Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Em tratamento, menina coberta de pelos já sorri ao se olhar no espelho

Publicado

em

kemilly1

A menina Kemilly Vitória Pereira de Souza, de 2 anos e 8 meses, que tem o corpo coberto por pelos, fez a segunda sessão de laserterapia na quinta-feira (19), Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. Pela primeira vez, a garota se viu no espelho com o rosto totalmente livre dos pelos. A menina sorriu e tocou por várias vezes a face. A mãe da criança, a dona de casa Patrícia Batista Pereira, de 22 anos, chorou de emoção ao ver o rosto da filha após o precedimento: “O que eu mais queria era ver o rostinho dela assim. É um sonho realizado”.

Kemilly sofre de uma doença genética e hereditária chamada hipertricose lanuginosa, também conhecida como “síndrome do lobisomem”. O procedimento desta vez foi aplicado do lado direito da face e reforçado no lado esquerdo, onde os pelos haviam sido removidos no dia 5 deste mês.

A mãe diz ter ficado muito feliz com o resultado das duas primeiras sessões. “A gente gosta dela do jeito que ela é, mas queremos vê-la sem esses pelinhos, porque a incomoda bastante. Sem contar que ela sofre preconceito”, afirma.

Médico responsável pelo caso, cirurgião pediátrico Zacharias Calil explicou que começou pelo rosto porque a região e considerada a mais incômoda. A paciente deverá retornar ao HMI no dia 16 de janeiro, quando ele espera aplicar a luz pulsada em parte do braço direito e do tórax. “Vamos por etapa, o laser provoca uma queimadura e temos que tomar cuidado para não lesionar a pele”, explica.

Sessão quinzenal

A previsão inicial era que o tratamento fosse realizado mensalmente. Mas agora, Zacharias Calil pretende diminuir o intervalo entre uma sessão e outra. “Como ela está reagindo bem, acho melhor aproveitar e fazer de 15 em 15 dias”, avaliou.

Calil estima que a menina deverá se submeter a um total de 40 sessões de laserterapia, para matar a raiz dos pelos e evitar que a lanugem volte a crescer. Caso a mudança no cronograma realmente aconteça, o tempo de tratamento cairia de 3 anos para 1 ano e 6 meses. Mas a viabilidade ainda é avaliada pelos pais.

A família de Kemilly mora em Augustinópolis, no norte do Tocantins. O eletricista Antônio de Souza, 34 anos, não sabe se terá condições de viajar uma distância de mais de 1.200 km, entre Goiânia e a cidade natal, quinzenalmente. “Não temos condições de pagar e estamos recebendo a passagem do governo do Tocantins. Não sabemos se eles vão nos dar essa ajuda para vir de 15 em 15 dias”, explica.

Patrícia não descarta a possibilidade de se mudar para a capital goiana. “Por ela, vale qualquer sacrifício”, diz. Mas Antônio prefere não deixar a cidade onde tem casa e emprego.

A mãe conta que, desde o nascimento da menina, a família percebeu que os pelos cobriam todo o corpo da criança, mas que eles foram escurecendo ao longo do tempo. “Felizmente, ela é saudável e se desenvolve como uma criança normal. O problema mesmo é o excesso de pelos em todo o corpo. Só os pés e as mãos delas não têm”, destacou.

Os pais chegaram a Goiânia no dia 16 de novembro, em busca de uma solução para o problema da filha. Desde então, estão abrigados na casa de familiares. Com passagem marcada para o próximo dia 23, a família não vê a hora de voltar para Augustinópolis. “Queremos passar o Natal em casa”, diz Antônio. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

ITAGUATINS: Oficializada novas mortes por Covid-19

Publicado

em

Neste quinta, dia 4, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou duas novas mortes por Covid-19, no município de Itaguatins, no Bico do Papagaio. Agora, segundo a SES, são 4 vítimas da doença.

Conforme a SES, só agora foi computada uma vítima ainda do mês de junho de 2020, que era homem de 69 anos, que morreu no Hospital Dom Orione, em Araguatins. A quarta morte aconteceu no dia 22 de fevereiro deste ano, era homem de 75 anos e estava no Hospital Materno Infantil Imperatriz, na região Tocantina Maranhense.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Bebê de apenas 11 dias é salvo pela PM após engasgar

Publicado

em

Um bebê, de apenas 11 dias de nascido, foi salvo pela equipe de policiais militares do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), na tarde dessa quarta-feira, 03, no Assentamento Indiana, no município de Araguatins, no Bico do Papagaio. A mãe da criança, 20 anos, ligou no telefone 190 relatando que seu bebê estava engasgado e pedia socorro da PM.

Ainda segundo a mãe da criança, o bebê havia acabado de mamar e começou a se engasgar com o próprio vômito assim que ela deitou a criança. O policial militar que atendeu a ligação na Central de Operações da PM (Copom), percebendo o desespero da mãe deu início a diversas orientações no intuito de acalmar a mãe e como deveria proceder com os primeiros socorros até a chegada da viatura da PM que já estava a caminho para o local.

A criança foi salva quando os policiais militares chegaram e realizaram o procedimento conhecido por Manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo da pessoa respirar.

Durante o trajeto para o hospital de Araguatins, através da sequência das manobras os militares perceberam que as vias respiratórias do bebê já estavam desobstruídas, respirava normalmente e foi entregue à equipe do Corpo de Bombeiros que também já estava a caminho em atendimento da solicitação e assumiu os trabalhos levando o bebê para a Unidade Hospitalar de Araguatins.

“Dá orgulho essas ações, pois demonstram que a nossa atividade vai muito além de prender ladrão, mas também proteger o cidadão de bem, principalmente aquele mais necessitado. Parabéns a cada um dos militares, desde o Copom até a guarnição, pela dedicação nesta ocorrência”, afirmou o comandante do 9º BPM, tenente-coronel Valdemi Reis.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quinta, 4

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze