Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Pesquisa iABR para prefeito aponta Antônio do Bar na frente seguido de Júlio e Giltão

Publicado

em

O Instituto ABR (iABR) foi às ruas de Augustinópolis, terceiro maior colégio eleitoral do Bico do papagaio, conhecer as preferências dos eleitores em relação às eleições municipais de 2020. A pesquisa ouviu 400 moradores no dia 29 de outubro e apresentou os resultados neste domingo (1º).

Cinco candidatos estão concorrendo ao cargo de prefeito: o empresário Agamemnon Pellegrini (PSB); o produtor agropecuário Antônio Cayres de Almeida — Antônio do Bar (PSC); o servidor público Gilton Cleiber — Giltão (PV); o atual prefeito Júlio Oliveira (Solidariedade); e o técnico de enfermagem Professor Herculano Rodrigues (PT).

Intenção de voto para prefeito – Pesquisa Espontânea

Na pesquisa espontânea, na qual o entrevistador não menciona os nomes dos candidatos, o nome de Antônio do Bar foi citado por 42,5% dos participantes do estudo. Júlio Oliveira foi o segundo mais lembrado, com 29,5% das menções. Giltão foi apontado por 6,0%, Professor Herculano Rodrigues por 0,8% e Agamemnon Pellegrini por 0,5%. Os demais 20,7% não mencionaram ninguém ou afirmaram que não sabem.

Intenção de voto para prefeito – Pesquisa Estimulada

Na consulta estimulada, quando os entrevistados ouvem os nomes dos candidatos, o cenário se manteve favorável à vitória de Antônio do Bar, que foi citado por 49,2%. Júlio Oliveira aparece em segundo com 31,8% das intenções de voto, seguido por Giltão (7,3%), Professor Herculano (1,5%), e Agamemnon (1%). Os que não sabem ou não opinaram representam 9,2%.

Rejeição

O iABR também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Giltão é o candidato mais rejeitado, com 23% das respostas. O prefeito Júlio Oliveira aparece em segundo entre os candidatos com mais rejeição, com 19,8%, seguido por Antônio do Bar (17%), Prof. Herculano (9,5%) e Agamemnon (9,2%). Outros 21,5% não rejeitam nenhum dos candidatos ou não responderam.

Expectativa de vitória

Outro levantamento do Instituto ABR procurou levantar a opinião dos eleitores sobre quem eles acreditam que será o próximo prefeito de Augustinópolis. Quase metade deles (49,5%) acreditam que Antônio do Bar será vitorioso nas eleições deste ano. Para 31,5% o próximo gestor municipal será Julio Oliveira. Outros 5,7%  confiam que a vitória será de Giltão. Agamemnon Pellegrini e Professor Herculano foram citados, cada um, por 0,8% dos entrevistados. Os demais 11,7% disseram que não sabem quem vai ganhar o pleito ou não opinaram.

A pesquisa tem registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com número de identificação: TO-05277/2020. O nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

CARRASCO BONITO: Irmãos suspeitos de homicídio em 2019 são presos

Publicado

em

Dois irmãos suspeitos de praticar um homicídio no município de Carrasco Bonito, no Bico do Papagaio, foram presos pela Polícia Civil do Tocantins na manhã desta quinta-feira, dia 24, mediante cumprimento a mandados de prisões preventivas, expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Augustinópolis.

De acordo com o delegado regional, Eduardo Morais Artiaga, os dois irmãos de 30 e 32 anos foram localizados um no Tocantins e outro no Maranhão, após investigações das equipes da 1ª Delegacia Regional de Araguatins. Eles são suspeitos de assassinar a golpes de faca, o jovem Lucas Alves Carneiro, fato ocorrido no dia 29 de julho de 2019, em uma rua da cidade de Carrasco Bonito.

Ainda segundo a autoridade policial, o motivo do homicídio teria sido uma desavença que os irmãos tinham com a vítima, sendo que, no dia do crime, os três homens se encontraram, momento em que um dos irmãos de 32 anos, segurou a vítima, para que seu irmão desferisse um golpe de faca que atingiu o peito de Lucas. Mesmo socorrido, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

Logo após o crime, a Polícia Civil iniciou as investigações e pouco tempo depois conseguiu elucidar toda a dinâmica dos fatos. Assim, o delegado responsável pelo caso representou pelas prisões dos dois suspeitos. No entanto, antes de serem presos, os homens fugiram e passaram a ser procurados.

Com o aprofundamento das buscas e diligências, os dois irmãos foram localizados e presos, simultaneamente, nas cidades de Carrasco Bonito e também Imperatriz. Em seguida, eles foram conduzidos para a Central de Atendimento da Polícia Civil em Augustinópolis, onde a autoridade policial deu cumprimento aos mandados judiciais. Logo depois das providências legais cabíveis, os homens foram encaminhados à Cadeia Pública da cidade, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário. (Rogério de Oliveira)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Conselheiros tutelares buscam melhoria salarial

Publicado

em

Os conselheiros tutelares do município de Araguatins, no Bico do Papagaio, estiveram na semana passada em reunião com os vereadores, para pedir apoio referente a reajuste salarial.

Foi apresentado aos parlamentares um relatório das ações desenvolvidas, enfatizando a realidade de como é desenvolvido o trabalho do Conselho Tutelar na garantia de direitos de crianças e adolescentes.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Dupla é suspeita de roubar vendedor ambulante

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu um homem de 19 anos e apreendeu um adolescente infrator de 13 anos, na tarde dessa quarta-feira, 23, por volta das 14h30, depois que os indivíduos roubaram um vendedor ambulante e tentaram invadir uma residência. Com um dos suspeitos, foi encontrada a faca utilizada na ação criminosa.

As equipes policiais foram informadas sobre uma invasão em uma casa no Bairro Alto da Boa vista III, em Tocantinópolis, e ao chegarem ao local, os militares encontraram parte da parede da residência quebrada e se depararam com os dois indivíduos.

Durante a busca pessoal foi encontrada na cintura do homem de 19 anos, uma arma branca (faca). Os policiais descobriram que a mesma dupla havia roubado um vendedor ambulante a poucos minutos usando a faca. 

Diante da situação os envolvidos foram conduzidos e apresentados na delegacia de plantão em Tocantinópolis, para os procedimentos legais cabíveis.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze