Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Palestra sobre saúde bucal é realizada com reeducandos da Cadeia Pública

Publicado

em

Entre as assistências a diferentes áreas da saúde previstas no artigo 14 da Lei de Execução Penal, está à realização de atendimentos odontológicos. Pensando nisso, a Cadeia Pública de Augustinópolis realizou nesta quinta-feira, 26, palestra sobre saúde bucal com os reeducandos da unidade. A ação também contou com a entrega de 120 kits, um para cada reeducando, contendo utensílios para a higienização.

Participaram da ação, um dentista, que conduziu a palestra para dos apenados da unidade; uma enfermeira; um técnico de enfermagem e uma assistente social que auxiliaram na realização dos trabalhos. A atividade teve como foco principal a prevenção de problemas relacionados à saúde bucal, dessa forma, foram repassadas informações sobre a importância higienização e a forma correta de realização desses cuidados.

A assistente social e uma das responsáveis pela organização da atividade, Samara Cordeiro, explicou que a ação tem grande importância para preservar o atendimento humanizado. “Uma ação como essa contribui com a saúde do reeducando e garante o acesso aos direitos, pois eles estão privados de liberdade, mas não estão privados dos demais direitos”, explanou.

O dentista responsável palestra e por atendimentos na unidade, Diego da Silva Pereira, esclareceu que além da abordagem sobre a saúde da boca, a atividade também tratou sobre cuidados com o corpo. “Durante a palestra tratamos sobre a importância da educação em saúde bucal e corporal, além disso, os reeducandos também puderam tirar dúvidas sobre as doenças relacionadas à má higienização”, ressaltou.

O reeducando, F.D.C, de 37 anos, relatou que a ação auxiliou a entender a importância dos cuidados com a saúde. “Foi muito importante, porque muitos aqui não sabem a importância desses cuidados e nem como fazer a escovação”, contou.

Atendimentos

O diretor da unidade prisional, Antônio Marcos, explicou como é feito o atendimento odontológico dos apenados. “O dentista faz uma avalição inicial, após esse diagnóstico, é organizado o atendimento dos reeducandos por urgência, com consultas individuais, todas as quintas-feiras. Esse trabalho tem feito toda a diferença para a saúde deles, queremos ampliá-lo para que mais apenados sejam atendidos”, comentou. (Vitória Soares)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Secretário de Saúde vistoria leitos de UTI no Hospital Regional

Publicado

em

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini esteve na quinta-feira, 09, vistoriando os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados a pacientes acometidos pela Covid-19, do Hospital Regional de Augustinópolis, que deverão funcionar nos próximos dias. A unidade hospitalar localizada na região do Bico do Papagaio é referência para 23 cidades, com um total de aproximadamente 203 mil habitantes.

“Esta é a última vistoria e esperamos em três semanas já colocar em funcionamento de forma digna para atender com qualidade todos os tocantinenses do extremo Norte do Estado. O governador Mauro Carlesse tem nos dito sempre que temos que fazer o melhor dentro do menor tempo possível e graças ao comprometimento de toda equipe multiprofissional vamos entregar mais estes leitos que atendem ao anseio e necessidade da região. Estamos felizes em atender mais esta demanda dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou o secretário.

Os 10 leitos de UTI de Augustinópolis já estão montados, aguardando a contratação de pessoal para a operacionalização, processo já em andamento dentro da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Temos pressa em colocar os leitos em funcionamento, pois sabemos da necessidade e nossos técnicos estão agilizando tudo que podem, dentro do processo legal, para que possamos entregar o serviço, sem complicação com os órgãos de controle”, enfatizou Tollini.

Com o funcionamento dos 10 leitos em Augustinópolis, o Estado passará a contar com 103 à disposição da população usuária do SUS. Os leitos já em funcionamento estão distribuídos da seguinte forma: 17 no Hospital Regional de Araguaína; 10 no Hospital Dom Orione; 10 no Hospital Regional de Gurupi; 20 no Hospital Geral de Palmas; 10 no Hospital Santa Tereza; 5 no Hospital Palmas Medical; 5 no Hospital Osvaldo Cruz e 16 no Hospital Municipal de Araguaína, sendo 6 pediátricos.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Júnior Leite é transferido para hospital em São Paulo por conta da Covid-19

Publicado

em

O pré-candidato a prefeito de Xambioá, Júnior Leite (MDB) foi internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo, nesta quinta, 09. Ele começou a sentir sintomas no último sábado quando se isolou em casa, em seguida foi internado em Araguaína, no Hospital Dom Orione sendo diagnosticado dia 8 com Covid-19.

Ele havia publicado em suas redes sociais que havia dado entrada e se internaria no Hospital Sírio Libanês, em Brasília. A assessoria de imprensa do político, disse que ele acabou sendo transferido para São Paulo, por falta de vagas no Sírio Libanês.

Nesta manhã, de sexta, 10, os familiares informaram que o pré-candidato foi avaliado pela equipe médica que confirmou seu quadro de saúde estável, respondendo conforme o esperado ao tratamento.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Bico tem mais de 3 mil casos de Covid-19 com 69 mortes

Publicado

em

Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das Secretarias Municipais de Saúde, divulgados até às 23h, desta quinta, dia 9.

Continue lendo
publicidade