Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Detentos concluem Ensino Médio

Publicado

em

A oferta da Educação no Sistema Penal, na modalidade Educação para Jovens e Adultos (EJA), é uma realidade que tem sido viabilizada devido às ações pactuadas entre a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Como resultado dessa parceria, na sexta-feira, 5, foi marcada pela formatura no ensino médio de oito pessoas privadas de liberdade da Unidade Penal de Augustinópolis. A ação foi realizada conforme as orientações dos profissionais da saúde para a prevenção de contágios pela Covid-19.

De acordo com a agente analista de execução penal e responsável pela Política de Educação nas Unidades Penais, Renata Keli Duarte, a educação é uma das ferramentas importantes no processo de reinserção social. “Temos trabalhado, em conjunto com os chefes das unidades e demais servidores, com os órgãos da execução e a ofertante Seduc, a fim de fomentar os projetos de educação conforme estabelece a Lei de Execução Penal”, explicou.

O chefe de segurança da Unidade Penal de Augustinópolis, Edvanio Pereira Silva, falou sobre a importância social da oferta de Educação aos custodiados. “Sabemos que a sociedade em geral tem uma visão distorcida de que o Sistema Penal é uma ferramenta apenas punitiva. A experiência na nossa Unidade acontece para mostrar que os presos podem mudar de vida pela educação. Alguns só precisam de uma oportunidade que não lhes foi dada fora do Sistema e aqui, quando finalmente recebem esse apoio, vemos que essas vidas podem ser transformadas”, concluiu.

Entre os formandos estava o custodiado, F.S.P., que aproveitou a oportunidade para agradecer aos profissionais envolvidos nos trabalhos educacionais desenvolvidos na Unidade Penal. “Foi muito bom para nós e por isso quero agradecer a toda a equipe da escola e dizer que admiro os professores que passaram pela minha vida. Eu estava perdido, mas agora tenho um foco, quero alcançar meus objetivos, melhorar de vida com os estudos e ter um emprego para ajudar a minha família fora daqui”, afirmou.

Tatiane Maria Padilha Targino, mestre em Ciências da Educação e diretora da Escola Estadual Fazenda Dezesseis, que oferta escolarização na Unidade Penal de Augustinópolis, definiu o momento como sendo marcante por se tratar da primeira turma de pessoas privadas de liberdade formada no ensino médio na região. “Quero ressaltar que essa iniciativa nos oportuniza efetivar a função social da nossa Unidade de Ensino, que vai muito além do letramento, visando também a transformação de vidas”, disse a educadora. (Maria Gabriela)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Prefeito e primeira-dama testam positivo para Covid-19

Publicado

em

O Prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes (PSD) e primeira-dama, Priscila Lutiane testaram positivo para a Covid-19. O exame foi realizado nesta quarta-feira, 3. Com isso, a recomendação médica é de que eles permaneçam em isolamento, seguindo todos os protocolos de segurança, pelos próximos sete dias. Ambos seguem sem sintomas e bem de saúde.

Apesar do isolamento, prefeito e primeira-dama seguem cumprindo as agendas e atividades administrativas de casa, de forma virtual. Os servidores que tiveram contato com o chefe do Poder Executivo também deverão ser testados e o gabinete passará pelo processo de higienização.

O prefeito Paulo Gomes reforçou para a população a atenção aos cuidados com a prevenção da doença. “Com o intuito de não prejudicar a saúde de terceiros e preservá-los de uma eventual contaminação, resolvi realizar o exame para o novo coronavírus, ao qual, infelizmente, testei positivo. Peço encarecidamente para aqueles que estiveram comigo nestes últimos dias, para que se cuidem e, se possível, façam a testagem. É muito importante manter o distanciamento, usar máscara, o uso de álcool na higienização das mãos e, se possível, ficar em casa”, disse ele.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Na Vila Miranda, homem é preso em flagrante com arma e maconha

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na manhã desta quarta-feira, 03, a prisão de um homem de 33 anos, e apreendeu uma pistola calibre 7,65mm municiada com cinco cartuchos intactos que estava em sua cintura, além de mais oito munições intactas e uma porção de substância análoga à maconha, encontradas no interior da residência do suspeito, onde também funciona um bar.

A guarnição com militares do 9º Batalhão da PM realizava patrulhamento no Bairro Vila Miranda, em Araguatins, no Bico do Papagaio, quando avistou o suspeito no estabelecimento. Ele foi abordado e submetido à busca pessoal, momento em que os policiais localizaram a arma de fogo em seu poder. O indivíduo foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

O homem, juntamente com os objetos apreendidos, foi apresentado na Central de Flagrantes para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Paciente de 46 anos morre de Covid

Publicado

em

Nesta quarta, 3, uma nova morte por Covid-19, foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio de seu Boletim Epidemiológico, no município de Augustinópolis, no Bico do Papagaio.

O paciente morreu na semana passada, dia 28 de fevereiro, no Hospital Regional. O paciente era homem, tinha 46 anos e tinha doença hepática.

Continue lendo
publicidade Bronze