- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 29 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AUGUSTINÓPOLIS: Hospital Regional institui ginástica laboral para servidores

SAÚDE

Mais Lidas

Um programa de recuperação e manutenção da qualidade de vida e de promoção do lazer, planejada e aplicada no ambiente de trabalho, foi iniciado no mês de agosto no Hospital Regional de Augustinópolis. A iniciativa leva aos servidores a importância dos alongamentos, das correções posturais durante a rotina de trabalho e tem surtido efeito na rotina da unidade hospitalar.

Segundo o fisioterapeuta André da Gama, responsável pelas atividades do programa, os ganhos são incalculáveis. “Além de diminuir a carga de estresse por interromper o trabalho, a ginástica laboral ainda evita o sedentarismo. Dentro do Hospital com os servidores essa prática pode melhorar e muito o desempenho dos funcionários, além de evitar lesões por esforço repetitivo e outras doenças provocadas pelo trabalho contínuo e a falta de exercícios físicos. Por conta destes benefícios, ela ajuda a diminuir o afastamento dos funcionários do hospital, o que sem dúvida, beneficia a população que precisa dos serviços do hospital”, afirmou.

O técnico de enfermagem Ilton Reis  disse satisfeito com a novidade. “Pra nós, estes momentos de atividades são muito importantes, você precisa ver o envolvimento de todos, desde o mais jovem até o servidor mais idoso, todos gostam e estamos achando muito importante, tenho ficado bem mais disposto no desempenho de minhas funções”, destacou.

A enfermeira Maysa Pacheco também aprovou a iniciativa. “As orientações que temos recebido têm sido muito proveitosas, principalmente no que diz respeito às posturas corretas, a gente sabe que nós da equipe de enfermagem desempenhamos muitas atividades que atingem diretamente a coluna e quando não nos posicionamos corretamente, acabamos com dores no final do plantão e isso agora tem sido evitado observando o que o fisioterapeuta nos passa”, declarou.

Para o coordenador da equipe multiprofissional na unidade, o cirurgião dentista Sérgio Henrique de Paula Bordon, o primeiro mês de ginástica já mostra resultados. “Temos notado a equipe mais animada e bem receptiva à ideia. Particularmente achei a iniciativa ótima desde o primeiro momento, porque a gente acaba no marasmo da má postura na hora de desempenhar as nossas funções e isso acarreta em lesões por esforços repetitivos e prejuízos individuais de cada servidor”, afirmou.

Em busca de beneficiar toda a equipe, o coordenador explicou que as atividades são feitas de forma alternada. “Estamos tentando instituir esta cultura para todos os profissionais e para tanto, além de alternar entre os plantões, estamos buscando mais profissionais fisioterapeutas para ajudar o André neste trabalho”, enfatizou.

Benefícios gerais da ginástica laboral

A ginástica laboral constitui em exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de expediente, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais. Entre os principais benefícios estão a melhora a saúde; redução do sedentarismo, das tensões adquiridas no trabalho; prevenção de lesões e doenças causadas por trauma cumulativo, melhorar o desempenho do funcionário , estimular na produtividade e promove a interação entre a equipe.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias