Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Defensoria aponta problemas em cadeia

Publicado

em

Um relatório elaborado pelos defensores públicos que participaram da I Força Estadual de Assistência ao Preso, coordenado pelo Núcleo de Assistência de Defesa ao Preso da Defensoria Pública(NADEP), constatou irregularidades na Cadeira Pública de Augustinópolis. Segundo o documento, o primeiro ponto critico é a superlotação. De acordo com as informações da Administração da Cadeia Pública há 87 presos sendo que a capacidade máxima do estabelecimento é de 60 presos.

Também teria sido constatadas algumas ilegalidades, à exemplo da prisão de um adolescente há um mês e dez dias numa cela com 20 presos, entre os quais muitos eram condenados. “Imediatamente fizemos o requerimento ao diretor do estabelecimento prisional que assegurasse a separação do adolescente daquele estabelecimento”, disse a coordenadora do NADEP, a defensora pública Franciana Di Fátima.

Entre as reclamações feitas pela população carcerária, o que chamou a atenção dos defensores públicos foi o grande número de queixas referentes aos direitos fundamentais, em especial pratica de agressão física sobejamente quando solicitam atendimento médico. “Segundo os presos o atendimento médico é precário e somente acontece fora da unidade prisional, após dias de sofrimento”, relatou Franciana Di Fátima. Os presos ainda pleitearam o exercício do direito de visita aberta, com fins de assegurar o maior enlace afetivo entre os visitantes. Além disso, dentro do procedimento individual, a Força Estadual de Assistência ao Preso analisou 20 processos de revisão. (Assessoria da Defensoria Pública do TO)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Prefeitos de Wanderlândia e Darcinópolis buscam orientações e futuras parcerias com SEAGRO

Publicado

em

O Governo do Tocantins tem recebido a visita dos prefeitos eleitos nas eleições de 2020 de diversas cidades do Tocantins. Cientes de que o Estado tem vocação para a agricultura, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) tem sido procurada para orientações que venham inserir socialmente, produtivamente e economicamente os municípios. Na manhã dessa quinta-feira, 26, o secretário Thiago Dourado, gestor da Seagro, recebeu os prefeito de Darcinópolis, Jakson Soares e de Wanderlândia, Eduardo Madruga, que estava acompanhado de Djalma Júnior prefeito eleito.

Segundo o secretário é muito importante que os novos prefeitos estejam aliados com a política pública do Estado, pois através das plataformas de fortalecimento da agricultura e da agricultura familiar poderão trabalhar de maneira conjunta, sinérgica com o objetivo de alcançar um resultado em comum.

Darcinópolis

A procura pela Seagro para o prefeito de Darcinópolis, Jackson Soares tem como compromisso fomentar a agricultura para os darcinopolinos. “O setor agropecuário para ter um indicador positivo é preciso que haja todo um trabalho de capacitação, profissionalização e reconhecemos que podemos potencializar a produção com conhecimento e oportunidades”, destacou.

Wanderlândia

Acompanhado do atual prefeito de Wanderlândia, Eduardo Madruga, o prefeito recém eleito, Djalma Júnior, falou sobre a vocação da cidade e as perspectivas que tem com relação ao Governo do Tocantins. “Wanderlândia  é uma cidade com muita terra fértil, muita água e propícia para a plantação de mandioca, abacaxi, melancia e a agropecuária. Vários fatores nos leva a ir atrás de recursos para fomentar a agricultura no nosso município. Vamos sempre contar com o apoio e parceria do Governo do Tocantins para levar benefícios para a nossa cidade” ponderou Djalma Júnior.

Diante das demandas dos novos eleitos, o secretário Thiago Dourado observou que os prefeitos tem uma nova visão sobre o próprio mandato ao buscar parceria com o Governo. “Vamos trabalhar em conjunto, e pra isso já consolidamos agenda após a posse dos prefeitos eleitos e darmos continuidade no fortalecimento da agricultura do Estado”, concluiu Thiago Dourado. (Com informações de Leide Theophilo e foto de Wilson Rodrigues)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Aquiles deve iniciar governo com ampla base na Câmara

Publicado

em

O prefeito eleito Aquiles da Areia (PP), deve tomar posse em 1ª de janeiro e ter total tranquilidade da Câmara, com ampla maioria de parlamentares apoiando o Governo Municipal. Isso dará ao gestor despreocupação para aprovar as medidas iniciais de sua gestão.

Dos 13 vereadores eleitos, nada mais, nada menos, que 8, estavam no grupo de apoio a Aquiles na campanha. As exceções foram Jairo Ribeiro e Leocy, ambos do MDB, que apoiaram Cláudio Santana (MDB) e Chico Moura (PTB), Antônio Evangelista (SD) e Wando do Natal (PRTB) que apoiaram Rocha Miranda (PTB). Todos os outros estavam no palanque do pepista.

Jairo, Leocy, Chico Mouro, Antônio Evangelista (SD) e Wando do Natal (PRTB), ainda não se pronunciaram sobre suas posições iniciais na próxima legislatura, se irão aderir a base de apoio ou farão oposição. Nos bastidores, a informação é que Chico Moura, Antônio Evangelista e Wando, estariam em conversas adiantadas para integrara a base.

Veja os nomes que comporão a Câmara Municipal para a legislatura 2021/2024.

Rômulo Ferreira (REPUBLICANOS)

Luiz do Falcão (SD)

Miguel do Cajueiro (DEM)

Roberto Pires (SD)

Darlan Pernambuco (DEM)

Jairo Ribeiro (MDB)

Leocy Mota (MDB)

Antônio Evangelista (SD)

Marlucio (REPUBLICANOS)

Magno Fain (PP)

Weudys Dias (PRTB)

Chico Moura (PTB)

Wando do Natal (PRTB)

Continue lendo

Bico do Papagaio

WANDERLÂNDIA: Nova morte por Covid-19 é confirmada

Publicado

em

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, desta quinta, 26, confirmou a sexta morte por Covid-19, no município de Wanderlândia, no Bico do Papagaio.

A vítima é um homem de 79 anos, com diabetes, insuficiência renal e hipertensão. Óbito no dia 1ª de agosto, no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo
publicidade Bronze