Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Laticínios e 400 produtores participam de lançamento de Travessia Leite

Publicado

em

Numa reunião com a presença de mais de 400 produtores de leite (dos 700 produtores estabelecidos na região) e de seis dos oito laticínios do Bico do Papagaio, além de quatro prefeitos municipais (Sampaio, Axixá, Augustinópolis e Cachoeirinha), presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR), Omar Henneman, a senadora Kátia Abreu lançou na manhã deste sábado, 22, em Augustinópolis, o programa Travessia Leite, que será  realizado em parceria com o Sebrae. A ação tem como meta atender 5000 pequenos e médios produtores no Tocantins e levará assistência técnica e extensão rural aos produtores de leite, aumentando a produção e oferecendo condições para que eles sejam competitivos no mercado.  O programa contará com o auxílio de cem técnicos que atenderão aos produtores por um ano, visando aumento da qualidade do leite, sanidade animal e gestão da propriedade. Os técnicos agrícolas receberão treinamento tecnológico do SENAR e serão supervisionados mensalmente para garantir que todos os produtores rurais alcancem sucesso dentro do programa. O investimento total será de R$ 16 milhões com contrapartida de R$ 40 mensais de cada produtor rural participante.

Antes, Kátia Abreu fez a abertura dos trabalhos do Programa Utero é Vida, no Colégio Manoel Vicente de Souza e que somente no período da manhã proporcionou a realização de 250 exames de prevenção de câncer de próstata em homens e 150 exames papanicolau para prevenção de câncer de colo de útero, beneficiando moradores da região. Kátia Abreu ressaltou a importância do diagnóstico precoce que potencializa as chances de cura. “Não podemos deixar o nosso povo morrer por falta de assistência médica. Quando me perguntaram se eu não iria cuidar dos homens, imediatamente agregamos o exame PSA (exame de sangue que detecta o câncer de próstata) ao programa Útero é Vida.” A senadora também anunciou a ampliação do programa no final deste ano, que contará com mais uma carreta com mamógrafos e médicos para o exame físico para o diagnóstico do câncer de próstata. O programa também contou com Espaço Beleza e lanche.

A população de Augustinópolis e região compareceu em peso ao evento.  Simão Dias ressaltou a importância do acesso facilitado ao exame de prevenção de próstata. “Pra falar a verdade, eu nem sei se a rede pública oferece este exame, quando eu soube deste evento, vim correndo participar.” Cleonice Silva era a primeira da fila para ser atendida. “Eu cheguei aqui às 7h da manhã. Eu faço o exame uma vez por ano porque é importante a gente se cuidar.”

Prefeitos

No período da tarde, a senadora Kátia Abreu reúne os prefeitos dos 25 municípios do Bico do Papagaio, com presença confirmada do vice-governador João Oliveira e do deputado federal Irajá Abreu, para discutir sobre a construção de casas populares dentro do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) que vai atender 16 mil famílias do Bico do Papagaio, viabilizadas por gestões de Kátia Abreu junto à presidente Dilma Roussef. Antes, porém a Senadora faz reunião com diretores de escolas sobre o Pronatec que vai atender dois mil jovens da região com cursos de capacitação técnica. (Ohanna Patiele)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Colégio Militar muda de direção

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 26, aconteceu a solenidade de passagem de direção do Colégio Militar (CM) Unidade VI, de Araguatins, no Bico do Papagaio. O tenente-coronel Márcio Cardoso Almeida passou a gestão ao 2º tenente, Antônio Cláudio Pereira da Silva.

O evento contou com a presença dos militares lotados na Unidade Educacional (UE), dos funcionários civis da instituição de ensino, e equipe de alunos da Assessoria de Comunicação (Ascom) e da banda marcial do Colégio Militar.

Além da transição, a cerimônia também foi de despedida do diretor, tenente-coronel Márcio, que esteve à frente da escola desde o início do ano de 2018. O oficial deixa a função e vai para Reserva Remunerada (RR) após assinar requerimento ao completar seus 30 anos de Polícia Militar do Tocantins (PMTO).

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Na Vila dos Pescadores, homem é preso com arma e maconha após agredir companheira

Publicado

em

Na noite de sexta-feira, 26, por volta das 21h, através de policiais militares da 5ª Companhia Independente, quando realizavam a Operação Pagamento em Tocantinópolis, a Polícia Militar prendeu um homem de 44 anos de idade, por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. 

A prisão ocorreu quando os Policiais foram informados sobre uma ocorrência de violência doméstica na Rua da Palha, na Vila dos Pescadores. Quando chegaram na residência foram recebidos pela companheira do autor a qual relatou que mora com o acusado e que este havia lhe agredido com empurrões, mas não pretendia representar o crime de violência doméstica.  

Após entrevista com o casal, a mulher de 24 anos, informou que no interior da residência havia uma arma de fogo. Imediatamente a equipe efetuou busca e localizou a referida arma. Foi localizado também uma munição calibre 28 intacta, uma certa quantidade de substância análoga a maconha e cinco armas brancas. Outrossim, a arma de fogo localizada, trata-se de fabricação artesanal, tipo revólver, calibre 22.

O acusado foi conduzido à Delegacia da Polícia Civil em Tocantinópolis para os procedimentos cabíveis. As armas, a munição e a substância entorpecente foram exibidos na mesma delegacia.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AGUIARNÓPOLIS: Adolescente de 17 anos morre após ser esmagado por caminhão

Publicado

em

Um adolescente de 17 anos morreu após ser esmagado por caminhão no posto fiscal de Aguiarnópolis, na região do Bico do Papagaio. Ian Ferreira Marquinho de Souza estaria dormindo embaixo do veículo e foi atropelado quando o caminhoneiro decidiu seguir viagem no início da manhã desta sexta-feira (26).

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas que informam que o adolescente trabalha no local batendo pneus de caminhões – forma utilizada para encontrar pneus furados. O jovem foi visto por volta das 5h10 tomando um café e depois teria entrado embaixo de um caminhão prancha carregando um guindaste.

Pouco tempo depois, por volta de 5h50, o motorista do caminhão teria saído com o veículo sem saber da presença da vítima sob o veículo. O adolescente acabou sendo atropelado e arrastado por cerca de 10 metros. O corpo ficou esmagado.

A perícia esteve no local do acidente e o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal. A PM foi chamada e registrou a ocorrência, mas informou que não conseguiu localizar o motorista do caminhão. (G1)

Continue lendo
publicidade Bronze