Bico do Papagaio
AUGUSTINÓPOLIS: Marlone pode ser contrato pelo Atlético-MG
O Atlético-MG corre atrás de reforços para a composição do grupo da temporada 2017. E um dos nomes que já está em negociação é o do meia Marlone, do Corinthians. O jogador é um desejo antigo do técnico Roger Machado, que queria contar com ele no início do ano, porém, se transferiu para o clube paulista.
Marlone tem contrato com o Corinthians até o final de 2019 e o clube paulista tem interesse na permanência do jogador, mas o desejo do Atlético-MG, aliado à dívida do Corinthians com o Galo por conta da negociação de Giovanni Augusto, deverá ser um fator decisivo para que a transferência do meia para o Galo se concretize. Segunda a diretoria do Timão, ela ainda não foi procurada.
Na montagem do elenco para 2017, o Galo quer contar com jogadores para suprirem as iminentes ausências de Hyuri e Carlos Eduardo. Os dois não estão nos planos de Roger Machado e deverão se transferir para outros clubes nos próximos dias. O Botafogo pode ser o destino de Hyuri.
Marlone foi campeão brasileiro pelo Cruzeiro, em 2014, e vê com bons olhos o retorno a Belo Horizonte. Ele é visto como uma peça importante de opção para o treinador, tanto para atuar pelas beiradas, como para atuar centralizado. Com a saída de Dátolo, o Galo conta apenas com Cazares e Maicosuel como meias de ofício.

Bico do Papagaio
Dinheiro para Prefeituras aumentou 17% no primeiro trimestre de 2021

Repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tiveram aumento de 17% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. Entre janeiro e março, o somatório dos repasses foi de R$ 23.558.885.883,16, enquanto nos três primeiros meses do ano passado, o montante foi de R$ 20.124.432.171,33.
O cálculo do FPM tem como base a arrecadação líquida do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados dos dez dias anteriores. Após o recolhimento desses tributos, a Receita Federal informa os números ao Tesouro Nacional, que vai separar uma parcela para os Fundos de Participação dos Municípios e o Fundo de Participação dos Estados (FPE), e descontar os 20% para o Fundeb.
Por isso, segundo o especialista em orçamento público, César Lima, o aumento dos repasses do FPM pode estar relacionado à alta generalizada de preços que houve em 2020.
“Como o FPM é produto da arrecadação – e a arrecadação está intrinsecamente ligada ao consumo, ao giro do dinheiro – para saber se esse aumento foi real, é preciso descontar a inflação do período”, esclarece.
Para César o repasse do FPM poderá aumentar ao longo do ano, caso a inflação se mantenha elevada.
“Se continuar havendo essa alta generalizada de preços, como ocorreu alguns meses atrás, pode ser que a arrecadação aumente e que o valor distribuído pelo FPM também aumente. Mas isso não necessariamente se dará pelo acréscimo da arrecadação, mas pela inflação que eleva os preços e o governo arrecada mais.”
Aplicação dos recursos
De acordo com o consultor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) Eduardo Stranz, não há uma destinação específica para aplicar os recursos do FPM, mas a maioria dos municípios os utiliza para custear os serviços da prefeitura.
“Para 90% dos municípios brasileiros, o FPM é muito importante porque ele é o recurso para manutenção da prefeitura e dos serviços públicos. É um recurso livre, utilizado para pagar o material de consumo, para os veículos, salários dos funcionários públicos”, afirma.
Bico do Papagaio
SÃO BENTO: Polícia identifica suspeitos de vandalismo em estádio

A Polícia Militar chegou aos suspeitos da ação de vandalismo contra as obras de construção do estádio da cidade de São Bento, no Bico do Papagaio. O incidente aconteceu na madrugada de segunda, 12.
O grupo estava ingerindo bebida alcoólica em um bar da cidade, e após o fechamento do estabelecimento, por conta das medidas restritivas de enfrentamento a Covid-19, eles se dirigiram ao estádio para continuar a bebedeira e promover desordem, espalhando lixo na arquibancada e destruindo o gramado,
Nossa equipe apurou, que os envolvidos são todos da cidade e que um dos suspeitos, já havia praticado esse tipo de depredação contra um letreiro na entrada da cidade, às margens da rodovia Transamazônica.
O grupo terá de responder na Justiça pelo ato e podem pegar uma pena que varia de detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa.
Bico do Papagaio
ARAGUATINS: Associação de Taxistas é legalizada

Foi oficializada esta semana a criação a Associação dos Taxistas de Araguatins (ATA). A organização já existia, porém de maneira informal. Agora, todos os procedimentos foram feitos como registro e constituição de CNPJ.
A iniciativa tem o intuito de fortalecer a categoria, além de dar mais segurança e organização ao setor. Ao todo são 30 sócios fundadores.
Foram também homologados 30 pontos oficiais de atuação de taxistas, sendo: 14 na Rodoviária; 6 no Pé de Manga; 6 no Pé de Caju; 2 no Hospital Municipal; 1 na Caixa Econômica Federal e 1 na Lotérica.