Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Produtor melhora produção através de Assistência Técnica e Gerencial do ABC Cerrado

Publicado

em

Há 25 anos que o Serviço Nacional de Aprendizagem rural do Tocantins (SENAR-TO) realiza ações que promovem uma verdadeira transformação na vida de quem produz e trabalha no campo, proporcionando mais conhecimento e tecnologia, mais produtividade e qualidade de vida.

O Produtor Rural Igor Tobias Paula, da cidade de Augustinópolis, foi beneficiado com Assistência Técnica e Gerencial Através do programa ABC Cerrado. Neste programa os produtores recebem assistência técnica gratuita por 18 meses, com o acompanhamento de um técnico que ajuda cada participante a colocar em prática as tecnologias ensinadas,como a recuperação de pastagens degradadas.

“As vezes pensamos que o solo é uma eterna fonte de nutrientes que não precisa de nada. Antes do ABC Cerrado nós reformávamos as áreas todos os anos, não tínhamos entendimento do que era a recuperação” lembra o produtor.

O instrutor do Projeto ABC Cerrado, José Remi, foi responsável por fazer o acompanhamento da propriedade. “Fomos desenvolvendo ações como manejo de pastagens, divisão dos animais e rebanhos, divisão das áreas da propriedade, facilitando o manejo. Conseguimos alcançar através do alinhamento dessas informações tudo o que estava proposto. Hoje mesmo ao termino do programa ele continua investindo nessas tecnologias que foram repassadas. Como técnico meu papel aqui é a orientação, temos bons resultados pra mostrar porque o produtor acreditou”

Segundo o Produtor Igor Tobias, através do ABC Cerrado algumas realidades foram aparecendo, entre elas, a importância do planejamento e conhecimento. “Na época nos adquirimos 30 toneladas de adubo, com o acompanhamento do nosso técnico, vimos que foi realizada uma adubação de plantio e de cobertura e observamos que nas áreas adubadas a saúde do capim estavam muito melhor.”

O instrutor destaca pontos positivos ao final da assistência: “Implantamos o trabalho de recuperação de pastagens degradadas dentro do projeto ABC CERRADO, conseguimos através disso melhorar os níveis de produção da propriedade. Antes os animais demoravam até quatro anos pra sair, hoje em dia conseguimos colocar esse animal em ponte de abate em dois anos e meio à três anos.”  

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Décima morte por Covid-19 é confirmada

Publicado

em

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou neste sábado, 23, a décima morte por Covid-19, no município de Esperantina, no Bico do Papagaio.

A vítima é uma mulher de 75 anos, com diabetes e hipertensão. O óbito ocorreu na quinta, dia 21, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Esperantina soma 374 pessoas que contraíram a doença.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC faz jogo decisivo da semifinal do Tocantinense 2020 neste domingo contra Interporto

Publicado

em

O Campeonato Tocantinense 2020 está de volta neste domingo (24) com o duelo entre Interporto x Tocantinópolis, às 16h (de Brasília), no estádio General Sampaio, em Porto Nacional. O jogo é válido pela volta das semifinais, na ida as duas equipes empataram por 0 a 0, em caso de novo empate a decisão será nos pênaltis. O jogo será sem a presença do torcedor devido à pandemia da Covid-19.

As duas equipes contrataram e vêm diferentes para este jogo. No TEC, entre as principais contratações estão os atacantes Jeimy (ex-Paysandu) e Gil Macena. O técnico Neto Costa foi mantido à frente da equipe.

Já o Interporto teve mudança na diretoria: O presidente Hélio de Freitas terminou o mandato, e Tita assumiu o cargo (candidato único). O time fez várias contratações e buscou algumas peças que iniciaram a temporada 2020. A diretoria trocou o técnico Roberto Oliveira por Wladimir Araújo. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wendell diz que débitos de salários com servidores serão pagos de forma parcelada

Publicado

em

Na manhã desta sexta, 22, o secretário de Administração da Prefeitura de Araguatins, Wendell Miranda, durante entrevista na Rádio Sucesso FM, garantiu que todos os servidores que possuem salários pendentes da gestão passada, irão receber.

O gestor disse ainda, que a quitação dos débitos, acontecerão de forma parcelada.

As dívidas do município com os trabalhadores são relativas ao mês de dezembro e o 13ª, deixados pelo ex-prefeito, Cláudio Santana (MDB).

Ouça os principais momentos da entrevista:

Continue lendo
publicidade Bronze