Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Curso de Medicina é aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde

Publicado

em

O pleno do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) aprovou na quinta-feira, 10, a abertura do curso de Medicina da Unitins no Câmpus Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio. O parecer favorável com a devida aprovação por parte do CES é uma etapa importante e imprescindível no processo de abertura do curso, que agora depende somente da aprovação por parte do Conselho Estadual de Educação.

No início de maio, membros da Comissão Avaliadora instituída pelo CES estiveram em Augustinópolis para visitas in loco ao Câmpus da Unitins e às unidades hospitalares da região do Bico do Papagaio. Eles conheceram toda a estrutura física de laboratórios, biblioteca, salas de aula e outros ambientes no Câmpus da Universidade, além de verificar as ampliações e aquisições em andamento para atender o curso de Medicina. O grupo também visitou o Hospital Regional de Augustinópolis, os hospitais municipais, UPAs e UBSs da região do Bico do Papagaio nos quais os alunos de Medicina da Unitins executarão, também, a parte prática da formação acadêmica e profissional.


O reitor da Unitins, Augusto Rezende, comemora a aprovação do Conselho Estadual de Saúde e informa que a próxima etapa é a avaliação por parte do Conselho Estadual de Educação (CEE), cuja visita in loco da Comissão designada já está marcada para os próximos dias 18 e 19 de junho, em Augustinópolis. Com a aprovação também por parte do CEE, a Unitins lançará o primeiro vestibular do curso de Medicina e a previsão é de que a primeira turma inicie as aulas ainda em 2021.

“Nós sabemos e reiteramos que a Comissão do CES fez as visitas in loco de forma bastante objetiva e regimentada nos critérios que precisavam ser avaliados, considerando a quantidade de leitos e especialidades já atendidas nas unidades de saúde da região do Bico do Papagaio, entre outros aspectos. Foram três dias de trabalho deles para conferir a estrutura disponível e em ampliação tanto da Unitins quanto das unidades hospitalares”, pontua o reitor completando que a aprovação do Conselho Estadual de Saúde reforça a importância do curso de Medicina para a região Norte do Tocantins e amplia a formação da Unitins na área da Saúde, que hoje já conta com o curso de Enfermagem.

Augusto Rezende ressalta, ainda, que “o governador Mauro Carlesse é um entusiasta da Universidade e do curso de Medicina que será oferecido pela Unitins. Ele apoia e incentiva a expansão da Universidade por saber do poder transformador da educação. Ele quer que a Unitins chegue ao maior número possível de tocantinenses levando educação de qualidade, e nós trabalhamos diuturnamente para isso”. (Charlyne Sueste)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Suspeito de promover arrastão é preso pela Polícia Civil

Publicado

em

Um homem de 20 anos, suspeito de praticar uma série de roubos a transeuntes, na noite do dia 16 de julho de 2021, na cidade de Wanderlândia, no Bico do Papagaio, foi preso pela Polícia Civil do Tocantins, através de ação conjunta realizada por policiais civis da 30° Delegacia de Wanderlândia, com apoio da 29ª DP Araguaína e 32ª DP de Babaçulândia, na manhã desta sexta-feira, 30.

Coordenada pelo delegado-chefe da 30ª DP, Alexander Pereira da Costa, a prisão foi realizada na cidade de Babaçulândia, em cumprimento a mandado de prisão temporária, expedido pela Vara Criminal de Wanderlândia. Na oportunidade, os policiais civis também deram cumprimento a mandado de busca e apreensão na residência que era ocupada pelo suspeito. No local, foi localizada uma carteira, subtraída de uma das vítimas.

 
Os crimes

Segundo a autoridade policial, na noite do dia 16 de julho do corrente mês, o indivíduo preso hoje, juntamente com um comparsa foi até o município de Wanderlândia, onde passou a abordar transeuntes no sentido de praticar os roubos. Portando armas de fogo e conduzindo uma motocicleta, os investigados fizeram ao menos quatro vítimas de quem roubaram todos os pertences, incluindo aparelhos celulares, carteira e dinheiro.

Ainda segundo o delegado, os crimes em série foram praticados em um curto espaço de tempo e levaram pânico e terror à população. “Os dois indivíduos praticaram uma série de crimes que levaram terror à população, pois agiam sempre com muita violência e rendiam as vítimas, com o uso de armas de fogo. Dessa forma intensificamos as investigações para identificar os dois suspeitos e efetuar a prisão dos mesmos, pois trata-se de pessoas de alta periculosidade”, ressaltou o delegado.

Após ser preso, o homem foi conduzido até a sede da 30ª DP e após a realização das providências legais cabíveis, recolhido à Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário. 

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Carro pega fogo no Centro

Publicado

em

Um carro pegou fogo na tarde desta sexta, 30, no Centro da cidade de Araguatins, Bico do Papagaio. O fato ocorreu na Rua Floriano Peixoto, umas das principais vias da cidade.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas.

As causas do incidente ainda não foram confirmadas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Gomes, Jair e Auri, euforia para 2022

Publicado

em

Na capital para participarem de evento da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), nesta sexta, 30, onde ocorrerá a entrega de máquinas e equipamentos a Prefeituras Municipais do estado de Tocantins, o prefeito de Axixá, Auri Wulange Ribeiro Jorge (PSL); o deputado estadual, Jair Farias (MDB) e o senador, Eduardo Gomes (MDB), se encontraram na noite desta quinta, 29.

Um dos assuntos mais conversado, segundo pessoas ligadas aos três políticos, foi o processo eleitoral de 2022, que ocupou mais espaço, do que o evento da CODEVASF.

Segundo pessoas que estavam no local, era perceptível a empolgação de Auri e Jair, para uma possível dobradinha, para deputado estadual e federal, tendo como padrinho, o senador Eduardo Gomes (MDB).

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze