Connect with us

Bastidores

Autoridades, líderes e entidades lamentam morte de Brito Miranda

Publicado

em

Diversas entidades, líderes e autoridades lamentaram a morte de José Edmar Brito Miranda, conhecido como Brito Miranda, que aconteceu neste sábado (25), em um hospital de São Paulo. Ele era pai do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda.

MANIFESTAÇÕES:

WANDERLEI BARBOSA – GOVERNADOR DO TOCANTINS

Com muito pesar, recebi a notícia do falecimento de José Edmar Brito Miranda, o conhecido Brito Miranda, ocorrido na tarde deste sábado de Natal, 25 de dezembro.

Brito Miranda, como era chamado, é pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda. Em sua vida pública, Brito Miranda foi deputado estadual por quatro mandatos pelo estado de Goiás. Já no Tocantins foi promotor de justiça e chegou a ocupar diversos cargos no governo do Estado.

Ante este momento de tristeza e luto, externo meus sentimentos ao ex-governador Marcelo Miranda, à Dona Marly Miranda e aos demais familiares e amigos, rogando para que o nosso amável e bondoso Deus conceda o consolo que somente Ele pode dar nesse momento de perda
.

LUANA RIBEIRO – DEPUTADA ESTADUAL

É com tristeza e pesar que recebo neste sábado de Natal, 25, a notícia do falecimento de um dos grandes líderes políticos do Tocantins, José Edmar Brito Miranda, aos 87 anos.

Na vida política, Brito Miranda teve participação relevante na luta pela criação do nosso Tocantins, foi deputado no estado de Goiás por quatro mandatos, também foi promotor de Justiça e ocupou diversos cargos no governo do Tocantins.

Peço em minhas orações que Deus conforte o coração de todos, pois trata-se de uma perda irreparável. Eu sei como é por dentro o coração de uma filha que perdeu o pai.

Rogo ao Pai Eterno que o receba em paz e deixo minha solidariedade à Dona Marly, esposa de Brito Miranda, aos filhos Marcelo Miranda, Brito Júnior, Maria da Glória e demais familiares, aos quais deixo meus sentimentos de pesar.


VANDA MONTEIRO – DEPUTADA ESTADUAL

Lamento profundamente o falecimento do importante líder político na história do Estado, Brito Miranda. Atuante e sempre presente na história do Tocantins, Brito deixa um legado que sempre será lembrado.

Brito Miranda foi eleito deputado por Goiás, atuou como promotor de Justiça, secretário e advogado.

Descanse em paz!


RONALDO DIMAS – PRESDIENTE DO PODEMOS E EX-PREFEITO DE ARAGUAÍNA

O final da tarde de Natal deste sábado marca, infelizmente, a despedida de José Edmar Brito Miranda, 87 anos, um dos principais líderes políticos da história do Tocantins. Ele faleceu em São Paulo após vários dias na UTI em Palmas.

A sua partida deixa um legado de uma vida na qual a política sempre esteve envolvida. Deputado estadual várias vezes por Goiás, sempre atuando no antigo Norte goiano, hoje nosso querido Tocantins, Brito Miranda teve papel importante no trabalho que resultou na criação do Estado, em 1988.

Pai do ex-governador Marcelo Miranda (MDB), Brito Miranda também era um excelente articulador político e seu trabalho contribuí muito para as três vitórias eleitorais do filho. Brito Miranda era formado em Direito, especializou-se em Direito Agrário, foi promotor de Justiça e secretário estadual de Infraestrutura entre vários outros postos públicos.

Homem firme, mas com grande capacidade para buscar o entendimento, Brito Miranda sabia que só através da política é possível melhorar a vida da população. Foi o movimento político secular que resultou na criação do Tocantins e Brito Miranda ajudou a construir parte dessa história.

Sua partida não apaga esse legado que, por sempre, precisa ser reconhecido.

Para todos os familiares e amigos, desejo muita força e conforto nesse momento tão difícil.

WAGNER RODRIGUES – PREFEITO DE ARAGUAÍNA

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento de José Edmar Brito Miranda, neste sábado, 25 de dezembro, aos 87 anos, por uma cardiopatia.  

Pai do ex-governador Marcelo Miranda, Brito era natural da cidade de Pedro Afonso, e foi deputado estadual por Goiás em quatro mandatos, antes da criação do Tocantins. No Estado, atuou como promotor e foi secretário de Governo e de Infraestrutura. 

Nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos, que Deus possa confortar a todos neste momento de dor.


OSIRES DAMASO – DEPUTADO FEDERAL

Recebi com grande pesar e tristeza a informação do falecimento de José Edmar Brito Miranda aos 87 anos, pai do ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda, neste sábado em São Paulo.

Natural de Pedro Afonso, Brito Miranda foi deputado no estado de Goiás por quatro legislaturas quando a divisão do território ainda não tinha acontecido e o Tocantins era o norte goiano.

No Tocantins, Brito Miranda ocupou cargos de confiança como a Secretaria de Governo e Secretaria de Infraestrutura do Estado. Primeiro, com Siqueira Campos, depois com o filho Marcelo Miranda. Brito Miranda também atuou como promotor de Justiça.

Neste momento de dor extrema, rogo a Deus e ao seu Espírito Santo que console o coração da Dona Marly, seus filhos, o ex-governador Marcelo Miranda, Brito Júnior, Maria da Glória, sua nora, deputada Dulce Miranda, netos, demais familiares e amigos.


TIAGO DIMAS – DEPUTADO FEDERAL

Com tristeza, acabei de saber do falecimento de José Edmar Brito Miranda, aos 87 anos. Importante líder político da história do Estado, ele estava internado atualmente em São Paulo após ter passado vários dias na UTI em Palmas.

Ex-deputado estadual por Goiás em várias oportunidades e com papel importante na luta pela criação do Tocantins, Brito Miranda é pai do ex-governador do Tocantins Marcelo Miranda (MDB), que comandou o Estado por três mandatos diferentes.

Natural de Pedro Afonso, Brito Miranda também foi advogado, promotor de Justiça e secretário de Estado da Infraestrutura.

Brito Miranda tinha a política no sangue e desde o bipartidarismo esteve no MDB (PMDB). Além dos seus mandatos, teve papel fundamental em diversas articulações políticas que resultaram em vitórias eleitorais. O seu legado na arte de sempre buscar o entendimento fica para a história do Tocantins.

Neste momento de profunda dor de todos os familiares e amigos, deixo meus mais sinceros votos de força a todos.

Que todos os corações possam ser confortados!


FAMÍLIA GOMES (EDUARDO GOMES – SENADOR E ANDRÉ GOMES – VICE PREFEITO DE PALMAS)

É com pesar que a família Gomes recebe a notícia do falecimento de José Edmar Brito Miranda, pai do ex-governador Marcelo Miranda. Nós temos um sentimento de gratidão enorme pela ajuda que recebemos da família Miranda quando o poeta Zé Gomes esteve doente.

A família Gomes presta solidariedade aos amigos e familiares do Dr. Brito Miranda por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé.


DULCE MIRANDA – DEPUTADA FEDERAL

Com extrema tristeza em nossos corações, lamento informar a morte do meu sogro, José Edmar Brito Miranda, na tarde deste sábado, 25, por volta das 16h, em São Paulo.

Estamos sem chão e consternados com essa perda irreparável para todos nós da família.

Agradeço as inúmeras manifestações de carinho, orações, preces, rezas, vibrações a todos nós, e tenho certeza que meu sogro está nos braços do nosso Pai Todo Poderoso.

Peço a todos que rezem muito por todos nós, especialmente para minha sogra, dona Marly Miranda, meu esposo, Marcelo e os meus cunhados, Maria da Glória e Brito Júnior e os demais familiares.

Neste momento me faltam palavras para descrever, o que o “vovô Zeca” representava na vida dos filhos, netos, e de todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele.

Deus o ilumine, sogro. O senhor foi um grande homem em todos os sentidos.


CINTHIA RIBEIRO – PREFEITA DE PALMAS

Hoje nos despedimos, com tristeza, de um ícone da política tocantinense. José Edmar Brito Miranda, o Dr. Brito Miranda, faleceu aos 87 anos, depois de lutar bravamente pela sua saúde.

Brito Miranda foi uma importante personalidade no movimento de criação do Tocantins, atuando no momento decisivo junto ao então governador de Goiás, Henrique Santillo, sendo o apoio político necessário e definitivo para a criação do mais jovem Estado da federação.

Na Assembleia Legislativa de Goiás, atuou junto com o então deputado estadual João Ribeiro pela criação do Estado, uma ação que exigia habilidade política, algo que nunca lhe faltou. A relação de ambos era tão próxima, que ele foi, inclusive, nosso padrinho de casamento, junto com a sua esposa, Dona Marly Miranda.

Filho ilustre de Pedro Afonso, Dr. Brito Miranda era um homem culto, de memória pródiga, que narrava os episódios políticos do Tocantins com maestria, riqueza de detalhes e um humor muito peculiar. Seu nome ficará na memória tocantinense, pois muito fez pelo desenvolvimento do Estado do Tocantins.

Fica aqui os meus sinceros sentimentos à Dona Marly, aos seus filhos, o ex-governador Marcelo Miranda, Brito Júnior e Maria da Glória, assim como seus netos e demais familiares e amigos.

Que hoje, nesta data tão emblemática, Jesus possa renascer e fortalecer esta família enlutada.


JAIR FARIAS – DEPUTADO ESTADUAL

O Tocantins perdeu na tarde desde sábado de Natal, dia 25, um dos seus principais líderes políticos, José Edmar Brito Miranda, de 87 anos, pai do ex-governador do Tocantins e presidente estadual do MDB no Estado, Marcelo Miranda.

Brito Miranda estava internado em um hospital de São Paulo, após vários dias na UTI, em Palmas, para tratamento de saúde.

Natural de Pedro Afonso, Brito Miranda deixa um importante legado com sua participação na luta pela criação do Tocantins, na época como deputado estadual por Goiás. Atuou como advogado, promotor de justiça e secretário de Estado da Infraestrutura.

Neste momento de luto e dor presto minhas sinceras condolências ao companheiro de partido, ex-governador Marcelo Miranda. Também me solidarizo com familiares, amigos e admiradores, rogando a Deus que console o coração de todos que sofrem com esta triste partida.


VALDEMAR JÚNIOR – DEPUTADO ESTADUAL

Neste sábado, o Tocantins se despede de um dos grandes ícones da política tocantinense e goiana, o baluarte do nosso glorioso MDB, o amigo e companheiro de partido, José Edmar Brito Miranda.

Um homem intelectual, dotado de grande capacidade de articulação e negociação política, que teve uma participação significativa ainda quando deputado estadual, pelo então Norte Goiano, na luta pela criação do nosso Estado do Tocantins e pelo seu desenvolvimento.

Uma irreparável perda. Meus sentimentos aos familiares, amigos e em especial, a sua esposa Dona Marly Miranda, e seu filho, o nosso amigo e companheiro de partido, Marcelo Miranda. Que Deus acolha a sua alma e conforte o coração de todos.


JÚNIOR NOLETO – PREFEITO DE PALMEIRAS

Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-secretário de Infraestrutura do Estado José Edmar Brito Miranda, de 87 anos, ocorrido neste sábado, dia 25, em São Paulo, onde se encontrava internado para tratamento de saúde.

Pai do ex-governador e presidente estadual do MDB no Estado, Marcelo Miranda, Brito Miranda deixa um reconhecido legado na história política do Tocantins, estado que ajudou a construir, sendo um dos que contribuíram também na sua criação, atuando como deputado estadual por Goiás.

Brito Miranda era uma das mentes mais bem articuladas em estratégia política. Era daqueles que dizia “para cada veneno (político) eu tenho um antídoto”. E tinha mesmo. O Tocantins perde um grande líder que fará muita falta no cenário político tocantinense.

Tocantinense de berço, nasceu em Pedro Afonso. Foi também advogado e promotor de justiça. Ao entrar para a política, exerceu três mandatos como deputado estadual no parlamento goiano. Com a criação do Tocantins, contribuiu ativamente com o desenvolvimento do Estado como secretário da Infraestrutura.

Perdemos um companheiro de lutas pelo Tocantins. Lamento sua partida e me solidarizo com o companheiro Marcelo Miranda, sua esposa Dona Marly, deputada federal Dulce Miranda, filhos, netos, demais familiares e amigos. Que Deus conforte o coração de todos para superar a dor que fica.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

“Todos sempre quiseram estar no seio das mamatas do governo”, diz Paulo Mourão

Publicado

em

Paulo Mourão, pré-candidato a governador pelo PT, foi duro ao comentar a situação política e administrada do Tocantins, durante encontro com líderes da legenda, na noite desta quarta, 19, em Palmas.

Mourão alertou que “as deliberações políticas do Tocantins foram trabalhadas para que uma pessoa fosse gestora das decisões, que nos últimos 33 anos seguiram a Siqueira Campos e os ideais da direita, e assim, todos sempre quiseram estar no seio das mamatas do governo, dos benefícios e dos louros do poder. Quanto aos partidos que deveriam ser instrumento de debate de ideias passam a ser instrumento de interesses pessoais”.

O pré-candidato petista lembrou ainda que o Tocantins era o “único estado com viabilidade de investimento e capacidade de endividamento, que poderia promover uma mudança radical, mas não conseguiu combater a pobreza, com mais de 330 mil famílias em situação vivendo com meio salário mínimo, ou menos”, e o convite de Mourão aos coordenadores e coordenadoras das políticas setoriais do Partido dos Trabalhadores foi para integrar a força popular de mudança, que ao lado do presidente Lula, precisa ser destacada no Tocantins com candidaturas comprometidas em romper o ciclo de exploração do Tocantins e iniciar o de desenvolvimento democrático.

Continue lendo

Bastidores

Setoriais do PT querem candidatura própria a governador no Tocantins

Publicado

em

Coordenadores setoriais do Partido dos Trabalhadores (PT), no Tocantins, se reuniram com o pré-candidato petista ao Governo, Paulo Mourão, na sede da legenda em Palmas, na noite desta quarta-feira, 19.

Mulheres, Direitos Humanos, Saúde, Cultura, Educação, Juventude, LGBTQiA+, Sindical, Economia Solidária, Combate ao Racismo, Comunitário e Meio Ambiente foram as representações presentes, que reafirmaram a importância de fortalecer a pré-candidatura petista , no sentido de promover a conscientização da necessidade de uma nova dinâmica de desenvolvimento inclusivo para o Tocantins.

Além dos representantes setoriais, estiveram presentes a secretária estadual Eutália Barbosa, e os secretários de Comunicação, Rodrigo Marra, e de Formação, Hilton Faria, que ao lado das coordenadoras e coordenadores setoriais, aprovaram uma agenda de trabalho para o fortalecimento das pré-candidaturas majoritária e proporcional do Partido.

Continue lendo

Bastidores

Ex-candidato a vereador socialista, assume comando do conservador PRTB

Publicado

em

Desde a última quinta-feira, 13, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)  no Tocantins está sob o comando do empresário Freed Lustosa. A escolha da nova direção executiva estadual ocorreu em São Paulo e foi assinada pela presidente nacional da sigla, Aldinea Fidelix. 

Fred Lustosa era filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), e disputou a última eleição em Palmas, para vereador, conseguindo 152 votos.

Na última década o resultado nas eleições majoritária e proporcionais ficaram abaixo se comparado a partidos similares no que se refere ao estado do Tocantins e em outros estados, por esse motivo a executiva nacional vem fazendo algumas alterações nas executivas estaduais, com foco em ações mais dinâmicas e com resultados mais expressivos.

“Nosso objetivo é fortalecer o PRTB no Tocantins, filiando novos integrantes, líderes em todo o estado. Principalmente aqueles que pretendem se candidatar a deputado estadual, federal e ao senado e participar do processo eleitoral deste ano. O PRTB está de portas abertas para receber novos filiados e formar chapa competitiva, visando o sucesso das eleições”, afirmou o novo presidente Freed Lustosa. 

“É uma grande satisfação, estamos recebendo na sede administrativa nacional, o Freed Lustosa, que está assumindo a executiva estadual no Tocantins, que junto com a nacional para construir um novo tempo, um novo momento para o Tocantins e com um firme propósito de levarmos juntos a nossa grande missão que é superar a cláusula de barreira”, declarou a presidente nacional, Aldinea Fidelix.

Eleições 2022

Segundo informações da recém empossada gestão, o partido já está avaliando o apoio ao governador, já convidado para composição por pré-candidatos a direção vai avaliar e tomar a decisão na hora certa em quem apoiar.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze