- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 18 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

AUGUSTINÓPOLIS: Iniciativa de professora da Escola Estadual Fazenda Dezesseis é apresentada em seminário da Editora Moderna

Mais Lidas

As práticas da professora Cleane Sales, da Escola Estadual Fazenda Dezesseis, do povoado km 16, em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, foram compartilhadas, nesta sexta-feira, 9, durante Seminário Moderna – Aprova Brasil 2021. Cleane compartilhou sua experiência exitosa com o ensino remoto para o 5º ano do ensino fundamental, com a utilização do material didático e atividades do Aprova Brasil – Tocantins, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a editora. 

O Tocantins aderiu ao projeto Aprova Brasil da Editora Moderna no segundo semestre de 2020, quando realizou o ‘Seminário de Implantação do Aprova Brasil-Tocantins’.  A implantação do projeto, direcionado a estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, teve como objetivo articular estudantes, professores e gestores em prol do desenvolvimento da competência leitora e da competência matemática, por meio de uma série de recursos integrados e da aplicação de simulados bimestrais. 

A iniciativa

Durante o ano letivo, com o início das atividades não presenciais, a professora encontrou nas gravações de pequenas videoaulas o caminho para continuar mantendo o contato com os estudantes e para orientá-los na realização das atividades dos roteiros de estudos que integravam o conteúdo dos livros didáticos e do material de apoio do Aprova Brasil Tocantins. “Estamos em um povoado, na zona rural, em que a maioria dos nossos alunos moram em Projetos de Assentamento e não têm um bom acesso à internet”, contou Cleane Sales.  

A professora explicou que nesse período as famílias também foram importantes parceiros. “Conseguimos manter o contato com os estudantes, especialmente tendo os pais como nossos intermediários. Quinzenalmente, na rota do transporte escolar, como acontecia em toda a rede, os roteiros eram entregues pela equipe da escola, aí eu elencava os pontos que mereciam atenção e gravava os vídeos com as orientações, utilizando apresentações de Power point, e encaminhava no número dos pais”, apontou.  
  
O Seminário Moderna – Aprova Brasil 2021 teve transmição no canal do YouTube Soluções Moderna.  “Até hoje não caiu a ficha de que eu fui convidada para participar do seminário. Para mim o que eu estava fazendo era algo simples, corriqueiro, era uma prática normal. Era o caminho que eu havia encontrado para manter o contato com os estudantes e continuar promovendo um processo de ensino e aprendizagem que pudesse dar resultado”, contou a professora Cleane Sales.
   
Além da gravação dos vídeos, a professora recebia fotografias com as atividades resolvidas e encaminhava orientações referentes aos pontos que o estudante deveria fazer as devidas correções. “Eu não tinha parado para pensar que o meu trabalho estava fazendo a diferença. Fiquei maravilhada, encantada. Para mim esse convite é um incentivo a apostarmos no uso das ferramentas que temos ao nosso alcance e que podem agregar valor na aprendizagem dos alunos”, comemorou. 

A professora 

Cearense, da cidade de Parambu, Cleane Sales, 46 anos, chegou ao Tocantins há 15 anos. Ela escolheu a região do Bico do Papagaio para fixar sua residência. Em 2009 concluiu sua graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Araguatins, e em 2010 se tornou professora concursada da rede estadual de ensino, tendo atuado por um ano e meio na unidade de ensino conveniada do Estado – Escola Evangélica Daniel Bergue, em Araguatins. 

O seu ingresso na educação aconteceu naturalmente, ainda jovem fez o curso de magistério – formação de nível médio que prepara o aluno para ser professor de séries iniciais — da Educação Infantil ao 5º ano do ensino fundamental.  Logo na sequência vivenciou as suas primeiras experiências em sala de aula. “A educação é minha vida, é o que eu sei fazer. O que eu mais gosto de fazer é aprender e ensinar. Amo ser professora”, ressaltou. (Com informações de Cláudio Paixão)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias