Bico do Papagaio
AUGUSTINÓPOLIS: Polícia Militar por meio do Proerd forma 132 alunos de 5 escolas da rede pública municipal
A cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) na cidade de Augustinópolis, aconteceu na noite desta quinta-feira, 16, no Centro Estadual de Educação La Salle. Ao todo foram 132 alunos dos 5º anos do ensino fundamental das escolas beneficiadas pelo Programa.
Major Valdeonne Dias da Silva, comandante da 4ª CIPM, esteve acompanhado de vários outros militares, entre eles, capitão PM Rondinele Martins Feitoza, comandante do 2º Pelotão da PM em Augustinópolis e do assessor de Comunicação da Unidade, 1º tenente PM Deuramar Ribeiro Leite.
Além do major Valdeonne, várias outras autoridades ocuparam a mesa. Representaram os diversos órgãos municipais, o diretor do Centro La Salle; Conselho Tutelar; Secretaria e Conselho Municipal de Educação; Assistência Social e os Poderes Legislativo e Executivo.
A cerimônia contou com o cântico do Hino Nacional Brasileiro, leitura da sinopse do PROERD; leitura e premiação aos primeiros alunos colocados que se destacaram na elaboração das melhores redações; juramento realizado pelos formandos; entrega dos certificados; fala das autoridades e a canção do Programa com a participação do mascote PROERD.
As instruções do Programa feitas aos formandos foram repassadas pelo coordenador regional e instrutor do PROERD na região, 1º tenente PM Vágner Vila Nova da Silva, organizador do evento. Foram cinco as escolas municipais atendidas, Boa Vista; Presidente Kennedy; Alfredo Paulino; Gabriel Alves e Pequeno Príncipe. (4ª CIPM)

Bico do Papagaio
BURITI: Saúde oficializa 5ª morte por Covid
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que neste domingo, 11 de abril, foi oficializada mais uma morte por Covid-19, no município de Buriti, no Bico do Papagaio. A morte ocorreu no dia 29 de março e sobe para cinco o número de vítimas pela doença.
O óbito é de um homem de 78 anos, sem comorbidades relatadas. Ele estava internado no Hospital Regional de Augustinópolis.
Bico do Papagaio
ANGICO: Acidente na TO-134 perto do povoado Mato Redondo deixa dois mortos

Um acidente na TO-134, no Bico do Papagaio, deixou duas pessoas mortas na noite deste sábado (10). A colisão foi perto do povoado Mato Redondo, em Angico. A motocicleta em que Almecides Alves Wanderley e Cláudia Bezerra Damasceno estavam bateu de frente com um carro. O motorista do carro disse para a Polícia Militar que a moto teria invadido a contramão.
Almecides e Cláudia caíram na pista após o impado. Aegundo o motorista do carro informou no depoimento, após a queda Almecides foi atropelado por um caminhão que passava pelo local. O motorista do carro disse que o caminhoneiro não parou para ajudar e que não foi possível identificar o veículo.
A perícia científica foi chamada para avaliar o local e averiguar as informações prestadas pelo motorista do carro. Como a documentação dele estava em dia, o veículo foi liberado após o trabalho. A motocicleta estava com a documentação irregular e por isso foi apreendida e levada ao pelotão da PM em Ananás. (G1)

Bico do Papagaio
BURITI: Marginal furta dinheiro, joias e pistola na casa de militar, usa a arma contra PM’s e termina aventura morto

A Polícia Militar (PM) apreendeu no sábado, 10, joias, cerca de R$ 600,00 em espécie e uma pistola .380, furtadas da residência de um policial militar, na cidade de Buriti, no Bico do Papagaio. O indivíduo, 29 anos, suspeito de praticar o crime, acabou trocando tiros com a guarnição de policiais militares do 9° Batalhão da PM (9° BPM).
Durante diligência na tentativa de prender o acusado, o homem acabou efetuando três disparos contra a guarnição da PM, usando a própria arma de fogo furtada da residência do policial. Os militares revidaram e mataram o individuo.
A PM informou que o homem já é conhecido pela prática de crimes de furto e roubo em cidades da região, havia sido visto rondando a residência do policial.
O policial militar, vítima do furto, juntamente com a guarnição do Pelotão da PM em Buriti foi até o endereço onde o autor estava escondido. Ao perceber a chegada da PM, o autor ainda tentou fugir rumo aos fundos do imóvel, sendo acompanhado pelos militares que faziam o cerco. O indivíduo, sabendo que seria preso após tentar e não conseguir pular uma cerca de arames, atirou contra os policiais.

O local foi isolado e preservado até a chegada da equipe da perícia e do Instituto Médico Legal (IML). Através do sistema, a guarnição da PM constatou que o autor possuía um mandado de prisão expedido pela justiça do Estado do Maranhão. Os objetos recuperados pela PM foram recolhidos pela perícia para os procedimentos legais.