Connect with us

Maranhão

Autorizada a instalação de 100 Sistemas de Abastecimento de Água em municípios

Publicado

em

Cerca de 20 mil pessoas em povoados da zona rural de 21 municípios maranhenses serão beneficiadas com a implantação de 100 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA), do Programa Água para Todos. A Ordem de Serviço e o contrato para implantação dos sistemas foram assinados pelo secretário Chefe da Casa Civil, João Abreu, representando a governadora Roseana Sarney; pelo superintendente da Codevasf, no Maranhão, João Batista Martins; e pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo, na tarde desta quarta-feira (26), em ato com dezenas de prefeitos, deputados e outras lideranças, no Salão de Atos do Palácio dos Leões.

O secretário João Abreu lembrou que essa é a primeira etapa do programa de implantação dos sistemas de abastecimento, que vai alcançar um número bem maior de municípios. “Nós esperamos que essa parceria entre o Governo do Estado e a Codevasf se fortifique ainda mais, no sentido de sanar um problema grave que temos no estado, que é a falta de água. Nós unimos esforços para que os recursos sejam melhor disponibilizados, visando, cada vez mais, a melhoria da qualidade vida das populações menos atendidas”, ressaltou o secretário João Abreu.

O programa Água para Todos é realizado no Maranhão pela 8ª Superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima). O secretário Cláudio Azevedo ressaltou que foi uma determinação da governadora Roseana instalar a Codevasf no Maranhão, e que a assinatura da Ordem de Serviço é para execução imediata do programa nos 21 municípios contemplados.

“O objetivo dessa parceria é atender um dos pontos mais demandados que temos no Maranhão, que é a falta de água, principalmente nas comunidades rurais, o que se agravou com a estiagem dos últimos dois anos. Além disso, em parceria com a Codevasf, por meio do Programa Água para Todos, nós já instalamos mais de 5 mil cisternas em vários povoados rurais, levando às pessoas sem acesso a água de qualidade”, afirmou Cláudio Azevedo. Presentes os deputados Magno Bacelar  e Hemetério Weba, além de prefeitos e secretários dos municípios beneficiados.

O superintendente da Codevasf no Maranhão, João Batista Martins, detalhou as etapas desta fase do programa. “As empresas responsáveis pela elaboração dos projetos executivos já estão em campo para colher as informações junto às prefeituras municipais, e o próximo passo será a demarcação das áreas onde os poços serão perfurados, para que já se possa iniciar o trabalho a partir do mês de dezembro”. Ele contou que mais de 1000 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água serão implantados em todo o estado.

O prefeito de Arari, Djalma Melo, afirmou que a parceria entre os Governos Federal e Estadual e os municípios tem sido fundamental para melhorar a vida da população. “Estamos felizes com mais esse convênio, pois nós já tivemos a oportunidade de instalar em Arari mil cisternas, com 16 mil litros de água em cada uma, e isso está ajudando a população. E agora recebemos 6 Sistemas de Abastecimento, o que vai contribuir ainda mais, para melhorar o sistema de água para aqueles que mais precisam”.

“Sabemos que a prioridade do ser humano é a água e nós ficamos muito satisfeitos em ter o município de Bom Jesus das Selvas contemplado com os sistemas de abastecimento, e o Programa Água para Todos vai ajudar muito na melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, completou a prefeita Cristiane Damião, de Bom Jesus das Selvas. 

Municípios beneficiados

Os Sistemas de Abastecimento implantados pela Codevasf, no total de 100, beneficiarão cerca de 20 mil pessoas em povoados da zona rural de 21 municípios. São eles: Aldeias Altas, Buriti Bravo, Água Doce do Maranhão, São João do Sóter, Lagoa do Mato, Timon, Coroatá, Codó, Alto Alegre do Maranhão, Matões do Norte, São Mateus do Maranhão, Zé Doca, Bom Jesus das Selvas, Arari, Viana, Vargem Grande, Lago da Pedra, Santa Filomena do Maranhão, Igarapé do Meio, Vitória do Mearim e Vitorino Freire.

Além dos 100 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, mais 79 serão licitados pela Sagrima, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, e outros 850 pela Superintendência da Codevasf do Maranhão, que vai atender os 147 municípios que estão sob a área de atuação do órgão federal e inseridos nas bacias dos rios Itapecuru, Parnaíba e Mearim.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

SÃO LUÍS: Homem é preso após se masturbar em público enquanto mulher fazia exercícios físicos

Publicado

em

Um homem, de 33 anos, foi preso na manhã deste sábado (23), na praia da Ponta d’Areia, em São Luís, após ser flagrado se masturbando no local.

Uma equipe do grupamento de Guarda-Vidas, da Guarda Municipal de São Luís, ao ser acionada, imediatamente efetuou a captura do suspeito, natural do Piauí, que foi apresentado no Plantão Central de Polícia Civil das Cajazeiras.

De acordo com informações dos guarda-vidas, uma mulher estava fazendo exercícios físico na praia, nas proximidades de um hotel, quando avistou o homem se masturbando. As guarnições, então, depois de tomarem conhecimento do caso, fizeram diligências na área e localizaram o suspeito, que foi reconhecido pela testemunha. Duas equipes de patrulhas participaram da missão, que utilizaram dois quadriciclos para a operação de busca em toda a orla marítima.

Localizado, o homem foi encaminhado por uma guarnição da Guarda Municipal de São Luís, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), até o Plantão Central das Cajazeiras. (iMirante)

Continue lendo

Maranhão

Saiba quantas doses cada município do Maranhão vai receber da AstraZeneca

Publicado

em

O Governo do Maranhão recebeu, no início da tarde deste domingo (24), o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca enviado pelo Ministério da Saúde. São 48.500 doses que serão distribuídas por todo o estado, à medida que os municípios alcançarem 70% de doses aplicadas da CoronaVac.

Clique AQUI e saiba quantas doses cada município do Maranhão vai receber neste primeiro lote.

Continue lendo

Maranhão

Governo do Maranhão recebe primeiro lote da vacina de AstraZeneca com 48.500 doses

Publicado

em

O Governo do Maranhão recebeu, no início da tarde deste domingo (24), o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca enviado pelo Ministério da Saúde. São 48.500 doses que serão distribuídas por todo o estado, à medida que os municípios alcançarem 70% de doses aplicadas da CoronaVac.

Com a chegada do novo lote de vacinas, o governador Flávio Dino anunciou que será acrescentada uma nova diretriz ao Plano Estadual de Vacinação do Maranhão. “Além dos profissionais de saúde, estamos orientando aos municípios que, com a chegada da nova remessa de vacinas, haja disponibilização também para os pacientes que estão em tratamento de radioterapia, quimioterapia e hemodiálise, mediante apresentação de laudo e autorização médica, pois são pacientes que podem ter um caso mais grave da Covid-19 e estão submetidos compulsoriamente a uma rotina hospitalar”, afirmou o governador.

O envio de novos lotes de vacinas aos municípios será condicionado ao lançamento no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde, de pelo menos 70% das vacinas aplicadas na etapa anterior, ou de apresentação de justificativa para eventual não cumprimento da meta. Até o momento, 27 municípios maranhenses atingiram a meta de 70% de aplicação da Coronavac.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a medida é uma orientação do Ministério da Saúde. “A ideia é que não haja duas vacinas no mesmo local, ninguém terá opção de escolher a vacina e as pessoas simplesmente serão vacinadas. E diferente da CoronaVac, não iremos fazer a reserva das vacinas da AstraZeneca, como a aplicação dela é só daqui a 120 dias vamos usar todas as doses já nesta primeira etapa, então, as 48.500 doses irão imunizar 48.500 pessoas”, destacou o secretário Carlos Lula.

Mais doses

A Anvisa aprovou, na última sexta-feira (22), a distribuição de 4,8 milhões de doses da CoronaVac, porém, o Butantan dispõe de apenas 900 mil doses prontas. Dessa forma, o Maranhão deve receber aproximadamente mais 10 mil doses nos próximos dias do Ministério da Saúde. A chegada das novas doses trará mais celeridade ao processo de imunização contra a Covid-19 no Maranhão. (Foto: Julyane Galvão)

Continue lendo
publicidade Bronze