Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Presos alegam tortura física e ameaças de morte e não descartam rebelião

Publicado

em

Na maior cadeia pública do Bico do Papagaio, o clima entre presos e agentes prisionais piorou. A questão é relatada por detentos que divulgaram uma carta destinada as população e as autoridades, que chegou a redação do webjornal Folha do Bico.

Na carta, os detentos alegam tortura e violência dentro da unidade e não descartam uma rebelião.

Leia a integra do comunicado dos presos:

De: REEDUCANDOS

Para: AUTORIDADES E POPULAÇÃO

Carta de Pedido de Socorro

Venho através desta, pedir a atenção das autoridades desta cidade e Estado. Para informá-los da real situação desta Unidade Prisional de Augustinópolis – TO.

Pois há alguns meses houve uma mudança de chefe de segurança desta unidade prisional, após esta mudança começou acontecer vários episódios cruéis com os presos dentro desta unidade. Ex: tortura física e mental e ameaças de morte) e ofensas com nossos familiares no dia de vista. Enfim estamos sendo tratados como animais que não tem dono. Está havendo casos que nós estamos no procedimento de segurança implantada pelo chefe de segurança Edivânio e mesmo assim atiram em nós com bala de borracha e splay de pimenta, só por diversão deles pós após atirar ficam sorrindo e nos xingando com palavras de baixo calão, que preferimos não relatar.

No dia 13 de nov de 2019 veio um juiz da Corregedoria nos visitar na ocasião relatamos para ele o que está acontecendo na Unidade Prisional de Augustinópolis – TO. Após a saída do juiz, fomos castigados por termos falado a verdade do que está acontecendo aqui. Houve um caso específico que um preso foi alvejado com bala de borracha nas costas, pelo chefe de segurança Edivânio. (Temos certeza que foi uma retaliação pela visita do juiz corregedor, pois foi no dia posterior a sua visita, o preso não fez nada que o ameaçasse.). no mesmo dia 14 de nov de 2019 o chefe de segurança Edivânio retirou o mínimo útil beneficio que temos por tempo definitivo. São eles: televisores e ventiladores. Fez mudanças de presos de celas colocando em riscos as suas vidas, estes presos que ele mudou são justamente os que os denunciou das torturas que ele está fazendo dentro desta unidade prisional.

Quando perguntamos o porque de tamanha opressão, ele nos responde que preso deve sofrer mesmo. Quando falamos que vamos recorrer ao diretor desta unidade prisional- Marcos Futisa ele nos fala que tem total apoio do mundo. Quando falamos que vamos relatar ao senhor doutor juiz de direito da Comarca de Augustinópolis David Jefferson Asevedo Ramos ele nos responde que esta ordens são dadas por eles pois se achamos que falar ao juiz corregedor nos ajudou fez foi piorar.

Esta carta é um pedido de socorro, pois não aguento mais.

Infelizmente se não for tomado providências sobre essa opressão está cadeia irá quebrar ou rebelar em outras palavras como já aconteceu em outros lugar do Brasil. Ex: Altamira – PA. Pedimos urgente a troca desta direção com seu chefe de segurança. Vários presos com direito de progressão de regime estão esquecidos pelo juz, há casos de 1 ano de cadeia pago. Pedidos de liberdade e mais de meses que não são olhados pelo juiz Jefferson David Asevedo Ramos.

Nos ajudem por favor, agradecemos a todos.

A Secretaria de Cidadania e Justiça comentou o assunto:

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional do Tocantins, informa que a gestão dentro das unidades prisionais preza pelo respeito aos Direitos Humanos e visa seguir as normas de segurança previstas no Regimento Interno, imprescindíveis para o bom funcionamento da unidade prisional. E Ressalta que o Sispen/TO está em pleno processo de operações de revistas diárias para garantir a segurança dos reeducandos.

A Seciju esclarece ainda que às supostas denúncias de casos de violações de direitos, maus tratos e agressões, aos reeducandos que estão internos na Unidade Prisional de Augustinópolis, serão averiguadas. 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: PT tem conflito interno e legenda repreende suposto “traidor”

Publicado

em

Em uma Nota divulgada à imprensa, na tarde desta sexta, dia 30, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, foi duro ao criticar postura de membros da legenda, que estariam supostamente tentando se “vender sua moral em troca de favorecimentos ilícitos e imorais”, diz trecho do documento.

O partido disse ainda que não compactua com o que chamou de “Falso Fiscal do Povo”, que sorrateiramente tentou implodir a própria chapa em que concorre.

Apesar da dureza do texto, o partido não apontou quem seria a pessoa mencionada.

Leia a integra da Nota petista:

Mais uma vez o Partido dos Trabalhadores em Araguatins vai para uma eleição municipal, dessa vez encabeçando uma forte e destemida chapa pura no município, rompendo indubitavelmente com os princípios que nortearam o nascimento desse partido, passando pela história da luta operária dos sonhos dos movimentos sociais, rompendo com a utopia da construção de uma nova sociedade Araguatinense, justa, fraterna e igualitária para todos e todas.

Do mesmo modo, seguimos em nossa jornada eleitoral de forma militante, utilizando dos recursos legais para dar continuidade aos trabalhos já iniciados e em conformidade com o ESTATUTO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES e a justiça eleitoral.

Historicamente no município de Araguatins o PT não teve um único representante no poder, com possibilidade de colocar em prática tudo aquilo que já vimos ser aplicado de forma ímpar no cenário nacional, abrindo oportunidades de uma educação de qualidade e acessível a toda sociedade, moradia digna, geração de emprego e renda e o retorno da dignidade ao povo sofrido que tanto trabalham em prol de sua sobrevivência.

Assim sendo, o diretório municipal esclarece aos seus filiados como um todo que todos os nossos candidatos a vereador e vereadora foram aprovados em convenção de forma democrática e aproveita da oportunidade para esclarecer que o partido permanece intacto no propósito de chegarmos ao poder de forma íntegra e honesta, sem sujar nossas mãos com pactos obscuros e corrompíveis da velha política.

Temos total clareza e discernimento que tal atitude não condiz com todos aqueles que hoje carregam nossa sigla, são companheiros de estrada, porém não estão na mesma luta, temos em nosso próprio meio pessoas que usam de má fé para desarticular todo o projeto que é coletivo e tem em seu principal objetivo a construção de uma cidade melhor. São falsos “fiscais do povo” que enganam a muitos com seus discursos bonitos, mas totalmente vazios de ações que realmente combate o real problema de gestão em Araguatins, que é sobretudo MORAL e ÉTICO.

Em uma democracia, como o próprio nome já ressalta, o indivíduo pode escolher o seu caminho, e sua escolha deve ser acima de tudo respeitada, nesse modo o Partido dos Trabalhadores não poderia prever que em seu grupo haveria infiltrados que iriam trair e faltar com o decoro das práticas pré- estabelecidas via estatuto próprio, que corrompem nossos ideais e sujam a nossa história que é marcada por luta constante de classes, e em prol do trabalhador e trabalhadora em seus mais variados aspectos.

Não compactuamos com quem se conclama falso “FISCAL DO POVO”, mas que por trás tem suas mãos sujas, vendendo sua moral em troca de favorecimentos ilícitos e imorais. Que sorrateiramente tentou implodir a própria chapa em que concorre e trazer o caos e a desordem.

Repudiamos tal ato e esclarecemos que se por vontade do povo chegarmos ao poder, será de forma LIMPA, transparente e de cabeça erguida! Sem amarras, sem passar pelos bolsos de nenhum dos outros grupos políticos da cidade, e acima de tudo com RESPEITO e COERÊNCIA.

Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Araguatins- Tocantins 30 de outubro de 2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rádio Sucesso confirma realização de rodada de entrevistas com candidatos a prefeito

Publicado

em

A realização de um dos programas de maior credibilidade da cobertura política regional, foi confirmada na manhã desta sexta, dia 30. É a “Rodada de Entrevistas com os Candidatos a Prefeito”, promovida pela Rádio Sucesso FM, em Araguatins.

Apresentado e organizado pelo comunicador Getúlio Carneiro, referência na região para esse tipo de programa, ele se reuniu nesta tarde, com representantes de Coligações e candidatos, para definir o formato e realizar o sorteio da ordem de participação.

Todos os candidatos confirmaram presença e enviaram representantes para a reunião.

A “Rodada de Entrevistas Com os Candidatos a Prefeito”, começa na segunda, dia 2 e vai até sexta, dia 6, sempre das 9h às 10h. Abaixo veja a ordem das entrevistas.

Getúlio disse a nossa reportagem, que o objetivo do programa é dar mais um espaço para que os candidatos possam colocar e apresentar com mais tempo suas propostas, além de oferecer a população, mais uma alternativa para ajudar a conhecer e escolher o candidato.

“O programa é exclusivamente propositivo. Nossa função social é dar a sociedade elementos que ajudem na definição do voto. Como a rádio é um veículo de grande abrangência, é um meio importante para garantir que o eleitor tenha acesso e conheça as propostas daquele que será o próximo prefeito”, disse Getúlio Carneiro.

A ordem das entrevistas ficou assim:

Segunda, dia 2: IAN CAVALCANTE (PL)

Terça, dia 3: CLÁUDIO SANTANA (MDB)

Quarta, dia 4: ROCHA MIRANDA (PTB)

Quinta, dia 5: AQUILES DA AREIA (PP)

Sexta, dia 6: RONALDINHO (PT)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veja a agenda dos candidatos a prefeito para esta sexta, 30

Publicado

em

Os candidatos à Prefeitura de Araguatins nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas para esta sexta, 30. Eles foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.

Desde o dia 27 do mesmo mês, estão liberados atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda pela internet.

AQUILES DA AREIA (PP): Evento News Jovem às 19h e reunião com candidatos a vereador a partir das 20h

CLÁUDIO SANTANA (MDB): Não divulgou agenda.

IAN CAVALCANTE (PL): Grava programas eleitorais durante a manhã e a tarde ações de campanha do povoado Santa Luzia.

RONALDINHO: Não divulgou agenda.

ROCHA MIRANDA (PTB): Evento político Comitê Central às 8h e faz visitas restante do dia.

Continue lendo
publicidade Bronze