Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Hemocentros precisam, com urgência, de todos os tipos sanguíneos

Publicado

em

Os estoques de sangue nos Hemocentros do Tocantins estão em situação crítica, por isso, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), convoca toda a população para doar sangue.

“As demandas não param de chegar. Atualmente, há a necessidade de todos os tipos sanguíneos. Precisamos atender todos os pacientes que necessitam de sangue e, para isso, convidamos toda a população tocantinense para doação. Estamos fazendo um trabalho diário de captação, ligando para todos os doadores e fazendo agendamento, mesmo assim, ainda estamos com estoques abaixo do esperado”, explica a responsável pelo Setor de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes.

A técnica ressalta ainda que “em virtude da pandemia da Covid-19, que preconiza o isolamento social e dificulta ainda mais a doação de sangue espontânea, os estoques de sangue estão em níveis ainda mais deficitários em todos os hemocentros do país. É importante ressaltar que, mesmo com estoques críticos, não deixamos de atender nenhuma demanda, mesmo com as dificuldades”.

No primeiro quadrimestre de 2021, a Hemorrede Tocantins coletou uma média aproximada de aproximadamente 1.500 bolsas de sangue/mês, mas, por conta da chegada do mês de julho, as doações caem significativamente. “O mês de julho é, historicamente, um mês de redução das doações, em decorrência das férias. Desta forma, recomendamos que os doadores assíduos agendem as doações. Além disso, é um bom momento para que quem nunca doou comece a fazer isso. Estamos seguindo todas as medidas de prevenção contra a Covid-19, mantendo o distanciamento, fazendo higienização constante, além de agendamento para doação, a fim de evitar aglomerações”, enfatiza a superintendente da Hemorrede, Pollyana Gomes.

Agendamento

O agendamento para doações na Hemorrede do Tocantins pode ser feito, via telefone, nas unidades da Hemorrede do Tocantins: Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis: 3456-1153; Hemocentro Coordenador de Palmas: 3218-3232 e 0800-642-8822; Unidade de Coleta de Palmas (anexo ao HGP):  3218-7336; Hemocentro Regional de Araguaína: 3411-2915; Núcleo de Hemoterapia de Gurupi: 3312-2237; Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional: 3363-5161.

Critérios básicos para doação

Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Nomeação de Iderlan trava e Saúde tem novo cotado

Publicado

em

Juliano Ribeiro

Sem um titular da pasta desde o último dia 11, quando a médica Simydarkuia Araújo da Silva entregou o cargo para não usar recursos destinados à Atenção Básica, em outras áreas, como pagamento de funcionários e fornecedores atrasados, por determinação do prefeito Aquiles da Areia (PP), o órgão segue gerido de maneira interina pelo secretário de Administração e Finanças, Wendell Silva Miranda.

O funcionário público, Iderlan Borges Pinheiro, chegou a se reunir com a cúpula da gestão Aquiles, para assumir o posto de secretário, indicado pelo contador e conselheiro político Jailson Pontes, mas a nomeação que quase aconteceu, travou.

Nos bastidores, a informação é que uma articulação política em Palmas, sugeriu a Aquiles, o nome Juliano Ribeiro, ligado a senadora Kátia Abreu, que já está em Araguatins, tomando conhecimento do funcionamento da Secretaria de Saúde e deve ter sua nomeação oficializada nos próximos dias.


Nossa equipe procurou Juliano para comentar o assunto e dar suas referências e experiências para o cargo, mas ele se negou a comentar, bem como não confirmou, nem negou, que assumirá a Secretaria.

Também buscamos informações com a assessoria de Comunicação da Prefeitura, que não soube dar detalhes sobre a questão.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no SINE para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

SANTA TEREZINHA: Prefeitura quer gastar R$ 3 milhões em combustíveis

Publicado

em

O prefeito Irmão Doda (CIDADANIA) prepara uma licitação bomba para o município de Santa Terezinha, no Bico do Papagaio. O Irmão quer gastar R$ 3 milhões em combustíveis e derivados destinados a atender a frota de veículos do Executivo Municipal.

Desconfiado de uma possível “arapuca”, o Ministério Público entrou em cena, após tomar conhecimento do fato, e está apurando se há, irregularidades no procedimento licitatório.

Santa Terezinha é um dos menores municípios do Bico do Papagaio, com uma população estimada de apenas 2.530 moradores.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze