Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINOPOLIS: CONSOCIAL reúne representantes de 12 municípios em sua 8ª edição

Publicado

em

A região do Bico do Papagaio recebeu nesta quinta-feira, 20, a Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social (CONSOCIAL), que está na 8ª edição. Augustinópolis acolheu mais de cem representantes de Araguatins, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Esperantina, Itaguatins, Maurilândia do Tocantins, Praia Norte, Sampaio, São Miguel do Tocantins, São Sebastião e Sítio Novo do Tocantins para apresentarem propostas dentro dos seguintes temas-eixo: Transparência pública; Acesso à informação pública; Controle social; Conselhos de políticas públicas; e Prevenção e combate à corrupção.

Os participantes foram divididos em grupos e guiados, na condução dos debates, pelos facilitadores (representantes da CGE, da CGU e da Secretaria de Saúde) que têm como referência o texto-base, elaborado pela Comissão Organizadora Nacional da Conferência. O referido texto-base traz conceitos relevantes sobre os temas a serem discutidos, contextualização do tema, indicação da legislação aplicável e um panorama do cenário atual, com seus desafios e possibilidades.

Em Augustinópolis, foram escolhidos 20 Delegados para representarem o poder público, a sociedade civil e os Conselhos da Região nas conferências estadual e nacional. 

A palestra de abertura foi realizada pelo Subsecretário da Controladoria Geral do Estado, Juvenal Gomes dos Santos, que abordou a temática relativa à transparência pública e controle social, passando informações gerais que iriam servir de subsídios para os debates, a exemplo da liberdade de Informação, Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como os mecanismos de engajamento da sociedade, como PPA e LOA.

Para a prefeita de Augustinópolis, Maria do Carmo, o evento foi muito bom. “Quem veio participou ativamente. Estava engajado nas discussões que realmente interessam a toda sociedade. Além disso a conferência foi muito bem conduzida pelos representantes da CGE, Juvenal Gomes, e da CGU, David Lemos Rosa.

CONSOCIAL

A Consocial é uma iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU), organizada,no caso do Tocantins, pela da Controladoria Geral do Estado – CGE, com o objetivo maior de traçar diretrizes de atuação para assegurar a efetividade das políticas públicas de promoção da transparência pública e da participação social. A próxima edição será em Paraíso do Tocantins dia 26 de outubro. (Ascom CGE).

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Veja desembarque de tropa da PF para operação contra Carlesse

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

STJ afasta Carlesse do Governo por 6 meses

Publicado

em

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o afastamento do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), por 6 meses, em uma investigação sobre suposto pagamento de propina e obstrução de investigações. A Polícia Federal faz buscas na casa de Carlesse e na sede do governo do Tocantins na manhã desta quarta-feira (20).

Segundo a Polícia Federal, as buscas fazem parte de duas operações simultâneas que investigam pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução de investigações.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Motocicleta furtada é localizada em Araguaína

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na noite desse domingo, 17, no Setor Vila Couto Magalhães em Araguaína, um adolescente de 14 anos, por ato infracional de receptação. Com o menor infrator foi localizada uma motoneta Honda POP 100, cor preta e um smartphone.

Durante patrulhamento no endereço informado, a equipe de policiais militares deparou-se com um adolescente de 14 anos, conduzindo uma motoneta Honda POP 100 de cor preta e de posse de um smartphone. Durante a abordagem, o menor informou que teria pego o veículo emprestado de um indivíduo, não identificado, na cidade de Arguianópolis, no Bico do Papagaio, e que teria comprado o smartphone por R$ 100,00 (cem reais) no mesmo município.

A guarnição entrou em contato com o destacamento militar na cidade de Arguianópolis e constatou que o veículo teria sido furtado no mesmo dia, 17/10 do corrente ano, no Setor Central do município.

Diante dos fatos, o veículo e o smartphone foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Araguaína, para os procedimentos legais. O adolescente foi entregue ao Conselho Tutelar para as medidas cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze