- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AUGUSTINÓPOLIS: Em entrevista, presidente da Câmara comenta situação do município e eleição 2020

Mais Lidas

O presidente da Câmara Municipal de Augustinópolis, Elias Madeira (PV), recebeu nossa reportagem, para um entrevista, onde falou sobre o processo eleitoral e a situação do município que vive em meio a crise política e agora como no restante do país, ao enfrentamento da pandemia de coronavírus (Covid-19).

Leia a entrevista:

FOLHA DO BICO – Presidente, Augustinópolis vive pouco mais de 1 anos, com problemas graves em sua conjuntura política, com denúncias por parte de órgãos como Ministério Público e Polícia Civil, de um esquema de corrupção na gestão municipal. Com o senhor avalia esse momento difícil?

ELIAS MADEIRASCom muita Tristeza, não só para mim, mas por toda a comunidade. A corrupção tornou-se uma prática maligna nas gestões no Brasil, e não podemos aceitar em Augustinópolis. Não só os órgãos de investigação como a Polícia e o Ministério Público, mas também os órgãos de fiscalização como Tribunal de Contas e Câmara Municipais, tem que atuar no dever de fiscalizar o dinheiro público, não permitindo que está prática seja exercida nas gestões.

FOLHA DO BICO – Nesses últimos meses, a população assistiu um embate forte, entre Poder Executivo e o Legislativo, com a entrada dos novos vereadores. Na sua visão, essa disputa trouxe mais benefícios ou malefícios e o porquê?

ELIAS MADEIRANa realidade, não foi um embate, mas tomada de atitude que a Câmara Municipal de Augustinópolis tem demostrado, pois deixou de ser um puxadinho do Executivo e vem agindo com responsabilidade, exercendo o seu real papel de órgão fiscalizador e legislador. Estamos trabalhando em prol da sociedade, como deve ser a postura de nós vereadores, colaborando com o executivo no que for necessário, mas não esquecendo seu papel de um poder independente.

FOLHA DO BICO – Estamos em um ano eleitoral, o que teoricamente, encurta as ações de trabalho dos Poderes Legislativo e Executivo, por conta da eleição municipal. O que o Poder Legislativo pode fazer em prol da comunidade augustinopolina nesse período curto?

ELIAS MADEIRAO Poder Legislativo cumprirá suas atividades normalmente, realizando as sessões, as reuniões de Comissões e seus atendimentos, inclusive estamos aumentando de 5 para 10 sessões mensalmente. Não iremos parar nosso trabalho nesse momento visando eleições de outubro. Agora após as convenções, reuniremos e vamos achar uma maneira de não prejudicar os andamentos do nosso trabalho e das sessões e não prejudicar os vereadores que estarão concorrendo as eleições. Vamos buscar um consenso e um bom termo.

FOLHA DO BICO – Agora o Bico do Papagaio e o país, passam por uma crise grave com pandemia do coronavírus. No âmbito municipal, o que a Câmara tem ajudado o município de forma direta e prática?

ELIAS MADEIRAReunimos na Câmara com os representantes da Prefeitura e cobramos quais foram as medidas tomadas referente a proteção, combate e fiscalização, e os vereadores fizeram várias sugestões para o Executivo. Estamos participando do Conselho Municipal de Saúde, onde diariamente mantemos contatos e semanalmente nos reunimos. A Câmara Municipal tem demonstrado sua preocupação nesse momento, não só em relação a epidemia, mas em relação às famílias afetadas economicamente com a quarentena e tem buscado junto ao Poder Executivo, formas de ajudar, inclusive solicitamos a Prefeitura a distribuição de cestas básicas a essas família.

FOLHA DO BICO – A gestão Júlio Oliveira caminha para o final. Qual avaliação o senhor faz da atuação de Júlio Oliveira como gestor a frente do município?

ELIAS MADEIRA – Eu fui candidato a vereador na sua chapa, dei meu apoio e contribuição. Esperávamos uma administração moderna e sem amarras políticas, mas infelizmente não aconteceu, sua administração ficou a quem do que esperávamos.

FOLHA DO BICO – No campo político, o grupo da Família Cayres, continua muito forte. O senhor acha que é possível um grupo alternativo fazer frente e derrotar um candidato ligado aos Cayres?

ELIAS MADEIRANão fazemos políticas para derrotar ninguém. Esse não é, e não deve ser o critério de fazer política. Fazemos políticas públicas e voltadas as necessidades da população. O resultado se dará nas urnas. A família Caires teve a oportunidade deles, várias vezes no poder público municipal. As pessoas farão seu julgamento se eles resolverem disputar as eleições. Nosso grupo vai ter candidato independentemente deles ter ou não ter. Acreditamos num novo ciclo de modernidade, renovação e oxigenação na administração pública municipal. Temos como prioridade o crescimento e desenvolvimento da cidade, eles tiveram a oportunidade deles de fazer esse crescimento, mas infelizmente não aconteceu. Agora queremos levar um projeto alternativo independente.

FOLHA DO BICO – O senhor já conseguiu fazer uma leitura do que a população de Augustinópolis espera do próximo gestor que será eleito esse ano? Dos atuais nomes que estão ai como pré-candidatos, o senhor vê algum que tenha sintonia com os desejos da população e reúna condições de corresponder às expectativas do eleitor?

ELIAS MADEIRAA população cansou do modelo atual. Esse modelo de amarras políticas, de panelinhas, modelo arcaico desgastado, sem trazer soluções para a cidade, que convive com os mesmos personagens se alternando no poder. Esse modelo cansou a cidade e os cidadãos, que estão vendo Augustinópolis, perdendo espaço para outras cidades. Precisamos de uma gestão forte, qualificada para Augustinópolis entrar de vez na rota do crescimento e do desenvolvimento. Não dá mais para ficar trocando de gestões, nas mesmas mãos e modelo. Precisamos urgente sair dessas amarras políticas que tem atrasado a cidade, e para isso, em abril, estaremos apresentando nosso pré-candidato, que vem com o perfil e a experiência pública para colocar Augustinópolis no trilho do desenvolvimento.

FOLHA DO BICO – Deixe um recado a população de Augustinópolis em nome da Câmara Municipal.

ELIAS MADEIRAQuero em nome da Câmara Municipal de Augustinópolis, em nome desses bravos vereadores, agradecer a população em geral, pelo carinho, apoio e sobre tudo, bom senso, de entender o nosso trabalho, mesmo tendo alguns grupos contrários por interesses próprios, que tentaram desqualifica essa Câmara, pelo papel independente e fiscalizador, a qual tem exercido suas funções. A grande maioria da população tem demonstrado e reconhecido nosso trabalho. Queremos dizer ao povo de Augustinópolis que a Câmara Municipal continuará exercendo em prol do povo, da nossa gente, com altivez e coragem, não se submetendo a caprichos ou amarras políticas, mas firme e forte em defesa da nossa gente. Esses vereadores atuais tem demostrado trabalho, exercendo suas atividades com brilho e coragem.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias