Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Aula Magna do curso de Medicina reúne acadêmicos, comunidade e autoridades

Publicado

em

Na noite dessa quinta-feira, 30, ocorreu a aula magna que marcou o início do curso de graduação em Medicina, do campus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) em Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio. Além da aula magna, também foi realizada a cerimônia de entrega dos jalecos.

O evento foi prestigiado por autoridades municipais e estaduais.

Na ocasião o governador, Mauro Carlesse (PSL), anunciou que a Unitins terá um percentual vinculado por lei no orçamento. Na oportunidade o Governador anunciou que vai encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa que visa vincular um percentual do orçamento para a Unitins e que já determinou estudos para implantação de mais 20 cursos no Estado. 

Augustinópolis foi escolhida como sede do curso pela localização na região, as potencialidades e por já contar com um campus com o curso de Enfermagem o que viabiliza aproveitamento e ampliação de laboratórios na área de saúde. Além de Medicina e Enfermagem, o campus conta ainda com graduações em Direito e Ciências Contábeis.


Na ocasião, foram apresentados o projeto pedagógico, a estrutura acadêmica, bem como, as perspectivas e desafios da graduação. 

O reitor da instituição, Augusto Rezende, destacou que a primeira mensagem é de agradecimento pela implantação do curso e realizar o primeiro vestibular com mais de 7 mil candidatos. “Hoje aqui recebemos os 40 melhores, que estão prontos para entrar na nossa Universidade, participar dos nossos planos de disciplina e, principalmente, acreditar na nossa instituição. Temos certeza que vamos entregar esses alunos ao sistema de saúde do Tocantins e do Brasil devidamente preparados, sabendo da saúde pública, das dificuldades que é trabalhar com a área da saúde, principalmente sabendo do dever social que é um curso de Medicina para o Bico do Papagaio”, ressaltou.

A aula inaugural foi marcada pela palestra do professor doutor Neilton Araújo de Oliveira, com o tema A formação médica para o desenvolvimento regional e do Sistema Único de Saúde. O palestrante é médico e professor, especialista em Saúde Pública e em Políticas e Estratégias Nacionais, mestre em Saúde Coletiva, doutor em Ciências (Ensino de Biociências e Saúde). É assessor do Ministério da Saúde, Conselheiro e membro da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde e do Comitê de Acompanhamento da covid-19.

Neilton Araújo destacou que o momento é de festejar, porque se trata de um fato histórico, fruto de um esforço coletivo. Para ele, esse curso representa uma integração muito forte. Ele fez uma reflexão histórica da medicina e da sua inserção na equipe da saúde. Segundo ele, a saúde é o fator de desenvolvimento mais importante em qualquer lugar do mundo e o curso de Medicina é um instrumento muito importante de articulação e integração das políticas governamentais, da participação da sociedade e da formação de conhecimento para essa região. “Acredito na potencialidade desse curso, tanto como instrumento de formação como na continuação de esforços para o desenvolvimento do Bico do Papagaio, do sul do Maranhão e do sul do Pará”, ressaltou.

O coordenador do curso, Victor Giovannino, saudou os presentes, em especial ao Governador e os pais que acompanhavam o evento, e destacou a responsabilidade da Instituição em ter sido escolhida pelos estudantes para a realização do curso superior. “Vocês confiaram a nós a realização dos seus sonhos e eu desejo que vocês não sejam apenas médicos, mas sobretudo humanos”, frisou lembrando a expectativa da população local em torno do curso.

Entrega de jalecos

A cerimônia de entrega dos jalecos, simbolicamente marca o início das suas vidas no curso e o comprometimento com a profissão que escolheram. O ato de entrega aos acadêmicos foi feito pelos padrinhos, escolhidos pelos próprios acadêmicos.

Acredita-se que o jaleco tenha sido utilizado pela primeira vez durante o surto de peste bubônica na Europa do século XIV. Portanto, a entrega do jaleco é uma cerimônia importante, porque simboliza  o comprometimento com a profissão. (Com informações de Jarbas Coutinho)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Homem é morto com facada no peito e suspeito foge

Publicado

em

Um homem foi morto com uma facada no peito em Palmeiras, no Bico do Papagaio, após uma discussão em um bar. O suspeito foi identificado pela Polícia Militar, mas fugiu do local e ainda não foi localizado. O crime aconteceu na manhã deste domingo (24).

A PM informou que quando chegou uma equipe da saúde do município tinha confirmado a morte. A vítima foi golpeada com uma perfuração de faca na altura do peito.


Testemunhas contaram à polícia que os dois homens estavam conversando e logo depois, sem motivo aparente, o autor atingiu a vítima com uma facada. O suspeito fugiu do local a pé e não foi localizado.

A PM informou que o autor do crime é conhecido na região por envolvimento com outras duas mortes. Os militares isolaram o local do fato, chamaram a perícia científica e o IML para recolher o corpo. O caso foi repassado para a Polícia Civil e o suspeito está sendo procurado. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Saúde apresenta projeto “Fortalece Pré-Natal”

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, das Diretorias de Atenção Primária e Especializada e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), promoveu na sexta-feira, 22, reunião híbrida no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde para apresentação do projeto-piloto Fortalece Pré-natal.

No Bico do Papagaio, o município de Axixá, está entre os selecionados.

A apresentação do projeto feita pela diretora de Atenção Primária da SES-TO, Laudecy Soares, especificou a origem do projeto, os objetivos, os benefícios, o público-alvo, a metodologia, os critérios de eleição dos municípios prioritários e os próximos passos que serão dados para implantação.

Para Laudecy Soares, “o projeto tem como objetivo ofertar apoio às equipes de APS [Atenção Primária à Saúde] no processo de qualificação e fortalecimento do pré-natal nos municípios prioritários, contemplando as oito regiões de saúde do Tocantins”, destacando ainda que “o projeto é uma das prioridades para a Diretoria, considerando o cenário epidemiológico em relação ao pré-natal e à morbimortalidade materna e infantil”, completou.

Também esteve presente na reunião, de forma presencial, Rondinelly Souza, Presidente do Cosems-TO, pontuando que é de extrema importância para quem está na ponta, receber projetos como este. Nós temos condições de pegar este projeto e torná-lo referência em ação, quando falamos de gestação, de pré-natal e na maternidade de forma geral. Foi pensada a participação de todas as esferas: judiciário, Estado – que é o intermediário neste processo, e os municípios que são os executores. Continuem contando com o Cosems, porque sabemos que o papel institucional é acima de tudo dar condições para essa operacionalização, para que o projeto possa rodar, para que esse projeto possa ser um caso de sucesso em âmbito nacional”, completou.

Ao final da reunião, ficaram como encaminhamentos assinatura do Termo de Adesão pelos gestores dos municípios prioritários, indicação de equipe de Saúde da Família (ESF) e respectivas equipes de Saúde Bucal (ESB) e equipe multiprofissional, referências para a ESF selecionada, até o dia 29 de outubro de 2021.

Critérios de seleção e municípios selecionados

Os municípios foram selecionados com base na análise do resultado dos indicadores, definidos como critérios de priorização, proporção de nascidos vivos de mães, com sete ou mais consultas de pré-natal; número de nascidos vivos prematuros (menores de 22 a 36 semanas), e, estimativa de gestantes de 2021, por município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Cemitérios são preparados para Dia dos Finados

Publicado

em

Os cemitérios públicos de São Miguel, no Bico do Papagaio, estão sendo preparados para receber visitantes no Dia dos Finados, no dia 2 de novembro, uma terça-feira.

A Prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, vem fazendo serviços de roço, limpeza e reparos em geral em todos os principais cemitério do município.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze