Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Reitor da Unitins garante Vestibular para Medicina já no próximo semestre

Publicado

em

Durante entrevista ao Jornal do Tocantins, da cidade de palmas, o reitor da Unitins, Augusto Rezende, disse que já tem previsão que vagas sejam ofertadas no vestibular do primeiro semestre de 2021 para o curso de Medicina, na cidade de Augustinópolis, no Bico do Papagaio. Rezende acredita que a implementação do curso será um marco não só para o Tocantins, mas para a Região Norte do País, por se tratar de uma Universidade Estadual que irá oferecer o curso.

“A Região Norte do Brasil tem poucos estados com um curso de medicina nas universidades estaduais. Com certeza a implementação será expressiva. Parte da estrutura já está em Augustinópolis graças ao curso de enfermagem que a Unitins tem lá. Isso ajuda na questão de professores e estrutura física. Sem contar que voltamos na parte do desenvolvimento da região. O quanto isso pode ajudar, um exemplo são os residentes, quando estão no Hospital Estadual de Augustinópolis? Então eu tenho campo prático aberto ali. Sem contar com os hospitais de baixa complexidade, as unidades básicas de saúde daquela região e as UPA’s. Em um estudo nosso na região, que inclui Imperatriz (MA) e Marabá (PA), a gente consegue mais de 95% das cadeiras do docentes e que nos faz buscar uma demanda muito baixa em outros locais, isso é um ponto positivo.”

O reitor também afirma que existe uma comissão que trabalha em duas frentes: pedagógica e administrativa. Para que o novo projeto seja implementado, a Untins já dispõe de R$ 2,5 milhões via emendas parlamentares destinadas pelos deputados estaduais: Eduardo Siqueira Campos, Fabion Gomes, Amélio Cayres, Jair Farias e Ricardo Ayres. Também está instituída a equipe responsável pela implantação do curso de Pedagogia no câmpus de Palmas. A Unitins tem direito a parte dos 25% que o Estado arrecada com tributos e precisa destinar a educação. Sobre isso, Rezende comenta que liberação dos recursos é conversada com o Estado e a Secretaria de Educação (Seduc). Outro ponto abordado pelo reitor é sobre pesquisas e parcerias que a universidade tem buscado para se fortalecer.(Com informações do Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 deste domingo, 27

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

NAZARÉ: Quantidade de eleitores supera o de moradores

Publicado

em

Em matéria publicada no portal G1/TO sobre os municípios tocantinenses com mais eleitores que habitantes, está Nazaré, único da região do Bico do Papagaio nessa situação.

A base de dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo especialistas e integrantes de tribunais regionais eleitorais, as diferenças podem ser explicadas por defasagem nas estimativas de população, migrações e até fraudes.

Outra explicação para esse fenômeno é que o IBGE considera o domicílio civil, onde a pessoa efetivamente mora. Já o TSE leva em conta o domicílio eleitoral, que pode ser o lugar em que o eleitor tenha “vínculo político, familiar, afetivo, profissional, patrimonial ou comunitário”.

Ou seja, é possível que uma pessoa mude de endereço para estudar ou trabalhar, mas não transfira o título eleitoral para continuar mantendo um vínculo com seu local de origem.

Nazaré tem hoje, segundo o IBGE, 3.834 habitantes e conforme o TSE, 3.845 eleitores (diferença de 11).

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Motocicleta com numeração do motor adulterada é localizado no Bairro Cidade Alta

Publicado

em

Na tarde deste sábado, 26, por volta das 14h, a Polícia Militar localizou uma motocicleta Honda Titan 150 azul, com a numeração do motor adulterado, na cidade de Tocantinópolis.

A guarnição fazia patrulhamento ordinário pela cidade quando visualizou a motocicleta na Rua da Tobasa, Bairro Cidade Alta., em Tocantinópolis. Diante das caracterísitcas suspeitas os policiais procederam a vistoria do veículo.

Depois de fazer uma verificação minuciosa dos sinais identificadores do veículo, a guarnição constatou, através de técnicas de identificação veicular, que a motocicleta abordada exibia uma numeração adulterada. Apesar dos policiais realizarem diligências no sentido de localizar o proprietário da moto, não foi possível encontrá-lo.

Diante dos fatos, o veículo foi apresentado na delegacia de polícia, para os procedimentos cabíveis.

Continue lendo
publicidade Bronze