Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Governador Carlesse recebe projeto pedagógico e libera emendas para curso de Medicina

Publicado

em

Quarta-feira, 14 de outubro de 2020, passa a ser considerado um dia histórico para o Tocantins. Neste dia, em seu gabinete no Palácio Araguaia, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, recebeu o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), câmpus de Augustinópolis, na região do Bico do Papagaio, e assinou a liberação de emendas parlamentares que vão ser destinadas à estruturação e compra de equipamentos utilizados para implantação do curso.

O Projeto Pedagógico passará por apreciação do Conselho Estadual de Educação (CEE), para assim prosseguir a abertura do curso no campus de Augustinópolis. Com a autorização, a Gestão Estadual se compromete no provimento de estrutura, de pessoal e de compartilhamento dos hospitais.

O governador Mauro Carlesse destacou sua enorme satisfação em poder gerar oportunidades ao povo tocantinense. “Hoje é um dia muito importante,  o dia em que damos o passo que consolida a Universidade de Medicina no Campus de Augustinópolis. Estamos cumprindo o compromisso com o ensino superior. É um sonho já realizado, fazer com que o Tocantins tenha mais uma universidade de Medicina  para poder atender a esses jovens que tanto precisam, a se formar e ter uma oportunidade, e ela está aqui. Vamos juntos”, destacou o Governador.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, acredita que ainda esse ano o Conselho deve liberar o funcionamento do curso. “Com a liberação sendo  dada pelo Conselho de Educação, que tem seus prazos a seguir, e nos adequando aos protocolos exigidos em questão da pandemia, temos a expectativa que em maio de 2021 possamos iniciar a primeira turma do curso de Medicina, oferecendo 40 vagas”, explicou. 

O reitor lembra ainda que equipe que atuará no curso será toda  da região do Bico do Papagaio. “Esse curso contribuirá muito para o desenvolvimento da região do Bico do Papagaio. É um curso de ponta, tenho certeza que formaremos excelentes profissionais”, ponderou o reitor Augusto Rezende.

Continuidade

A secretária estadual da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, destacou que é dever do Governo do Tocantins pensar na Educação Pública como um processo de continuidade. “É um sonho coletivo que vai impactar diretamente a vida de um aluno da escola pública. É muito triste quando a gente vê um aluno sonhar com a possibilidade de um curso de Medicina e os governantes que não pensam na possibilidade para esse aluno que se dedicou na rede pública o tempo todo e tem o acesso limitado a um curso tão sonhado. Essa oportunidade precisa ser ampliada”, disse a gestora da Educação.

Recursos

Nesta quarta, o governador Mauro Carlesse já autorizou a liberação de R$ 2,5 milhões em recursos para o novo curso de Medicina oriundos de emendas parlamentares dos deputados estaduais Eduardo Siqueira Campos, Fabion Gomes, Amélio Cayres, Jair Farias e Ricardo Ayres.

Ainda durante a reunião, o deputado federal Carlos Henrique Gaguim, o senador Eduardo Gomes (por vídeo chamada), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade, e a deputada Luana Ribeiro, também confirmaram que irão destinar emendas ao novo curso da Unitins.

“A gente sabe a dificuldade financeira que é para se fazer uma faculdade de Medicina e hoje o Governador está dando essa oportunidade para aquelas pessoas que um dia sonharam em um curso superior na região do Bico do Papagaio. Fico feliz em participar deste momento histórico. Sei que estamos em momento difícil, mas em um governo organizado com não se tem dificuldade. Hoje, o Tocantins entra para a história do Brasil. Parabéns a todos que estão ajudando  a dar a oportunidade aquelas pessoas que vão poder realizar o seu sonho e o sonho de seus familiares”, afirmou o presidente da AL, deputado Antônio Andrade.

Presenças

Participaram da reunião o deputado federal Carlos Henrique Gaguim, os deputados estaduais Antônio Andrade, Luana Ribeiro, Fabion Gomes, Amélio Cayres, Ricardo Ayres, e o chefe de gabinete do deputado Eduardo Siqueira Campos, Carlos Júnior. O senador Eduardo Gomes participou por vídeo chamada. Além do secretário de Saúde, Edgar Tolini e do médico e professor Valdir Francisco Odorizzi. ( Sara Cardoso e Brener Nunes / fOTO: Aldemar Ribeiro)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Qualiquanti Gauss mostra disputa acirrada pela Prefeitura. Alberto tem 45,38% contra 40,77% de Elisângela

Publicado

em

Pesquisa Qualiquanti Gauss, realizada no dia 15 de outubro, aponta disputa acirrada pela Prefeitura Municipal de São Miguel, no Bico do Papagaio. O candidato do SD, Alberto Moreira, lidera com 45,38% das intenções de votos. A prefeita e candidata à reeleição, Elisângela (PP), aparece na segunda colocação com 40,77%.

Ronaldo Barbalho (PATRIOTA) e João da Farmácia (PT), vem respectivamente com 3,08% e 2,31%.

Não sabe ou não opinou são 7,69%; Branco e nulo 0,77%; Nenhum 0%.

Espontânea

Na espontânea, a prefeita Elisângela lidera, com 39,23%. Alberto Moreira vem com 37,69%; Ronaldo Barbalho 3,08%; João da Farmácia 1,54%; Não Sabe/Não Opinou 18,46%.

Rejeição

Elisângela é a candidata mais rejeitada, com 27,69%. Em segundo lugar na rejeição vem João da Farmácia com 21,54%, seguido por Alberto Moreira com 13,08% e o menos rejeitado é Ronaldo Barbalho 6,15%. Não sabe/Não opinou 30% e 1,54% não rejeita nenhum dos candidatos.

Dados

O Instituto Qualiquanti Gauss ouviu 130 eleitores. Margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Nível de confiança: 95%. Registro no TRE: TO-05800/2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

CARRASCO BONITO: Segundo Apraico Pesquisas, Nego do Foguim tem 60,8% contra 28% de Pinduca e 0,4% de Chico

Publicado

em

Se as eleições fossem hoje, o candidato a prefeito pelo DEM, Nego do Foguim (DEM), seria eleito com larga vantagem. Levantamento da Apraico Pesquisas, realizado no último dia 19, ele aparece com 60,8% das intenções de votos, na pesquisa direcionada, onde o nome do candidato é apresentado ao entrevistado. Em segundo lugar vem Pinduca (PV), com 28% e em terceiro, Chico do Açougue (PL) com 0,4%. Não Sabem ou não responderam somam 10,8%.

Na espontânea quando não são apresentados os nomes dos candidatados aos eleitores, Nego do Foguim tem 60% das intenções de voto, seguido por Pinduca, com 27,6% e Chico do Açougue não pontuou. Outros nomes citados, mas que não disputam eleição, somaram 0,4% Não sabe ou não opinou são 12%.

O candidato mais rejeitado é Chico do Açougue, com 44,8%, seguido de Pinduca 15,6% e Nego do Foguim 9,6%. Não sabe ou não opinou somam 30%.

A Apraico Pesquisas ouviu 250 eleitores e a pesquisa tem margem de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com número de identificação: TO-06796/2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SAMPAIO: Arma de fogo e munições são apreendidas

Publicado

em

A Polícia Militar apreendeu na madrugada desta segunda-feira, 26, no centro de Sampaio, Norte do Estado, um revólver calibre 38 com cinco munições intactas. A arma apreendida é suspeita de pertencer a dois indivíduos, entre eles, um menor de idade, acusados de praticarem roubo de aparelho celular naquela cidade.

A guarnição da PM realizava patrulhamento quando recebeu informação por parte das vítimas comunicando que dois homens armados de revólver haviam acabado de roubar seus aparelhos celulares. Uma das vítimas ainda chegou a entrar em luta corporal com um dos criminosos.

Com a chegada da PM, os autores abandonaram o revólver no local e conseguiram fugir por um matagal próximo. A guarnição realizou diligências, mas ninguém foi localizado. A dupla conseguiu subtrair das vítimas aparelhos celulares e carteira com documentos pessoais. A arma e munições foram apresentadas na Delegacia de Polícia para as demais providências.

Continue lendo
publicidade Bronze