Connect with us

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Kátia apresenta programas a prefeitos e produtores

Publicado

em

Sem título

A senadora Kátia Abreu promoveu neste sábado, 22, em Augustinópolis, um encontro com os prefeitos do Bico do Papagaio que contou com a presença do vice-governador João Oliveira, do secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária,Irajá Abreu, do presidente da ADATUR, Ommar Hennemann e do deputado estadual Amélio Cayres.

Durante o encontro, a senadora Kátia Abreu orientou os prefeitos quanto as 16 mil casas do programa Minha Casa Minha Vida que foram liberadas pela presidente Dilma para os 25 municípios do Bico do Papagaio. As casas que foram incluídas no FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), que além de construir as casas, implantam também equipamentos urbanos, serão financiadas com parcelas de R$25. Kátia Abreu ressaltou o papel dos prefeitos na seleção das famílias e a necessidade de transparência na divulgação dos beneficiados para evitar injustiças e corrupção.

Sem títuloO secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, o deputado Irajá Abreu falou aos prefeitos sobre a necessidade de regularização fundiária para que seja possível a construção das 16 mil casas na região. Um kit foi entregue a todos os prefeitos com a documentação necessária, um formulário para adesão ao programa Papel Passado do Governo Federal e instruções para a regularização tanto de terras do Estado quanto da União. Irajá também falou das mudanças que já foram feitas na secretaria para desburocratizar o processo para alcançar a meta de regularizar dois milhões de hectares no Tocantins.

Estiveram presentes no evento, 22 dos 25 prefeitos do Bico do Papagaio: Ivan da Paz (Aguiarnópolis), Silvestre Neto (Ananás), José Otacílio (Angico), Lindomar Lisboa (Araguatins), Dejanira de Almeida (Augustinópolis), Auri Wulange (Axixá), Rúbia Rodrigues (Buriti), Erisvaldo Resplandes (Cachoeirinha), Carlos Alberto Rodrigues (Carrasco Bonito), Raimundo Nonato (Darcinópolis), Albino Cardoso (Esperantina), Francisco Regis (Itaguatins), José de Arimateia (Luzinópolis), Evandro Pereira (Palmeiras), Jader Jaime (Praia Norte), Luiz Anacleto (Sampaio), Itelma Belarmino (Santa Terezinha), Claudivan da Silva (São Bento), Francisco de Sousa (São Miguel), Antônio Jair (Sítio Novo) e Fabion Gomes (Tocantinópolis).

Travessia Bico                                                                                                                          

A senadora Kátia Abreu pediu apoio dos prefeitos para o programa Travessia Bico que visa levar desenvolvimento à região. Com os investimentos em assistência técnica para quatro mil produtores rurais, dos programas Minha Casa Minha Vida, investimentos em infraestrutura com a Hidrovia Tocantins, duplicação da BR-153, ferrovia Norte-Sul, a expectativa é que em breve a região do Bico do Papagaio deixe o programa Território da Cidadania do Governo Federal, e posteriormente, a expansão do programa para os estados do Piauí e Maranhão.

Os técnicos do RURALTINS que estão sendo treinados pelo SENAR, serão orientados a ajudar os produtores rurais a encontrar a sua vocação dentro do programa Negócio Certo e receberão assistência técnica até que alcancem sua independência. (Ohanna Patiele)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
5 Comments

Bico do Papagaio

Veja quantas doses da CoronaVac cada município do Bico vai receber nesta quarta, 20

Publicado

em

Após o pedido do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) encaminhou nesta terça-feira, 19, a relação de doses da vacina CoronaVac, contra a Covid-19 que serão distribuídas aos municípios.

As doses chegam a Central de Distribuição em Araguaína no final da tarde desta terça, 19, e serão entregues aos municípios biquenses, a partir das 14h, desta quarta, 20.

Confira quantas doses cada município deve receber:

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico poderão retirar vacinas CoronaVac nesta quarta, 20

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), começou no inicio da tarde desta terça, 19, o transporte de 16.288 doses da vacina CoronaVac, para a Central de Distribuição em Araguaína. É lá, que as Secretarias Municipais de Saúde do Bico e do norte do estado, deverão retirar suas cotas.

Ao todo, a Central de Araguaína, vai atender 58 municípios do Bico e Norte.

As Secretaria de Saúde do Bico, já poderão fazer a retirada do imunizante, a partir das 14h, desta quarta, dia 20.

Nesta primeira fase, serão imunizados trabalhadores da Saúde, população indígena vivendo em terras indígenas e idosos com 60 anos ou mais, que estejam em instituições de longa permanência.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo
publicidade Bronze