Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Justiça determina instalação de rede de oxigênio no Hospital Regional

Publicado

em

A Justiça determinou que o Estado providencie e instale rede de oxigênio no Hospital Regional de Augustinópolis. A unidade é referência da região do Bico do Papagaio e não possui os equipamentos necessários para tratar pacientes diagnosticados com coronavírus em estado grave. A cidade tem dois casos confirmados de Covid-19 e municípios vizinhos também tiveram confirmações. O Governo tem um prazo de cinco dias para apresentar um plano de instalação.

A decisão ocorreu após um pedido do Ministério Público Estadual. Segundo o órgão, “a unidade deixou de contar com a rede de oxigênio após iniciar uma reforma, ainda no ano de 2014”.

A Secretaria Estadual da Saúde informou que trabalha para a ampliação do serviço na unidade.

A situação da falta de equipamentos que auxiliam na respiração preocupa os moradores. É que o hospital é o maior da região e atende vários municípios, inclusive os que já registraram casos de coronavírus. Além de Augustinópolis, que tem dois casos confirmados, Axixá, Sítio Novo, Wanderlândia, Tocantinópolis e São Miguel somam outros 14 casos. Se o quadro de saúde dos pacientes for agravado eles terão que ser encaminhados para outras unidades.

Após a denúncia, a Justiça deu um prazo de cinco dias para que o Governo apresente um plano de instalação da rede de gases medicinal na unidade. Segundo o documento, empresas que realizam o serviço de instalação serão apresentadas ao Estado.

Se o prazo estipulado for ultrapassado o Estado pagará multa diária de R$ 500 durante 60 dias. A decisão é do juiz Jefferson David Asevedo Ramos.

Segundo a decisão, a falta do equipamento no hospital “em especial neste momento de pandemia, implica em negativa de assistência à saúde e risco iminente a vidas, com violação a normas constitucionais e legais”.

O que diz a Secretaria de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que respeita e responde todas as recomendações e demandas dos órgãos de controle e destaca que o Hospital Regional de Augustinópolis detém da referida rede nas áreas de Pronto Socorro, Centro Cirúrgico e Sala Vermelha. O restante da unidade é atendido por cilindros enquanto a área técnica de engenharia da pasta já trabalha projetos para ampliação da mesma às demais áreas.

(Com informações do G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Araguatins e Sítio Novo tem novas mortes por Covid-19 confirmadas nesta sexta, 5

Publicado

em

O 82º Boletim Epidemiológico de Notificações da Covid-19, divulgado nesta sexta, 5, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa mais uma morte em Araguatins por Covid-19, elevando o número de óbitos para 13.

Segundo a SES, o paciente é do sexo masculino, tinha 67 anos e faleceu na terça-feira, dia 2.

Já a morte do paciente de Sítio Novo, foi confirmada na noite de quinta, 4, por meio do Boletim Municipal. A vítima estava internada na cidade de Imperatriz-MA e ainda não teve seu óbito acrescentado ao Boletim Estadual do Tocantins.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Secretário de Saúde testa positivo para Covid-19

Publicado

em

O secretário municipal de Saúde de Araguatins, Natividade Alves Palma, testou positivo para Covid-19.

A Secretaria Municipal de saúde (SEMUS), informou que o gestor da pasta se afastou do trabalho presencial, ainda quando sentiu os primeiros sintomas, com fins de garantir que a não contaminação no ambiente de trabalho aos demais servidores.

Ao todo, Araguatins possui 83 casos confirmados da doença. Destes, 46 já estão recuperados.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 desta quinta, 4

Publicado

em

Continue lendo
publicidade