Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Presos alegam tortura física e ameaças de morte e não descartam rebelião

Publicado

em

Na maior cadeia pública do Bico do Papagaio, o clima entre presos e agentes prisionais piorou. A questão é relatada por detentos que divulgaram uma carta destinada as população e as autoridades, que chegou a redação do webjornal Folha do Bico.

Na carta, os detentos alegam tortura e violência dentro da unidade e não descartam uma rebelião.

Leia a integra do comunicado dos presos:

De: REEDUCANDOS

Para: AUTORIDADES E POPULAÇÃO

Carta de Pedido de Socorro

Venho através desta, pedir a atenção das autoridades desta cidade e Estado. Para informá-los da real situação desta Unidade Prisional de Augustinópolis – TO.

Pois há alguns meses houve uma mudança de chefe de segurança desta unidade prisional, após esta mudança começou acontecer vários episódios cruéis com os presos dentro desta unidade. Ex: tortura física e mental e ameaças de morte) e ofensas com nossos familiares no dia de vista. Enfim estamos sendo tratados como animais que não tem dono. Está havendo casos que nós estamos no procedimento de segurança implantada pelo chefe de segurança Edivânio e mesmo assim atiram em nós com bala de borracha e splay de pimenta, só por diversão deles pós após atirar ficam sorrindo e nos xingando com palavras de baixo calão, que preferimos não relatar.

No dia 13 de nov de 2019 veio um juiz da Corregedoria nos visitar na ocasião relatamos para ele o que está acontecendo na Unidade Prisional de Augustinópolis – TO. Após a saída do juiz, fomos castigados por termos falado a verdade do que está acontecendo aqui. Houve um caso específico que um preso foi alvejado com bala de borracha nas costas, pelo chefe de segurança Edivânio. (Temos certeza que foi uma retaliação pela visita do juiz corregedor, pois foi no dia posterior a sua visita, o preso não fez nada que o ameaçasse.). no mesmo dia 14 de nov de 2019 o chefe de segurança Edivânio retirou o mínimo útil beneficio que temos por tempo definitivo. São eles: televisores e ventiladores. Fez mudanças de presos de celas colocando em riscos as suas vidas, estes presos que ele mudou são justamente os que os denunciou das torturas que ele está fazendo dentro desta unidade prisional.

Quando perguntamos o porque de tamanha opressão, ele nos responde que preso deve sofrer mesmo. Quando falamos que vamos recorrer ao diretor desta unidade prisional- Marcos Futisa ele nos fala que tem total apoio do mundo. Quando falamos que vamos relatar ao senhor doutor juiz de direito da Comarca de Augustinópolis David Jefferson Asevedo Ramos ele nos responde que esta ordens são dadas por eles pois se achamos que falar ao juiz corregedor nos ajudou fez foi piorar.

Esta carta é um pedido de socorro, pois não aguento mais.

Infelizmente se não for tomado providências sobre essa opressão está cadeia irá quebrar ou rebelar em outras palavras como já aconteceu em outros lugar do Brasil. Ex: Altamira – PA. Pedimos urgente a troca desta direção com seu chefe de segurança. Vários presos com direito de progressão de regime estão esquecidos pelo juz, há casos de 1 ano de cadeia pago. Pedidos de liberdade e mais de meses que não são olhados pelo juiz Jefferson David Asevedo Ramos.

Nos ajudem por favor, agradecemos a todos.

A Secretaria de Cidadania e Justiça comentou o assunto:

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins, informa que a gestão dentro das unidades prisionais preza pelo respeito aos Direitos Humanos e visa seguir as normas de segurança previstas no Regimento Interno, imprescindíveis para o bom funcionamento da unidade prisional. E Ressalta que o Sispen/TO está em pleno processo de operações de revistas diárias para garantir a segurança dos reeducandos.

A Seciju esclarece ainda que às supostas denúncias de casos de violações de direitos, maus tratos e agressões, aos reeducandos que estão internos na Unidade Prisional de Augustinópolis, serão averiguadas. 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Foragido de presídio de Marabá invade casa e mata idoso de 77 anos

Publicado

em

Um idoso de 77 anos foi morto a facadas dentro da própria casa em Darcinópolis, na região do Bico do Papagaio, durante uma tentativa de roubo. De acordo com a Polícia Militar, a vítima teria reagido e entrou em luta corporal com o suspeito. O criminoso foi localizado e preso horas depois pelos militares.

O crime aconteceu na tarde de sábado (28) no setor Alto Bonito. Quando chegaram ao local os PMs encontraram a vítima sem vida e com várias perfurações no lado do corpo. Também encontraram móveis revirados e uma das janelas com sinais de arrombamento.

Os militares começaram a fazer buscas pela região e encontraram um homem com lesões no braço. Ao ser questionado, o suspeito confessou o crime e disse que subtraiu R$ 150 da vítima.

O idoso estaria dormindo, mas acordou no momento em que o criminoso entrou no quarto. Eles começaram a brigar e o assaltante acabou desferindo vários golpes de facão na vítima e depois fugiu do local.

O suspeito mostrou o local onde jogou a arma do crime, que foi recuperada pela polícia. Ele foi levado para a central de flagrantes de Araguaína e segundo a PM é um fugitivo da Casa de Prisão de Marabá, onde respondia por um latrocínio cometido em Jacundá (PA).

A perícia esteve na casa do idoso e o corpo foi levado pra o Instituto Médico Legal. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

BURITI: PM apreende revólver calibre 38 e faca com suspeito

Publicado

em

A Polícia Militar realizou na noite do último sábado, 28, a prisão de um homem de 65 anos, por porte ilegal de arma de fogo, durante patrulhamento pelo Centro da cidade de Buriti, norte do Estado. Em poder do autor a equipe de policiais militares do 9º Batalhão da PM apreendeu um revólver calibre 38 com seis munições intactas e uma faca.  

O autor, ao avistar a viatura da PM, demonstrou nervosismo e diante da atitude comportamental do suspeito os policiais militares resolveram proceder com a abordagem pessoal, momento em que acabaram encontrando as armas na cintura do idoso. O autor e os objetos apreendidos pela PM foram levados à Central de Flagrantes de Araguatins para as providências necessárias.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Com auxílio de videomonitoramento, PM recupera motocicleta furtada e apreende dois menores suspeitos

Publicado

em

A Polícia Militar recuperou na manhã dessa segunda-feira, 23, em um bairro de Araguatins, norte do Estado, uma motocicleta Honda CG 125 Fan, que havia sido furtada na manhã do último sábado, dia 21, em Araguatins. Na ação, a PM acabou apreendendo dois menores de 16 anos, suspeitos de terem furtado o veículo de um homem de 30 anos.

As primeiras informações que chegaram à PM dando conta do furto da motocicleta partiram da própria vítima que ligou na Central de Operações da PM (Copom) e fez a denúncia.

Os policiais militares chegaram até aos menores infratores graças às imagens registradas pelas câmeras de videomonitoramento do 9º Batalhão da PM (9° BPM) e informações levantadas pela equipe de agentes da Agência Local de Inteligência (ALI) do 9º BPM.

A motocicleta e os adolescentes infratores foram conduzidos até a Delegacia de Polícia para as providências.

Continue lendo
publicidade Bronze