Luana Ribeiro sobre a DEAM 24h de Palmas: “Que seja a primeira de outras unidades espalhadas pelo interior do Tocantins”

Autora do primeiro projeto de lei para a criação de uma unidade policial dedicada ao atendimento ininterrupto das mulheres durante o dia e à noite no Tocantins, a deputada Luana Ribeiro ressaltou que a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) 24 horas de Palmas é avanço para o acolhimento de vítimas de violência no Estado.

A delegacia foi inaugurada no final da tarde desta segunda-feira, dia 22, no Setor Santá Fé, na região Sul de Palmas. Em pronunciamento durante a cerimônia, a parlamentar lembrou de sua atuação e fez questão de destacar o empenho da gestão estadual de concretizar o projeto. “Fruto da minha luta na Assembleia [Legislativa], a DEAM 24 horas é um avanço para as mulheres. Graças ao empenho e dedicação das mulheres e de todos os servidores que vão trabalhar aqui, esta delegacia será referência para o Estado. E que seja a primeira de outras unidades espalhadas pelo interior do Tocantins”, afirmou a deputada.

Luana Ribeiro reafirmou a disposição de seguir, na Assembleia, com atuação voltada ao auxílio ao governo para expandir o benefício a demais municípios tocantinenses. “Os casos de violência contra a mulher no Tocantins cresceram 22% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. É imprescindível que o benefício conquistado hoje pelas mulheres palmenses deve ser expandido a outras cidades. Por isso, continuaremos com a mesma dedicação e empenho para contribuir, com toda a disposição, para a abertura de novas delegacias no interior”, disse, ao se referir a recente estatística que apontam 1,7 mil casos de violência doméstica contra mulheres no Estado nos primeiros seis meses deste ano, ante a 1.421 ocorrências no mesmo período de 2018.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a DEAM faz parte do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, que prevê a estruturação, ampliação, aparelhamento e manutenção de delegacia especializada em atendimento à mulher.

Entre as autoridades presentes, estavam o vice-governador Wanderlei Barbosa, o secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio, a delegada geral de Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Sousa, e deputados estaduais.

DENARC

A deputada prestigiou também a inauguração da 1ª Divisão da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos, na quadra 106 Norte, no centro de Palmas. “Devemos reconhecer, de fato, a relevância da iniciativa do governo de estruturar e aparelhar a segurança pública do Tocantins. Esta unidade passa a funcionar em prédio propício e que pertence ao Estado, que deixa de gastar com aluguel. Servidor deve ter condições de trabalho para atender bem a população”, comentou.

A Denarc é ligada à Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco). A parlamentar participou, juntamente com outras autoridades, da entrega de cinco viaturas à Polícia Civil e materiais para realização de oitivas. (Foto: Dennis Tavares)

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.