Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Audiência pública discute aquisição de fazenda para reforma agrária

Publicado

em

O INCRA promove audiência pública nesta quarta-feira, 25, para debater a aquisição de área para a reforma agrária no município de Augustinópolis. O evento será realizado às 14h, na Câmara Municipal, com o objetivo de aprovar a compra da Fazenda Baixa Verde, com área de 965 hectares.

Durante o evento, o INCRA apresentará os detalhes da avaliação, as características da propriedade e os valores a serem pagos. Os participantes devem opinar sobre o prosseguimento ou não da aquisição da área, que se aprovada, será transformada em projeto de assentamento com o objetivo de atender 28 famílias de agricultores familiares sem terra do município.

O INCRA realiza audiências públicas sempre que planeja adquirir um imóvel pelo processo de compra e venda. Nos encontros, o assunto é debatido pelos representantes da sociedade civil, movimentos sociais, trabalhadores rurais e instituições públicas convidadas, como órgãos de controle, autoridades federais, estaduais e municipais.

De acordo com a legislação em vigor, a grande propriedade rural que não cumpre sua função social é passível de ser desapropriada para fins de reforma agrária. No Tocantins, a regra vale para os imóveis com área igual ou superior a 1200 hectares. A Fazenda Baixa Verde é uma média propriedade e não pode ser desapropriada, apenas adquirida para promover o assentamento de agricultores familiares.

A modalidade de compra e venda é mais rápida que a desapropriação por interesse social, mas precisa da concordância do proprietário e da sociedade. A audiência é uma consulta popular sobre os investimentos públicos. Técnicos do Incra apresentam a área e explicam a metodologia de avaliação, que considera características do imóvel, como localização, qualidade do solo e benfeitorias, além dos preços de mercado. Os valores referentes ao preço da terra da nua são pagos em Título da Dívida Agrária (TDA) e as benfeitorias, em dinheiro. Todo o procedimento é regulado pelo Decreto Nº 433/92.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

UNITINS lança edital para Vestibular 2022/1 com 680 vagas

Publicado

em

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou nesta quinta-feira, 21, o edital do Vestibular 2022/1 com 680 vagas divididas entre os 17 cursos de graduação ofertados pela instituição em seus cinco câmpus, sendo 40 vagas para cada curso. As inscrições estarão abertas no período de 26 de outubro a 11 de novembro e a taxa custa R$120,00. O edital e cronograma completos podem ser acessados aqui.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas no dia 19 de dezembro nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins, municípios onde a Unitins tem câmpus, e em Araguaína exclusivamente para o curso de Medicina.


O edital estabelece que os candidatos ao curso de Medicina poderão optar por fazer a prova em Palmas, Araguaína ou Augustinópolis, podendo haver realocação de candidatos de Augustinópolis para Araguaína, conforme ordem de inscrição. Já os candidatos aos demais cursos poderão optar por fazer as provas em qualquer uma das cidades onde a Unitins possui câmpus.

Confira a seguir a relação de cursos que a Unitins oferece em cada câmpus e para os quais os candidatos podem se inscrever neste Vestibular:

• Câmpus Palmas
– Direito                                        
– Engenharia Agronômica
– Pedagogia
– Serviço Social                       
– Sistemas de Informação       

• Câmpus Araguatins
– Letras                                   
– Pedagogia                            

• Câmpus Augustinópolis
– Ciências Contábeis                
– Direito                           
– Enfermagem                   
– Medicina

• Câmpus Dianópolis
– Administração                     
– Ciências Contábeis           
– Direito                                      

• Câmpus Paraíso
– Ciências Contábeis           
– Direito      
– Tecnologia em Gestão do Agronegócio  

As aulas do semestre letivo 2022/1 estão previstas para começar em 14 de fevereiro de 2022 de forma presencial.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça orienta Wanderlei fazer mudanças no Governo

Publicado

em

O governador interino, Wanderlei Barbosa (Sem Partido), disse na manhã desta quinta, 21, que não fará mudanças bruscas no Governo do Tocantins, nesse primeiro momento, porém, deixou claro, que a Justiça o orientou, que alguns seguimentos da gestão precisam ser modificados. Wanderlei não informou quais seriam esses seguimentos. Assista as declarações no vídeo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze