Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Laticínios e 400 produtores participam de lançamento de Travessia Leite

Publicado

em

Numa reunião com a presença de mais de 400 produtores de leite (dos 700 produtores estabelecidos na região) e de seis dos oito laticínios do Bico do Papagaio, além de quatro prefeitos municipais (Sampaio, Axixá, Augustinópolis e Cachoeirinha), presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR), Omar Henneman, a senadora Kátia Abreu lançou na manhã deste sábado, 22, em Augustinópolis, o programa Travessia Leite, que será  realizado em parceria com o Sebrae. A ação tem como meta atender 5000 pequenos e médios produtores no Tocantins e levará assistência técnica e extensão rural aos produtores de leite, aumentando a produção e oferecendo condições para que eles sejam competitivos no mercado.  O programa contará com o auxílio de cem técnicos que atenderão aos produtores por um ano, visando aumento da qualidade do leite, sanidade animal e gestão da propriedade. Os técnicos agrícolas receberão treinamento tecnológico do SENAR e serão supervisionados mensalmente para garantir que todos os produtores rurais alcancem sucesso dentro do programa. O investimento total será de R$ 16 milhões com contrapartida de R$ 40 mensais de cada produtor rural participante.

Antes, Kátia Abreu fez a abertura dos trabalhos do Programa Utero é Vida, no Colégio Manoel Vicente de Souza e que somente no período da manhã proporcionou a realização de 250 exames de prevenção de câncer de próstata em homens e 150 exames papanicolau para prevenção de câncer de colo de útero, beneficiando moradores da região. Kátia Abreu ressaltou a importância do diagnóstico precoce que potencializa as chances de cura. “Não podemos deixar o nosso povo morrer por falta de assistência médica. Quando me perguntaram se eu não iria cuidar dos homens, imediatamente agregamos o exame PSA (exame de sangue que detecta o câncer de próstata) ao programa Útero é Vida.” A senadora também anunciou a ampliação do programa no final deste ano, que contará com mais uma carreta com mamógrafos e médicos para o exame físico para o diagnóstico do câncer de próstata. O programa também contou com Espaço Beleza e lanche.

A população de Augustinópolis e região compareceu em peso ao evento.  Simão Dias ressaltou a importância do acesso facilitado ao exame de prevenção de próstata. “Pra falar a verdade, eu nem sei se a rede pública oferece este exame, quando eu soube deste evento, vim correndo participar.” Cleonice Silva era a primeira da fila para ser atendida. “Eu cheguei aqui às 7h da manhã. Eu faço o exame uma vez por ano porque é importante a gente se cuidar.”

Prefeitos

No período da tarde, a senadora Kátia Abreu reúne os prefeitos dos 25 municípios do Bico do Papagaio, com presença confirmada do vice-governador João Oliveira e do deputado federal Irajá Abreu, para discutir sobre a construção de casas populares dentro do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) que vai atender 16 mil famílias do Bico do Papagaio, viabilizadas por gestões de Kátia Abreu junto à presidente Dilma Roussef. Antes, porém a Senadora faz reunião com diretores de escolas sobre o Pronatec que vai atender dois mil jovens da região com cursos de capacitação técnica. (Ohanna Patiele)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Promotores do Bico discutem estratégias para fiscalizar vacinação contra Covid-19

Publicado

em

Os promotores de Justiça do Bico do Papagaio e de outras regiões do estado, que atuam na área de defesa da saúde nas diversas comarcas do Estado reuniram-se nesta quinta-feira, 21, com o procurador-geral de Justiça, Luciano Cesar Casaroti, e com a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), Araína Cesárea D’Alessandro, para discutir estratégias de atuação referentes à fiscalização dos planos estadual e municipais de imunização contra Covid-19.

A intenção da reunião foi definir métodos quanto à fiscalização do respeito à fila prioritária, para que a atuação do Ministério Público do Tocantins ocorra de forma estratégica e uniforme em todo o Estado do Tocantins. O PGJ considerou que a quantidade de vacinas que chegou ao Estado é escassa e que deve haver uma fiscalização eficaz, para que as doses realmente cheguem ao seu público destinatário.

Sobre essa questão, a coordenadora do Caosaúde acrescentou que o grupo prioritário formado por profissionais da saúde é muito amplo, considerando o quantitativo de doses disponível, e que deve ser trabalhado o entendimento de que a vacinação contemple primeiramente aqueles que se encontram na linha de frente do diagnóstico e tratamento da Covid-19. Os outros grupos prioritários desta primeira fase de imunização são os idosos em instituições de abrigo e a população indígena que vive em aldeias e que possui idade a partir de 18 anos.

Entre os pontos discutidos na reunião, foi pontuada a necessidade de que se verifique se todas as gestões instituíram plano municipal de imunização, já que a execução do trabalho de vacinação é responsabilidade dos municípios. Onde ainda não existe um plano, o promotor de Justiça deve atuar para que seja instituído o planejamento.

Além das diversas estratégias para o acompanhamento da imunização, também foi discutido o andamento, no âmbito do Ministério Público, das possíveis denúncias relacionadas à burla da fila prioritária ou ao extravio das doses. Será estabelecido um trâmite diferenciado, preferencialmente por meio do aplicativo WhatsApp, para que as reclamações feitas à Ouvidoria cheguem de forma imediata aos promotores de Justiça das respectivas comarcas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Vacinação contra Covid-19 é iniciada. Dr Wiston é o primeiro vacinado

Publicado

em

Nesta manhã de quinta, 21, a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a vacinação contra a Covid-19. A primeira etapa serão 147 doses, destinadas aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento da doença.

O primeiro paciente a ser vacinado foi, Wiston Fernandes Dantas, o médico mais tradicional da cidade, que atua há várias décadas na região e mora em Araguatins.

A Secretaria informou q a vacinação dos demais profissionais prossegue nesta quinta.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO BENTO: Município está contratando profissionais de Saúde

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de São Bento, município do Bico do Papagaio está com vagas para médicos trabalharem na rede municipal.

Estão sendo disponibilizadas 4 vagas, sendo para clinico geral, ginecologista, ultrassonografista e pediatra.

Os interessados devem procurar contato pelo fone: (63) 99968-2012, falar com Lázaro Miranda.

Continue lendo
publicidade Bronze