- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 05 / julho / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

AUGUSTINÓPOLIS: Unitins lança farmácia universitária para atender acadêmicos e professores

EDUCAÇÃO

Mais Lidas

Será lançado nesta terça-feira, 30, às 20h no Câmpus de Augustinópolis da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) o projeto de extensão UniFarma – Farmácia Universitária da Unitins, que tem como objetivo prestar cuidados básicos à saúde dos acadêmicos, professores e servidores técnicos da instituição no Câmpus. A farmácia estará instalada na Casa Práxis e o atendimento será gratuito.

No local os servidores, docentes e alunos terão atendimentos rápidos e básicos como aferimento de pressão, teste rápido de glicemia, apoio para curativos em casos de pequenos cortes, medicação para hipertensão ou dores de cabeça, por exemplo.

O projeto foi idealizado pelo professor mestre Lúcio André M. da Silva, da disciplina de Farmacologia, e será desenvolvido pelos estudantes do 4º e 5º períodos de Enfermagem. O docente explica que o objetivo é “ter dentro do Câmpus uma farmácia escola onde poderemos casar a teoria com a prática”.

Lúcio Silva explica que neste semestre a farmácia terá atuação dos acadêmicos do 4º período e no primeiro semestre de 2019 serão esses mesmos alunos, que estarão cursando o 5º período. Já a partir do segundo semestre de 2019 entrarão novos alunos que estarão no 4º período, e assim sucessivamente.

“Com essa programação e escala nós teremos condições de manter a UniFarma em atividade o ano todo nos três turnos – matutino, vespertino e noturno, garantindo atendimentos básicos em todos os horários que o aluno ou servidor necessitar”, esclarece o professor.

A manutenção e abastecimento da UniFarma será de responsabilidade do professor com apoio da Prefeitura de Augustinópolis. “Não faremos tratamento, apenas atendimentos rápidos e básicos, paliativos. Por isso o abastecimento não será dificuldade”, ressalta.

Uma das alunas envolvidas no projeto é a Nayane Amorim Milhomem, presidente do Centro Acadêmicos de Enfermagem. “O projeto é muito interessante. Vai nos ajudar na formação proporcionando maior conhecimento com atividades práticas e também nos atenderá oferecendo cuidados básicos com a saúde”, avalia a estudante lembrando que o projeto beneficia não apenas os estudantes de Enfermagem, mas toda a comunidade acadêmica.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis, professora Hanari Santos de Almeida Tavares, o projeto tem uma importância enorme por contribuir com a formação dos acadêmicos e disponibilizar mais um serviço com foco na saúde da comunidade acadêmica. “Estou muito feliz em ver um projeto que vai ser contínuo e não tem data de terminar”, destaca a coordenador que elogia a iniciativa. (Charlyne Sueste e Ruy Bucar)

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias