Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Obras de Maternidade devem ser concluídas até março de 2022

Publicado

em

Retomada em junho deste ano, a obra da maternidade ligada ao Hospital Regional de Augustinópolis está a todo vapor e tem previsão para ser entregue em março de 2022. No total, serão 3.105,28 m² de área construída, com salas, alas, leitos e espaços necessários ao bom atendimento das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), da região do Bico do Papagaio, extremo norte do Tocantins.

Quando concluída, a obra orçada em R$ 16.877.739,43 e que é custeada por meio de financiamento do Estado, com o Banco Brasil, atenderá a população de 24 municípios, com população estimada em 191.094 habitantes.

Segundo a diretora de Engenharia Civil da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Rosimeire Duarte, “estamos nos empenhando para entregar, no menor prazo possível, esta obra que é um anseio da sociedade, desde 2013, quando foi iniciada e que, felizmente, agora temos a possibilidade de finalizar”, pontua.

Dados da Diretoria de Engenharia Civil da SES apontam que a obra conta com ambulatório (4 leitos de inalação e 6 leitos de aplicação de medicação); urgência (2 leitos de estabilização e 9 leitos de observação); centro cirúrgico obstétrico (3 salas cirúrgicas, 4 leitos de socorros ao neonatal, 4 leitos de recuperação pós-anestésica e 4 leitos de indução); ala para saúde mental (12 leitos de internação) e unidade de cuidados (10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 10 leitos de Unidade de Cuidados Cangurú (UCINCa) e 10 leitos de Unidade de Cuidados Convencional (UCINCo)).

Para a diretora-geral do Hospital Regional de Augustinópolis, Leiliane Alves, “a conclusão desta obra é o sonho da população, nosso enquanto gestores e de todos os servidores que atuam, principalmente na área da obstetrícia, com acolhimento das gestantes, acompanhamento e realização dos partos. Será um ambiente adequado de forma a proporcionar mais conforto a todos”, afirma, acrescentando que, no espaço atual, é realizada uma média de 125 partos por mês e 266 atendimentos obstetrícios.

O titular da SES, Edgar Tollini, reforça que “este é mais um compromisso, do governador Mauro Carlesse, sendo cumprido com a população tocantinense. Logo, esta e outras obras serão entregues, bem como já fizemos com as reformas e as ampliações que realizamos no Hospital Geral de Palmas, por exemplo. Ganham a população e os profissionais que atuam nestes locais, com comodidade, conforto e condições ambientais para recuperação de suas enfermidades e para desenvolverem os seus trabalhos, respectivamente”, destaca o gestor. (Aldenes Lima)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Homem é morto com facada no peito e suspeito foge

Publicado

em

Um homem foi morto com uma facada no peito em Palmeiras, no Bico do Papagaio, após uma discussão em um bar. O suspeito foi identificado pela Polícia Militar, mas fugiu do local e ainda não foi localizado. O crime aconteceu na manhã deste domingo (24).

A PM informou que quando chegou uma equipe da saúde do município tinha confirmado a morte. A vítima foi golpeada com uma perfuração de faca na altura do peito.


Testemunhas contaram à polícia que os dois homens estavam conversando e logo depois, sem motivo aparente, o autor atingiu a vítima com uma facada. O suspeito fugiu do local a pé e não foi localizado.

A PM informou que o autor do crime é conhecido na região por envolvimento com outras duas mortes. Os militares isolaram o local do fato, chamaram a perícia científica e o IML para recolher o corpo. O caso foi repassado para a Polícia Civil e o suspeito está sendo procurado. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Saúde apresenta projeto “Fortalece Pré-Natal”

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, das Diretorias de Atenção Primária e Especializada e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), promoveu na sexta-feira, 22, reunião híbrida no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde para apresentação do projeto-piloto Fortalece Pré-natal.

No Bico do Papagaio, o município de Axixá, está entre os selecionados.

A apresentação do projeto feita pela diretora de Atenção Primária da SES-TO, Laudecy Soares, especificou a origem do projeto, os objetivos, os benefícios, o público-alvo, a metodologia, os critérios de eleição dos municípios prioritários e os próximos passos que serão dados para implantação.

Para Laudecy Soares, “o projeto tem como objetivo ofertar apoio às equipes de APS [Atenção Primária à Saúde] no processo de qualificação e fortalecimento do pré-natal nos municípios prioritários, contemplando as oito regiões de saúde do Tocantins”, destacando ainda que “o projeto é uma das prioridades para a Diretoria, considerando o cenário epidemiológico em relação ao pré-natal e à morbimortalidade materna e infantil”, completou.

Também esteve presente na reunião, de forma presencial, Rondinelly Souza, Presidente do Cosems-TO, pontuando que é de extrema importância para quem está na ponta, receber projetos como este. Nós temos condições de pegar este projeto e torná-lo referência em ação, quando falamos de gestação, de pré-natal e na maternidade de forma geral. Foi pensada a participação de todas as esferas: judiciário, Estado – que é o intermediário neste processo, e os municípios que são os executores. Continuem contando com o Cosems, porque sabemos que o papel institucional é acima de tudo dar condições para essa operacionalização, para que o projeto possa rodar, para que esse projeto possa ser um caso de sucesso em âmbito nacional”, completou.

Ao final da reunião, ficaram como encaminhamentos assinatura do Termo de Adesão pelos gestores dos municípios prioritários, indicação de equipe de Saúde da Família (ESF) e respectivas equipes de Saúde Bucal (ESB) e equipe multiprofissional, referências para a ESF selecionada, até o dia 29 de outubro de 2021.

Critérios de seleção e municípios selecionados

Os municípios foram selecionados com base na análise do resultado dos indicadores, definidos como critérios de priorização, proporção de nascidos vivos de mães, com sete ou mais consultas de pré-natal; número de nascidos vivos prematuros (menores de 22 a 36 semanas), e, estimativa de gestantes de 2021, por município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Kátia entrega perfuratrizes para municípios do Bico. Wanderlei participa

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 25, a senadora Kátia Abreu (PP), entregou aos municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Bico do Papagaio (COINBIPA), duas perfuratrizes.

A solenidade teve a participação do governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem Partido).

O evento foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). (Fotos: Whashigton Luís)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze