefeito. Simydarkuia foi orientada por sua assessoria, que a medida, lhe traria problemas futuros, com órgãos de fiscalização e controle.

Aquiles definiu pelo nome de Juliano, ainda na semana passada. Apenas o contador e conselheiro político, Jailson Pontes, foi comunicado oficialmente, e depois membros da cúpula da gestão como Wendell Silva Miranda, secretário de Administração e Finanças e que está acumulando a Saúde e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Boleslaw Daroszewski Júnior, o Bolecho.

Com fontes em setores da Saúde estadual, nossa equipe levantou que Juliano Ribeiro é técnico em contabilidade e bacharel em Administração Pública. Foi secretário municipal de Saúde em Natividade e Chapada de Natividade; foi diretor geral do Hospital Regional de Arraias; superintendente em Saúde no município de Dianópolis, além de diretor administrativo e vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado Tocantins.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze