Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Vereadores divulgam nota elogiando postura de Dona Deija

Publicado

em

A bancada de oposição na Câmara Municipal, composta pelos vereadores Neguim da Civil, Vaguim do Hospital, Alonso, Joacy e Antônio Queiroz, se pronunciaram por meio de nota elogiando a prefeita, Dona Deija, pelo posicionamento oficial de não abrir mão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24Hs para Araguatins, como sugeriu o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos.

Leia a Nota:

MANIFESTAÇÃO AO POVO DE AUGUSTINÓPOLIS

OS VEREADORES DE OPOSIÇÃO À ATUAL GESTÃO MUNICIPAL,

A respeito da última nota de esclarecimento emitida pela Excelentíssima Senhora Prefeita de Augustinópolis, Dona Deijanira, sobre as notícias que veicularam o seu nome a transferência da UPA para a cidade de Araguatins, esclarecemos que:

1º ) apesar da demora na manifestação sobre o assunto, elogiamos a atual conduta da prefeita que aderiu a nossa campanha pela instalação da UPA 24 horas neste município, tendo em vista as razões exaradas na última nota;

2º) lembramos a toda população de Augustinópolis e da região que a motivação para a emissão da primeira nota, deu-se em razão do silêncio pertinaz da prefeita sobre a matéria que tinha sido publicada na Folha do Bico, a qual constava que esta tinha aderido às súplicas do Secretário Eduardo Siqueira Campos em instalar a UPA em Araguatins ao invés de Augustinópolis;

3º) não se teria emitido a primeira nota de esclarecimento, se a prefeita, tendo em vista os anseios do povo que a elegeu, de imediato, como deveria ter feito, tivesse se manifestado a respeito da notícia que veiculara o seu nome ao assunto em tela, publicada na Agência Araguaia CAPC, em 27 de maio de 2013 – o que não foi feito -, fazendo presumir a sua participação na eventual transferência da UPA para a cidade de Araguatins;

4º) lembramos, ainda, que, nós vereadores, representantes do povo, diante do nosso sagrado dever de se manifestar contra qualquer ataque aos legítimos anseios da população, sendo inadmissível qualquer conduta omissiva sobre o tema, foi o que nos motivou a provocar, por meio da nota, a prefeita, a fim de que esta se posicionasse a respeito do assunto, que só veio a ocorrer depois de um dia da nossa manifestação;

5º) lamentamos a demora com que foi emitida a nota da prefeita, porém reconhecemos a importância de sua postura, mesmo que demorada, lembrando do conhecido dito popular que muito bem se aplica a este caso, qual seja, “antes tarde do que nunca”;

6º) por fim, aduzimos que qualquer omissão ou pouco caso a respeito deste assunto ou de qualquer outro de interesse da comunidade, nós, vereadores de oposição, estaremos pronto para, em atitude altiva, digna da população desta cidade, agir em sua defesa, seja expedindo notas cobrando posicionamentos ou ações das autoridades competentes, seja discutindo e votando os projetos que beneficiem a população como um todo.

Respeitosamente,

NEGUIM DA CIVIL, VAGUIM DO HOSPITAL, ALONSO, JOACY E ANTONIO QUEIROZ

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
5 Comments

Bico do Papagaio

ENEM ocorre de forma tranquila no Bico e candidatos resolvem questões de matemática e ciências da natureza

Publicado

em

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, ocorreu de forma tranquila na região do Bico do Papagaio.

No âmbito nacional o exame teve 55,3% de faltas, abstenção recorde no exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos no exame, menos da metade, 2.470.396, compareceu aos locais de prova. O índice foi maior que no primeiro dia, quando 51,5% dos inscritos não compareceram às provas. 

A média histórica de abstenção no Enem, segundo o Inep, é de cerca de 27%. O recorde anterior havia sido registrado em 2009, com 37,7% de abstenção. Foram eliminados no segundo dia 1.274 participantes por descumprirem as regras do exame, além de 14 emergências médicas. No primeiro dia, 2.967 candidatos foram eliminados.   

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, o número de faltosos foi maior do que o esperado, mesmo assim, a realização do exame foi vitoriosa. “Têm vários motivos que podem levar as pessoas a fazerem ou não a prova do Enem, é uma decisão individual e eu respeito a decisão individual das pessoas. O que é importante é o Inep assegurar a oportunidade e isso nós fizemos. Estamos dando a oportunidade de quem quer fazer o Enem poder fazer”, diz. “Conseguimos assegurar, no meio da pandemia, que 5,6 milhões pudessem fazer a prova e que 2,5 milhões fizessem as provas. Acho que isso é uma vitória”, acrescenta.

Segundo Lopes, o segundo dia transcorreu com tranquilidade. Não houve, até o momento, notificações de pessoas que foram impedidas de realizar o exame por conta da lotação das salas, como ocorreu no primeiro dia de aplicação. O Inep atualizou os números divulgados no último domingo. Até o momento, foi confirmado que isso ocorreu em 11 cidades, em 37 escolas.

Tanto esses estudantes quanto os participantes que foram prejudicados por questões logísticas, como falta de luz no local de prova, e aqueles que não fizeram o exame por apresentarem sintomas de covid-19 ou outra doença infectocontagiosa terão direito a fazer o exame na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. 

O pedido para participar da reaplicação deve ser feito na Página do Participante. O sistema estará aberto, segundo Lopes, a partir das 12h desta segunda-feira (25). O prazo vai até o dia 29. Os resultados serão divulgados no dia 12 de fevereiro, quando os estudantes saberão se os pedidos foram aceitos ou não.

Segundo o Inep, até o momento, 18.210 candidatos solicitaram a reaplicação por conta de doenças infectocontagiosas. Desses pedidos, o Inep aceitou 13.716. “Nesses casos não é preciso pedir a reaplicação porque o pedido foi feito no sistema, já foi deferido. Para essas pessoas, já estamos trabalhando na elaboração da prova. 

Enem 2021

Lopes confirmou a realização este ano do Enem 2021. Segundo ele, a prova deverá ocorrer no final do ano, entre novembro e dezembro. A autarquia se prepara para realizar o exame novamente em um ambiente de pandemia. “Vamos fazer o Enem no final do ano, também no ambiente de pandemia. Entendemos que a aplicação do Enem em novembro, dezembro será sob a cortina da pandemia. Em breve, soltaremos o edital do Enem 2021. Precisamos começar agora a preparar a aplicação do Enem”, diz. 

De acordo com Lopes, é importante que o Inep mantenha o calendário das avaliações para que a sociedade não seja prejudicada e para que os estudantes não interrompam a trajetória de estudos. 

Gabaritos

As notas do Enem podem ser usadas para acessar o ensino superior e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). O gabarito das provas da edição impressa será divulgado na quarta-feira (27).

Continue lendo

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Décima morte por Covid-19 é confirmada

Publicado

em

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, confirmou neste sábado, 23, a décima morte por Covid-19, no município de Esperantina, no Bico do Papagaio.

A vítima é uma mulher de 75 anos, com diabetes e hipertensão. O óbito ocorreu na quinta, dia 21, no Hospital Regional de Augustinópolis.

Esperantina soma 374 pessoas que contraíram a doença.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: TEC faz jogo decisivo da semifinal do Tocantinense 2020 neste domingo contra Interporto

Publicado

em

O Campeonato Tocantinense 2020 está de volta neste domingo (24) com o duelo entre Interporto x Tocantinópolis, às 16h (de Brasília), no estádio General Sampaio, em Porto Nacional. O jogo é válido pela volta das semifinais, na ida as duas equipes empataram por 0 a 0, em caso de novo empate a decisão será nos pênaltis. O jogo será sem a presença do torcedor devido à pandemia da Covid-19.

As duas equipes contrataram e vêm diferentes para este jogo. No TEC, entre as principais contratações estão os atacantes Jeimy (ex-Paysandu) e Gil Macena. O técnico Neto Costa foi mantido à frente da equipe.

Já o Interporto teve mudança na diretoria: O presidente Hélio de Freitas terminou o mandato, e Tita assumiu o cargo (candidato único). O time fez várias contratações e buscou algumas peças que iniciaram a temporada 2020. A diretoria trocou o técnico Roberto Oliveira por Wladimir Araújo. (GE)

Continue lendo
publicidade Bronze