Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Produtor melhora produção através de Assistência Técnica e Gerencial do ABC Cerrado

Publicado

em

Há 25 anos que o Serviço Nacional de Aprendizagem rural do Tocantins (SENAR-TO) realiza ações que promovem uma verdadeira transformação na vida de quem produz e trabalha no campo, proporcionando mais conhecimento e tecnologia, mais produtividade e qualidade de vida.

O Produtor Rural Igor Tobias Paula, da cidade de Augustinópolis, foi beneficiado com Assistência Técnica e Gerencial Através do programa ABC Cerrado. Neste programa os produtores recebem assistência técnica gratuita por 18 meses, com o acompanhamento de um técnico que ajuda cada participante a colocar em prática as tecnologias ensinadas,como a recuperação de pastagens degradadas.

“As vezes pensamos que o solo é uma eterna fonte de nutrientes que não precisa de nada. Antes do ABC Cerrado nós reformávamos as áreas todos os anos, não tínhamos entendimento do que era a recuperação” lembra o produtor.

O instrutor do Projeto ABC Cerrado, José Remi, foi responsável por fazer o acompanhamento da propriedade. “Fomos desenvolvendo ações como manejo de pastagens, divisão dos animais e rebanhos, divisão das áreas da propriedade, facilitando o manejo. Conseguimos alcançar através do alinhamento dessas informações tudo o que estava proposto. Hoje mesmo ao termino do programa ele continua investindo nessas tecnologias que foram repassadas. Como técnico meu papel aqui é a orientação, temos bons resultados pra mostrar porque o produtor acreditou”

Segundo o Produtor Igor Tobias, através do ABC Cerrado algumas realidades foram aparecendo, entre elas, a importância do planejamento e conhecimento. “Na época nos adquirimos 30 toneladas de adubo, com o acompanhamento do nosso técnico, vimos que foi realizada uma adubação de plantio e de cobertura e observamos que nas áreas adubadas a saúde do capim estavam muito melhor.”

O instrutor destaca pontos positivos ao final da assistência: “Implantamos o trabalho de recuperação de pastagens degradadas dentro do projeto ABC CERRADO, conseguimos através disso melhorar os níveis de produção da propriedade. Antes os animais demoravam até quatro anos pra sair, hoje em dia conseguimos colocar esse animal em ponte de abate em dois anos e meio à três anos.”  

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Com modelo de parceria inovador, Complexo de Delegacias começa a ser construído

Publicado

em

Foi iniciada em Augustinópolis, no Bico do Papagaio, as obras para construção do Complexo de Delegacias da Polícia Civil.

A obra é resultado de parceria envolvendo órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, local e estadual.

O projeto começou a ser rascunhado no final de 2018. No início de 2019, a Prefeitura Municipal realizou a doação da área para construção. Já no final de 2019, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, se reuniu com os deputados estaduais para tratar da construção do Complexo de Delegacias da Polícia Civil e solicitar a destinação de recursos para a obra.

O Complexo de Delegacias da Polícia Civil de Augustinópolis vai abrigar a 12ª Delegacia de Polícia Civil, a 13ª Delegacia de Polícia Civil e a 2ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e Vulneráveis (Deamv);

A licitação para construção do Complexo não teve previsão de lucro (BDI), sendo que a empresa vencedora vai realizar a construção da obra pública apenas e tão-somente com fins sociais. No valor da obra, foram descontados os valores referentes à utilização parcial da mão de obra voluntária dos presos, tendo como contrapartida o direito à remissão de pena, em observância aos fins educativos, produtivos e ressocializadores do trabalho.

Essa será a primeira Delegacia de Polícia Civil do Tocantins construída com essa forma de convênio entre a Polícia Civil e os outros poderes, instituições e particulares.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Fiscais de trânsito fazem protestos no Bico

Publicado

em

Profissionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizam no Bico do Papagaio, n amanhã desta segunda, 19, um protesto encabeçado por fiscais de trânsito, nas cidades de Araguatins e Augustinópolis, além de outras dez espalhadas por outras regiões do estado.

Eles cobram respostas do órgão quanto às reivindicações da categoria feitas à gestão a cerca de seis meses.

Os fiscais querem a criação de uma escala de trabalho, pagamento de gratificação por periculosidade e redaft (Ressarcimento de despesas juntamente com o salário). A categoria reclama que os ficais fazem muitas viagens por mês e que para isso recebem diárias que levam até dois meses para serem pagas pela gestão, o que dificulta e muito a vida dos servidores.

A reivindicação já foi feita, via ofício, pelo Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais (SISEPE-TO), a cerca de seis meses, mas até o momento, segundo alegam os manifestantes, nenhuma resposta foi dado pela gestão estadual sobre o assunto.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 deste domingo, 18

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze