Connect with us

Maranhão

Avenidas de São Luís serão monitoradas por câmeras móveis

Publicado

em

O Secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Aluísio Mendes, assinou, na manhã desta quinta-feira (5), ordem de serviço para a instalação do Sistema de Videomonitoramento das vias públicas de São Luís. As primeiras câmeras, num total de 100, começam a funcionar no dia 08 de setembro, data em que se comemora o aniversário de São Luís.

Acompanhado do secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; do comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco e da delegada geral da Polícia Civil do Maranhão, Maria Cristina Resende, além dos representantes da empresa Expernet Telemática Ltda, Marcos Rauci e Márcio Proença, Aluísio Mendes explicou que as câmeras contribuirão com o trabalho de patrulhamento desenvolvido pela polícia, realizado em toda a região Metropolitana de São Luís.

De acordo com o secretário, inicialmente serão instaladas 100 câmeras de última geração, funcionando 24 horas por dia, em locais estratégicos de São Luís, entre eles, o Centro Histórico, Lagoa da Jansen, as avenidas Litorânea, Holandeses, Colares Moreira e Marechal Castelo Branco.

As primeiras câmeras serão instaladas na região turística da cidade, nas avenidas de maior fluxo de comércio e de agências bancarias. “Esses locais foram escolhidos porque as câmeras são instaladas em uma malha de fibra ótica, então escolhemos os locais onde essa malha já existem, com exceção da avenida Litorânea, onde será necessária a instalação. Neste momento, de urgência da instalação, priorizamos os locais onde já existem a malha”, enfatizou o secretário.

O investimento é da ordem dos 19 milhões e possibilitará melhorias nos resultados do combate à criminalidade e à violência na capital. A previsão é que até o fim de 2013 sejam instaladas mais 200 câmeras em outros bairros, totalizando 300 câmeras de videomonitoramento em São Luís.

Sistema de Videomonitoramento

O sistema, instalado pela Expernet Telemática Ltda, contará com câmeras móveis de tecnologia HDTV, com excelente qualidade na captação e transmissão de imagem e áudio, a tecnologia permitirá ainda, rotação 360º.

Das 100 câmeras, segundo informou, Márcio Proença, 08 serão instaladas na Litorânea e 12 na Lagoa da Jansen. As demais serão distribuídas nas outras localidades. O acompanhamento do sistema será feito por policias da Central de Monitoramento 24h. Os monitores acompanharão, em tempo real, o que está acontecendo onde as câmeras estão instaladas.

Além disso, a população, no momento que presenciar um fato suspeito, uma ocorrência policial, poderá acionar um botão no poste onde está instalado a câmera e fazer contato, falar com atendente na central de monitoramento informando da ocorrência.

Aluísio Mendes informou que será realizada uma campanha para informar a população sobre o funcionamento do sistema, e orientar sobre a possibilidade de entrar em contato com a central de monitoramento, que funcionará 24 horas, por meio de um botão no próprio aparelho. “Vamos fazer uma campanha esclarecendo a população sobre o que é o projeto, qual é a vantagem e como a população pode se beneficiar dele”, disse o secretário.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze