Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Reitor da Unitins garante Vestibular para Medicina já no próximo semestre

Publicado

em

Durante entrevista ao Jornal do Tocantins, da cidade de palmas, o reitor da Unitins, Augusto Rezende, disse que já tem previsão que vagas sejam ofertadas no vestibular do primeiro semestre de 2021 para o curso de Medicina, na cidade de Augustinópolis, no Bico do Papagaio. Rezende acredita que a implementação do curso será um marco não só para o Tocantins, mas para a Região Norte do País, por se tratar de uma Universidade Estadual que irá oferecer o curso.

“A Região Norte do Brasil tem poucos estados com um curso de medicina nas universidades estaduais. Com certeza a implementação será expressiva. Parte da estrutura já está em Augustinópolis graças ao curso de enfermagem que a Unitins tem lá. Isso ajuda na questão de professores e estrutura física. Sem contar que voltamos na parte do desenvolvimento da região. O quanto isso pode ajudar, um exemplo são os residentes, quando estão no Hospital Estadual de Augustinópolis? Então eu tenho campo prático aberto ali. Sem contar com os hospitais de baixa complexidade, as unidades básicas de saúde daquela região e as UPA’s. Em um estudo nosso na região, que inclui Imperatriz (MA) e Marabá (PA), a gente consegue mais de 95% das cadeiras do docentes e que nos faz buscar uma demanda muito baixa em outros locais, isso é um ponto positivo.”

O reitor também afirma que existe uma comissão que trabalha em duas frentes: pedagógica e administrativa. Para que o novo projeto seja implementado, a Untins já dispõe de R$ 2,5 milhões via emendas parlamentares destinadas pelos deputados estaduais: Eduardo Siqueira Campos, Fabion Gomes, Amélio Cayres, Jair Farias e Ricardo Ayres. Também está instituída a equipe responsável pela implantação do curso de Pedagogia no câmpus de Palmas. A Unitins tem direito a parte dos 25% que o Estado arrecada com tributos e precisa destinar a educação. Sobre isso, Rezende comenta que liberação dos recursos é conversada com o Estado e a Secretaria de Educação (Seduc). Outro ponto abordado pelo reitor é sobre pesquisas e parcerias que a universidade tem buscado para se fortalecer.(Com informações do Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Décima morte por Covid-19 é confirmada

Publicado

em

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou neste sábado, 23, a décima morte por Covid-19, no município de Esperantina, no Bico do Papagaio.

A vítima é uma mulher de 75 anos, com diabetes e hipertensão. O óbito ocorreu na quinta, dia 21, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Esperantina soma 374 pessoas que contraíram a doença.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC faz jogo decisivo da semifinal do Tocantinense 2020 neste domingo contra Interporto

Publicado

em

O Campeonato Tocantinense 2020 está de volta neste domingo (24) com o duelo entre Interporto x Tocantinópolis, às 16h (de Brasília), no estádio General Sampaio, em Porto Nacional. O jogo é válido pela volta das semifinais, na ida as duas equipes empataram por 0 a 0, em caso de novo empate a decisão será nos pênaltis. O jogo será sem a presença do torcedor devido à pandemia da Covid-19.

As duas equipes contrataram e vêm diferentes para este jogo. No TEC, entre as principais contratações estão os atacantes Jeimy (ex-Paysandu) e Gil Macena. O técnico Neto Costa foi mantido à frente da equipe.

Já o Interporto teve mudança na diretoria: O presidente Hélio de Freitas terminou o mandato, e Tita assumiu o cargo (candidato único). O time fez várias contratações e buscou algumas peças que iniciaram a temporada 2020. A diretoria trocou o técnico Roberto Oliveira por Wladimir Araújo. (GE)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Wendell diz que débitos de salários com servidores serão pagos de forma parcelada

Publicado

em

Na manhã desta sexta, 22, o secretário de Administração da Prefeitura de Araguatins, Wendell Miranda, durante entrevista na Rádio Sucesso FM, garantiu que todos os servidores que possuem salários pendentes da gestão passada, irão receber.

O gestor disse ainda, que a quitação dos débitos, acontecerão de forma parcelada.

As dívidas do município com os trabalhadores são relativas ao mês de dezembro e o 13ª, deixados pelo ex-prefeito, Cláudio Santana (MDB).

Ouça os principais momentos da entrevista:

Continue lendo
publicidade Bronze